[Filme] Morte e Vida de Charlie St. Cloud

sexta-feira, agosto 05, 2011 22 Comments A+ a-

Charlie St. Cloud é um jovem que tem a vida pela frente. Bonito, inteligente e talentoso, ganhou uma bolsa de estudos em Stanford por sua habilidade no iatismo e, por isso, é o orgulho de sua mãe, uma mulher que trabalha muito para manter os dois filhos, Charlie e Sam.

Sam e Charlie são bem próximos,  apesar de Sam ser mais novo. Jogam baseball juntos, velejam juntos e até discutem mas é coisa de irmão mesmo.
Está tudo indo bem mas, se continuasse assim não ia ter filme né?
Então acontece um acidente e Sam acaba morrendo. Charlie, que estava dirigindo, se culpa muito pelo acidente e, por vezes tem vontade de ter morrido também.
O único consolo de Charlie são os finais de tarde quando o irmão morto magicamente aparece e, no cemitério em que Sam foi enterrado, eles jogam baseball juntos. Isso acontece nos 5 anos seguintes e Charlie desistiu de todo o seu futuro só para ficar ali, esperando que toda a tarde seu irmão aparecesse. Ele havia feito uma promessa a Sam e não estava disposto a quebrá-la.
O filme “Morte e Vida de Charlie St. Cloud” tem uma mensagem bem simples, fala sobre luto e da maneira como nós reagimos diante da perda de alguém querido. Será correto deixar seu futuro em espera e deixar-se ficar no passado? Como superar, como seguir em frente, sem aqueles que amamos?
O roteiro é um pouco previsível, quem assiste filmes no geral sabe interpretar as “dicas” que a história vai dando. Eu, como sempre, tenho uma mania (irritante para quem assiste a filmes comigo) de tentar sacar o que vai acontecer no filme antes da história revelar. Nesse filme fiz isso com facilidade então, uns 10 minutos antes da reviravolta acontecer eu já estava falando o que ia acontecer (Essa sou eu, a chata. Mas é assunto para outro post.)

Para aqueles que pensam em “Morte e vida...” como um dramalhão, fiquem tranqüilos. A maneira como esse assunto forte é abordado é super leve e isso para mim é um dos grandes pontos positivos do filme: Apesar do tom melancólico, “Vida e morte de Charlie St. Cloud” também traz um final esperançoso, de superação. A dor e tristeza ainda estão lá (sempre estará para aqueles que perdem alguém), mas a vida continua.
Zac Efron e Amanda Crew não me convenceram muito como um casal no começo. Ela parece mais velha e mais alta que ele, mas no filme ambos estudaram juntos. Porém a história foi se desenvolvendo e me vi torcendo por eles, para que pelo menos dessa vez acontecesse algo de bom para o Zac Charlie.


Não rolou química.


Sobre a atuação deles, não tenho muito que comentar. O menino que fez “High School Musical” (um filme que eu odeio, a propósito)  cresceu e está se esforçando para ser mais que “um ator teen”, ser um bom ator. Ainda não conseguiu, mas é aplicado e, se escolher os papéis certos, tem futuro. Amanda Crew (Premonição 3) é uma atriz média também e Kim Bassinger e Ray Liotta dão um toque de experiência ao elenco, mas não aparecem muito.


Apenas comecei a ler o livro em que o filme foi baseado mas percebi que a história dos dois é bem diferente, pelo menos o começo. Como em breve vai ter resenha do livro por aqui, não vou me estender muito no assunto, mas deu para ver por que aquele tal de Florio tem uma certa participação no filme.


Indico para aqueles que gostam de histórias bonitas e emocionantes. Não é um filme brilhante, não é um roteiro brilhante mas um filme não precisa ser brilhante para ser bom, basta ser coerente e correto. E “Morte e Vida de Charlie St’ Cloud” conseguiu tal proeza. Nota 8Um bom filme.

p.s.: Muitos comparam com Nicholas Sparks. Não leio o autor mas, comparando com os filmes, pode até ser que os dois tenham estilos parecidos. Mesmo assim gostei mais desse filme do que todos os filmes baseados em Nicholas Sparks que eu já vi (e foram muitos).

Já ouviu falar desse filme? Pensa em assistir ou já assistiu? O que achou?

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

22 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
5 de agosto de 2011 às 13:10 delete

É um bom filme! Como Zac é lindo, mas acho estranha a atriz que é par romântico dele. Muito madura e não me convenceu, mas não chega a estragar o filme.
Nunca li nada de Nicholas Sparks, mas já tive curiosidade com Um amor pra recordar, mas deixei pra lá. Li a resenha de uma infeliz cheia de spoilers e percebi que não é minha praia. Tive um flah na minha cabeça de que Sparks é um autor que não vou gostar.
High School Musical é uma porcaria!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de agosto de 2011 às 13:11 delete

*tive um flash na minha cabeça*
odeio digitar errado!

Reply
avatar
j
AUTHOR
5 de agosto de 2011 às 13:51 delete

Tenho bastante curiosidade para assistir o filme E ler o livro, mas os tempo que tenho (final de semana), utilizo normalmente para ficar de molho ^^

beijos
Conjunto da Obra

Reply
avatar
Aym
AUTHOR
5 de agosto de 2011 às 17:25 delete

é um filme bonito e tocante como toda história de nicholas sparks.
beijos
boa sexta.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5 de agosto de 2011 às 18:47 delete

Tenho esse livro já há algum tempinho mas ainda não li... Fico me controlando para não ver o filme logo, que tá aqui no pc e é bem mais cômodo rs. Mas sei que se assistir, não vou querer ler o livro tão cedo =/

Adorei a resenha ^^

Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5 de agosto de 2011 às 20:00 delete

oi tem meme pra você no meu blog
http://livrosefones.blogspot.com/

Reply
avatar
Olivia
AUTHOR
6 de agosto de 2011 às 11:06 delete

Não assisti nem li o livro, mas todo mundo diz que a estória é muito boa. Acho mais facil eu ler o livro do que ver o filme. Meu preconceito contra o Zach não me permite assistir nada com ele! rsrsrs
bjs
Olivia
http://paponosense.blogspot.com

Reply
avatar
6 de agosto de 2011 às 13:59 delete

Eu estou esperando ter/ler o livro para ver o filme. hehehe
Mas não gostei de saber que o casal não tem lá tanta química. =/

=**
May
It Cultura

Reply
avatar
Tiffannyk
AUTHOR
6 de agosto de 2011 às 19:36 delete

Mesmo achando que a história seja bonita, não quis ver o filme por causa do zac. Preconceito eu sei, mas o rosto dele me irrita, essa carinha de bumbum de neném ksoapaksoa
Adoro o Nicolas, mas essa coisa de por o poster do filme como capa dos livros me irrita, e nesse caso me fez não ler, afinal o Zac tá lá também s0papaksoa

Reply
avatar
6 de agosto de 2011 às 23:41 delete

Oiee
Primeiro obrigada pelos parabéns adiantado!
HAHA
Tenho interesse de assistir esse filme, mas não sei quando.
Gosto do Zac Efron, queria ver como ele se saiu no drama HAHA
Essa Amanda Crew eu não conheço.

bjs e bom domingo
Nana - Obsession Valley

Reply
avatar
7 de agosto de 2011 às 12:11 delete

Eu ainda não assisti o filme, mas quero eu li o livro e gostei. :D Como eu disse na resenha ele é um livro que vale a pena ser lido, mas não tem aquilo tudo para virar um livro ótimo!
Beijos,K;
Girl Spoiled

Reply
avatar
7 de agosto de 2011 às 13:01 delete

Ai eu quero ver o filme, mas eu só li o livro mesmo. tbm não gostava de High school,

Bjs

Reply
avatar
7 de agosto de 2011 às 13:52 delete

Eu já assisti muitos filmes dos dois autores e é bem parecido mesmo!! Eu quero ver esse filme principalmente por ter Zac Efron *--*

Reply
avatar
7 de agosto de 2011 às 15:18 delete

Eu tinha preconceito com esse filme por causa do Zac Efron(tbm não gostei de High School), mas ele me convenceu até. Já a atriz não. Tbm achei que os dois não tiveram quimica e achei ela bem diferente do que imaginei lendo o livro.
Mas no geral é um bom filme.
Bjo

Reply
avatar
7 de agosto de 2011 às 17:12 delete

Eu já viiiii esse filme. A primeira vez que uma amiga me falou dele e fez resenha, eu já fiquei com vontade.
Mas resolvi ver bem quando tava de tpm. Resultado? Eu chorei DEMAIS durante o filme. Achei muito lindo ;; Adorei, de verdade.
E ah, eu ainda não li o livro :/ Vou querer ver quando você fizer a resenha, pra saber as diferenças e tal *-*

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de agosto de 2011 às 18:18 delete

Oi, Miss :)
Já ouvi falar bastante tanto do livro qto do filme.
Mas tenho de admitir que o livro me interessa bem mais. Uma vez estive pesquisando os preços do livro e pensei na possibilidade de comprar. Até porque, em geral, eu leio antes de conferir o filme. Não faço isso sempre mas, qdo se trata de uma história nesse estilo, semelhante a Nicholas Sparks, prefiro ler o livro para não me decepcionar. Em geral, não simpatizo muito com os casais do filme. :/

Bjs ;)

Reply
avatar
7 de agosto de 2011 às 22:44 delete

Não li o livro nem vi o filme. Será que é parecido com NS? Bom, dos filmes baseados nos livros dele o que mais gostei foi Uma carta de amor, que é lindo. Zac Efron ainda não me convenceu!!! bjos!! Vou esperar resenha do livro!!!

Reply
avatar
Gabi Orlandin
AUTHOR
8 de agosto de 2011 às 00:57 delete

Por enquanto, só li o livro, e gostei muito dele, espero logo poder ver o filme pra comparar, e fiquei curiosa sabendo que as histórias são um pouco diferentes no início.
AH! sem contar que É o Zac, né? Não é pouca coisa (pelo menos pra mim!)

Eu também acho que o autor desse livro tem um estilo parecido com Nicholas Sparks.

Beijo.

Reply
avatar
8 de agosto de 2011 às 04:24 delete

Oiee.
Putz!
Nem sei se quero ver, de repente se tiver sem nada pra fazer HAHA vejo Capitão América.!
Minha prima assistiu ontem com o pai e nem me falou o que achou.

bjs e boa semana
Nana - Obsession Valley

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
8 de agosto de 2011 às 10:28 delete

Este filme parece ser muito lindo!! Ainda não assisti, mas já ouvi falar muito nele. Quem sabe um dia eu assista... =P

Abração!!

Reply
avatar
Teorias de Gi
AUTHOR
8 de agosto de 2011 às 11:45 delete

Ah eu tambem sou assim de ficar falando tudo o q vai acontecer e normalmente acerto, mania é mania né? Fazer o que? mas parece ser um bom filme...

P.S:eu gostei muito do filme Deixe me entrar, achei fofo a historia dos personagens central e na simplicidade que fizeram o filme...histoia muito linda onde o Amor supera o medo!

Reply
avatar
30 de outubro de 2011 às 03:23 delete

Eu assisti 6 vezes e caminho para uma próxima vez ...certamente.... em relação a Amanda Crew, não gostei muito da atuação confusa dela, mas Zac Efron superou todas minhas expectativas, ele se mostrou maduro, dramático e certamente fugiu do estilo High School Musical ou Hair spray ( não gosto de High school mas Hair Spray tem um elenco interessante). Zac parece mais maduro e francamente não vejo falhas em sua atuação... fora o detalhe que está cada dia mais bonito e sem Vaanessa Hudgens... Gostaria de ler o livro, amo adaptações....

diariodealcateia.blogspot.com

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!