Filme: A garota da capa vermelha

sexta-feira, junho 17, 2011 25 Comments A+ a-

               
                A primeira vez que vi o trailer desse filme quase tive um treco, precisava ver de qualquer jeito. Achei que A garota da capa vermelha fosse uma versão mais sombria de “Chapeuzinho Vermelho”, mais puxado para o terror, como eram as versões antigas de contos de fadas (Aqui tem uma lista sobre o tema). Mal via hora de que estreasse.
                Mas então li sobre o livro, a sinopse, e percebi que A garota da capa vermelha estava mais para algo romântico, o suspense seria apenas um detalhe na história. Por mim tudo bem, adoro histórias românticas mas, quando fiquei sabendo disso, meio que desanimei de ver no cinema. Ah, é só mais um romance, posso ver na locadora...
                Assisti faz uma semana. O filme conta a história da jovem Valerie, apaixonada pelo jovem lenhador Pete, mas seus pais querem que ela se case com Henry, que tem mais dinheiro. Os dois jovens planejam fugir juntos, mas então a irmã de Valerie é morta pelo lobisomem, que voltou a matar depois de 20 anos.  Quem será o lobo? E por que ele parece querer tanto Valerie?
                O padre da vila chama um padre caçador de lobisomens para identificar quem seria o lobo, seu nome é Padre Salomon. No começo ninguém acredita nele, mas depois vêem que o assunto é sério. Padre Solomon é o típico personagem arrogante, preconceituoso e hipócrita. Quase um clichê em se tratando de padres da Idade Média.

                O grande mistério do filme é  a identidade do lobo. Aliás, se alguém contar isso, a história praticamente perde a graça por que o filme é todo baseado nessa questão. A fotografia do filme é muito boa, o que ajuda a criar esse clima de suspense e mistério: Você não sabe em quem pode confiar por que o lobo pode ser praticamente qualquer um. Homem ou mulher, todos são suspeitos, até que provem o contrário.

Pegação na Idade Média

                Quase pirei tentando “sacar” quem era o tal do lobo. A todo o momento desconfiava de um e no final PLOFT! Não era quem eu imaginava (quer dizer, tinha pensado nessa pessoa no começo mas...). Fiquei surpresa também por que o filme não é o “romancinho bobo” que eu pensava. Sim, tem a parte do romance, mas vários assuntos pesados são sugeridos, que eu não vou citar aqui para não dar spoiler. Além disso, o final é meio melancólico, se você for pensar. Quer dizer, fugiu um pouco do “happy end” tradicional e mesmo assim deixou os românticos satisfeitos.

                No começo gostava do lobo, mas depois ele ficou meio idiota pra mim.  Por isso meu personagem preferido é a Valerie: Amanda Seyfried, como sempre, atuou muito bom nesse filme e conseguiu fazer com que Valerie seja uma personagem jovem, mas não inocente e bobinha como a maioria das jovens do filme. Valerie não precisa de um salvador e, embora 2 jovens (muy guapos!) estejam ansiosos para cumprir esse papel, ela se salva muito bem sozinha.
                Não li o livro e não tenho como compará-lo com o filme, mas, pelo que vi, um é praticamente igual ao outro. Espero ler o livro algum dia, mas acho que agora que sei quem é o lobo não teria muita graça.

                Recomendo “A garota para capa vermelha” se você gosta de filmes românticos com uma pitada de suspense e se gosta de histórias que se passam na Idade Média. Esse filme me surpreendeu, por ser melhor do que eu esperava, e acho que vai surpreender vocês também. Nota 9 – muito bom.

                E agora eu quero saber: Já assistiram ao filme? Assistiriam? Comentem =)


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

25 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
17 de junho de 2011 às 12:48 delete

Já assisti e curti o filme. A identidade do Lobo me surpreendeu, e adorei o fato de que não tem continuação! Miss Carbono, já ouviu a cover de "Little Red Riding Hood" que a Amanda Seyfried canta? É muito boa.

Reply
avatar
Mônica
AUTHOR
17 de junho de 2011 às 13:04 delete

Ainda não assisti ao filme, nem li o livro. Mas me parece que deve ser muito bom, pena que eu passe longe destas coisas de terror. Linda resenha, com ótimos comentários. Bjus

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17 de junho de 2011 às 13:46 delete

Não li o livro nem assisti o filme, Miss.
Mas pensava como vc no início da resenha: "...que A garota da capa vermelha fosse uma versão mais sombria de “Chapeuzinho Vermelho”, mais puxado para o terror, como eram as versões antigas de contos de fadas".
A verdade é que eu pretendia assistir de qualquer jeito. Bom ou não.
Agora sei que o filme é realmente bom.
Quero dar um jeito de ler o livro antes. :D
Bjs ;)

Reply
avatar
Marcela G.
AUTHOR
17 de junho de 2011 às 14:03 delete

Quero muito ver esse filme. Adoro quando mostram os contos de fadas em suas versões mais sombrias, mesmo q, nesse caso, tenha bastante romance tb.
Eu tb queria ler o livro, mas, por ser adaptação do roteiro, acho q o filme pode anular o livro e vice-versa. Mas a capa é muito bonita xD
Um bom filme sombrio sobre a Chapeuzinho Vermelho é "A Companhia dos Lobos". Não vou mentir, é um filme bem esquisito e com efeitos especiais antiquados, mas eu gostei, de qualquer forma, é a Chapeuzinho Vermelho em uma "versão terror". xD
Beijos

Reply
avatar
Raissa Debora
AUTHOR
17 de junho de 2011 às 14:48 delete

eu ainda nao vi mas tb acho que eu vou gostar mt desse filme, gosto qd tm romance e misterio ou suspense como vc falou.
Otima dica. Pena que nao esta mais passando nos cines por aqui, agora eh esperar chegar nas locadoras :D

bju
letracomasa.blogspot.com

Reply
avatar
17 de junho de 2011 às 15:49 delete

Parabéns pela dica! Estou ansiosa para assistir A Garota da Capa Vermelha e ler o livro. Beijos!

Reply
avatar
j
AUTHOR
17 de junho de 2011 às 17:44 delete

Miss, o filme parece mesmo bom. Mas como pretendo ler o livro, ainda não vou me aventurar!

Beijinhos

Reply
avatar
17 de junho de 2011 às 18:21 delete

Oiee Dona Miss haha
Acho que vou terminar esse filme hoje...apesar pelas partes de já vi...desconfio quem seja o lobo pela sinopse que você colocou aí G.G

Ai nossa quase tive um treco quando vi o Gary Oldman nesse filme...ai ai

Vou terminar de assistir, tu me indicou naquele dia no twitter, nem deu.

bjs e bom final de semana
Nana - Obsession Valley

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
17 de junho de 2011 às 19:12 delete

acredita que não curti muito esse filme? Acho que criei muita expectativa e acabei não gostando muito. Mas me surpreendi com o final. Nunca imaginava!

Beijos!!

Bom final de semana.

Reply
avatar
17 de junho de 2011 às 20:55 delete

Eu também pensava se tratar de uma versão mais dark da Chapeuzinho Vermelho, até agora. Tanto em relação ao livro quanto ao filme, essa foi a primeira resenha que li.
Ainda não peguei o livro nem vi o filme, mas acontece que já sei quem é o tal lobo. Uma pessoa conhecida minha foi me recomendar esse filme e contou logo de cara quem era o lobo.

Reply
avatar
17 de junho de 2011 às 22:52 delete

Engraçado, assisti esse filme essa semana
E me encantei bastante, pelos 2 pretendentes de Valerie
Mas Peter me agradou mais e eu tambem estava desconfiando de todo mundo, menos do ...
E quando fiquei sabendo que era ele, quase cai ára tras, muito bom mesmo
Quero muito ler o livro
Beijos

Reply
avatar
Caue1507
AUTHOR
17 de junho de 2011 às 23:40 delete

ainda não vi o filme e nem li o livro, mas tenho o filme aki para assistir, soh faltar ver!^^

--
hangover at 16

Reply
avatar
Gabi Orlandin
AUTHOR
18 de junho de 2011 às 01:41 delete

Uma colega da faculdade tinha dito que ela odiou o filme, então a minha vontade de ver tinha esfriado um pouco. Mas agora, com a sua resenha, fiquei com vontade de ver novamente! Quero assistir logooo *o*
beijo

Reply
avatar
*Sa*
AUTHOR
18 de junho de 2011 às 15:06 delete

Estou louca para assistir!!! Muita vontade de assistir mesmo!!!

Reply
avatar
Nessa Mynssen
AUTHOR
18 de junho de 2011 às 15:56 delete

O filme nunca chega onde eu moro ! Estou looooouca pra ver o filme e ler o livro.
Só ótimas críticas e resenhas !
Ansiosa.
Beijos
(www.canticosdearte.blogspot.com)

Reply
avatar
Daniele Paula
AUTHOR
18 de junho de 2011 às 23:23 delete

Ainda não assisti o filme mas tenho uma super curiosidade... hoje mesmo estava pensando em fazer um sorteio no blog e até cogitei fazer o sorteio do livro A garota da capa vermelha. Deve ser muito bom.

Beijos

http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

Reply
avatar
Olivia
AUTHOR
19 de junho de 2011 às 11:29 delete

eu achei que A Garota da Capa Vermelha tinha tudo para ser um filme muito bom, mas faltou alguma coisa. Não sei bem o que. Vc tem razão, a Amanda estava brilhante no filme, assim como Gary Oldman. Caracas, eu fiquei com tanto odio do Solomon! Eu também não adivinhei quem era o lobo e torci pelo o Henry o filme inteiro. Ele me cativou mais do que o outro que esqueci o nome! kkkk
Quanto ao livro ser igual ao filme é pq foi baseado nele e não o contrario, tanto que o livro não tem final para forçar todo mundo a ver o filme! Foi uma boa sacada, não acha?
Crítica brilhante, honey!
bjs
Liv
http://paponosense.blogspot.com

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de junho de 2011 às 16:21 delete

Olá
meu Blog está cheio de novidades confira

http://aleitoracassia.blogspot.com/

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
19 de junho de 2011 às 16:53 delete

Tenho muita vontade de ver este filme E ler o livro, ainda mais depois de sua resenha!! Vou ver se dou um jeito de pelo menos assistir ao filme!!
Bjusss...

Reply
avatar
Nataly Nunes
AUTHOR
19 de junho de 2011 às 19:10 delete

Ao contrário de você, eu odiei o filme. Já o livro, amei!

Nataly Nunes
http://critiquinha.com.br/

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
19 de junho de 2011 às 20:02 delete

Humm!

Eu quero muitttttooooo assistir esse filme.
Eu até ganhei ingresso, mas não consegui assistir ainda!

Vou ver se baixo aqui, masss....
Meu pc tá mais lerdo que tudo!
ahsuahsa

Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de junho de 2011 às 23:39 delete

E Miss Carbono, se for assistir Misfits prepare-se para humor imensamente FDP! E tem coisas toscas, mas que fazem sentido naquele universo e não são ruins, são apenas toscas. Sugestão: Vê os trailers, pode ser que não faça seu estilo e pelo trailer já dá pra sacar se Misfits é ou não sua praia!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de junho de 2011 às 10:44 delete

É engraçado ver a divergência de opiniões quanto ao filme e quanto ao livro. Muita gente gosta, muita gente não gosta. Tenho vontade de ler o livro (já que não curto muito ficar na frente da TV, acabo sempre dormindo) para saber qual será a minha opinião.
Beijão

Reply
avatar
20 de junho de 2011 às 12:12 delete

EU TAMBÉM ADOREI ESSE FILME!! ADOREI A SENSAÇÃO DE MISTERIO.
BEIJOS

Reply
avatar
20 de junho de 2011 às 23:48 delete

Assisti \o
O pai da Bella Swan kkkkkkkkkkk
Nossa você acredita que enquanto eu estava assistindo o filme, veio uma bênção no msn, me chamar para falar que o filme 'é ruim demais'
muito abuso.

Ah no início desconfiei de 3 pessoas, e um era...quer dizer 2 né pelo final HAHAHA
Aquele final teve cheiro de zoofilia :x
Aquele olhar da 'chapéuzinha'...sei não

bjs
Nana - Obsession Valley

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!