LIVRO| A elegância do Ouriço - Muriel Barbery

terça-feira, setembro 07, 2021 0 Comments A+ a-



 A elegância do Ouriço é um livro escrito com uma linguagem simples porém com discussões muito filosóficas sobre a vida, a essência das coisas, a arte. É um livro sobre amizade, sobre afeto, solidão, arrependimentos, perdas.
 O que faz com que nossa vida valha a pena? É a pergunta que faz a si mesma Paloma, filha de um politico francês, que está disposta a cometer suicídio dali alguns dias. Ao mesmo tempo temos Renee, uma mulher que experimenta uma morte em vida, que se esconde do mundo e das pessoas, por entender que essa é a melhor forma de sobreviver.
 Uma jovem síndica e a menina de 12 anos podem ser almas gêmeas? Através desse livro podemos ver que sim. Muito embora não haja muito de interação entre ambas e nem tenham os mesmos conflitos, a ligação entre Renee e Paloma é muito maior que a de simples habitantes do mesmo prédio. Ambas são mais do que aquilo que primeiro se vê. 

Comecei a ler esse livro no mês passado mas só pude me dedicar a ele mesmo nos últimos dias. E, nossa, como valeu a pena! É uma história muito gostosa de ler, com capítulos curtos e reflexões interessantíssimas a cada página. Se nem sempre eu concordava com algum pensamento das personagens ao menos tinha que parar para pensar sobre os assuntos ali tratados. Porém, acima dessas discussões filosóficas, o que mais me atraiu no livro foi sentir nele o eco de questões que também me são caras: amizade, solidão, propósito na vida. 
O final me deixou um pouco dividida (por motivos que não posso comentar pra não dar spoiler) mas emocionou muitíssimo. Na verdade já tinha me emocionado com outros trechos, é um livro muito bem escrito e com imagens e situações muito belas em sua singeleza. Recomendo para os que gostam de filosofia e bons personagens. Nota 5⭐ /5 e oficialmente na lista dos favoritos

 P.S.: apesar de estar lendo esse livro para o Clube desse mês, o exemplar me foi dado de presente pela minha amiga @emitame_ Menina, não teria presente melhor, acredite! ✨🌻

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!