O homem que amava os cachorros - Leonardo Padura

segunda-feira, julho 19, 2021 0 Comments A+ a-


Esse romance histórico se divide em três histórias: as primeiras contando a vida de Trotsky e Ramon Mercader, seu assassino. A terceira conta sobre a vida do suposto autor da história, Ivan Cardenas Maturell. Através da narrativa da vida desses três homens vemos também uma narrativa sobre o comunismo e socialismo ao longo do século XX: seja na revolução russa, na guerra civil espanhola, na segunda Guerra mundial e até mesmo na guerra fria e na vida em Cuba pós revolução. 

Este é um livro de leitura bem densa, mas nem tanto pela escrita. Com muitos poucos diálogos, o livro parece ter sido embasado em vasta pesquisa histórica que transparece ao longo das suas quase 700 páginas. É útil, embora não obrigatório, certo conhecimento da história para compreender melhor a trama e os diversos nomes de pessoas reais que são citados. Dessa forma, o período de um mês que tive para lê-lo (é o livro do mês no clube do livro do qual participo) talvez não tenham sido o ideal para aproveitar bem a leitura, que muitas vezes pode ser maçante e cansativa, se não puderem ser feitas algumas pausas. 
Mesmo assim achei que valeu muito a pena ter lido, principalmente quando parei de tentar ler a tempo pro encontro do clube. É uma história interessante que te faz ter vontade de pesquisar e entender melhor muita coisa, principalmente sobre a vida de alguns personagens citados (George Orwell e Frida Kahlo para citar alguns dos nomes mais conhecidos que aparecem nas páginas desse livro). 

Recomendo aos que gostam de história e tramas mais políticas, que são o norte que conduz essas páginas.

Nota 3,5⭐ /5

P.S.: estava aqui pensando, esse livro me lembra um pouco Doutor Fausto do Thomas Mann, na medida em que ambos usam a história de pessoas para falar sobre a derrocada de toda uma geração por acreditar em uma ideologia política. No caso de Dr. Fausto a metáfora talvez seja mais sutil, mas trata sobre a relação da Alemanha com o Nazismo

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!