Um feminismo Decolonial - Françoise Verges

sexta-feira, dezembro 24, 2021 0 Comments A+ a-

via Instagram

Um livro-manifesto sobre a urgência na existência de um feminismo anticolonialista e antirracista, para além do feminismo branco burguês que se vê tradicionalmente no norte global (Europa e EUA). Para a autora, "se o feminismo permanece fundado na divisão entre mulheres e homens (...) mas não analisa como a escravidão, o colonialismo e o imperialismo agem sobre essa divisão - nem como a Europa impõe a concepção da divisão mulheres/homens aos povos que ela coloniza ou como esses povos criam outras divisões -, ele é, então, um feminismo machista".

 É preciso ver, então, para além dessa dualidade simplista, uma vez que as mulheres não são, por si mesmas, uma categoria política: logo, se falo que defendo o direito das mulheres, a pergunta seguinte deveria ser "quais mulheres?"

 Gostei bastante dessa leitura e das reflexões da autora, que me fizeram querer procurar e ler outras autoras citadas no texto. Embora não tenha certeza que concorde com todos os pontos abordados, a urgência dessa reflexão antirracista em torno da pauta feminista é um ponto que dialoga bastante com o que penso e pretendo ler mais sobre isso (aceito sugestões, inclusive).

 A segunda parte, mais focada na situação da França, é ainda interessante por contemplar a invisibilidade das mulheres racializadas que trabalham na manutenção/limpeza das cidades. Gostaria que a crítica fosse um tanto mais global e menos focada na França mas é possível estabelecer vários paralelos com a situação brasileira. 

Recomendo esse livro para quem interessou pelo assunto. É uma leitura relativamente rápida e que desperta bastante reflexões. Nota 4⭐/5

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!