Meu 2020 em leituras (Estatísticas do Skoob e metas para 2021)

sábado, janeiro 02, 2021 2 Comments A+ a-

 


    Olá! Como o blog esteve um pouco parado nesse ano de 2020 (sem arrependimentos, a vida me chamou e eu fui), resolvi fazer uma postagem falando de um modo geral sobre minhas leituras. Utilizando como ponto de partida as minhas estatísticas do skoob, rede social que atualizo regularmente.


   A média de avaliações nesse ano foi 3.2 o que por si só já significaria um bom ano de leituras. Mas, considerando que eu sou uma pessoa que dificilmente avalia um livro com 5 estrelas redondo, esse número fica ainda mais relevante. De fato, li muitos bons livros esse ano, tais como "Complô contra América",  "A filha de Perdida" e "O enigma de Espinoza", só para citar alguns que não estão na minha lista de melhores do ano. Os dois primeiros foram, respectivamente, meu primeiro contato com Phillip Roth e Elena Ferrante, autores que já a algum tempo queria conhecer. Pretendo ler outros livros da Ferrante por esse ano, provavelmente o primeiro da quadrilogia Napolitana. Quanto a Roth, ainda procuro qual será a próxima leitura, aceito sugestões. 
    Apesar de ter avaliado com estrelas no skoob todas as minhas leituras, não fiz resenha de nenhum, nem mesmo um breve comentário. Gostaria de ser mais ativa nessa parte, então é provável que essa seja uma diferença para o próximo ano. 

    Em 2020 eu li um total de 37 livros, o que é bem mais que a quantidade de leituras no ano passado (25). Eu geralmente sou a primeira pessoa a dizer que a quantidade de livros lidos não importa, que o importante é ler etc. Continuo acreditando nisso, mas fiquei feliz de ter lido mais, mesmo em meio a faculdade, trabalho e tensões por conta do coronavírus. Junte-se isso ao fato da grande maioria das leituras ter sido muito satisfatória e temos um ano muito bom para mim enquanto leitora. A média de 26 páginas diárias é apenas isso, já que em muitos dias eu não li nada e em outros li muito. Parte de mim gostaria ser daquele tipo de pessoa que tem uma constância de leitura mas isso não rola comigo, então que bom que tem dado certo, mesmo que do meu jeitinho mais caótico. 
    Esse gráfico também é interessante porque mostra um pouco desse meu estilo mais caótico de leitura. A média é sempre dois ou três livros por mês, porém eu fui de um crescendo de 6 e 8 leituras nos meses de junho e julho para um total de 0 leituras em agosto. Atribuo os grandes números à chegada das férias e os menores ao retorno das aulas, mas posso estar errada. Fiquei pensando quais foram esses livros que eu li mais ou menos mas esse ano o skoob não detalhou, infelizmente.

    Confesso que não entendi muito bem essa divisão entre "ficação" e depois "LGBT" - LGBT não pode ser ficção? Enfim. Gostei de ver poemas e poesias nesse lista, é um gênero que voltei a ler em 2019 e que pretendo continuar explorando em 2021. Entre os poetas que conheci esse ano, Hilda Hilst pode ser citada como uma das minhas favoritas - com certeza quero ler outros livros da autora. 
    Sobre os livros com temática LGBT, já a algum tempo tenho lido algumas coisas do genero pelo qual eu tenho um interesse pessoal. Livros como "Controle" e "Os Sete Maridos de Evelyn Hugo" entraram, inclusive, para a minha lista de melhores do ano. 
    Um gênero que não aparece na lista mas que certamente pretendo dar mais atenção esse ano é o da não-ficção. Li bons livros de não ficção esse ano - "Mulheres que correm com os lobos" e "A verdade e as formas jurídicas", por exemplo - mas pretendo investir mais nesse tipo de leitura, é algo que sinto bastante falta na minha formação como leitora. A meta é ler pelo menos 3 livros de não ficção - mas não qualquer tipo de leitura mas sim uma leitura anotada, comentada e atenta. Torçam por mim rs.

    Basicamente foi esse o meu ano de 2020 em leituras. Tenho poucas metas para o ano que vem, além das que citei acima (continuei lendo, ler mais não ficção e poesia). Mas, ao mesmo tempo, estou bem tranquila caso não role - a leitura é algo que faço por prazer e quero manter dessa forma. 

    E vocês, como foram de leitura esse ano? Se quiserem, deixem seu comentário! 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
2 de janeiro de 2021 às 18:24 delete

Adorei o post, ficou muito bem escrito, parabéns!!!

Deu até aquela inspirada pra ler mais nesse ano. Caraca, 37 livros!

Bem..peculiar essa questão de LGBT+ estar em uma sessão à parte, né? Aliás, "Os Sete Maridos de Evelyn Hugo" é?

Amei tb a meta dos livros de não-ficçao! Ansiosa pra saber mais!

Beijo!!!

Reply
avatar
2 de janeiro de 2021 às 22:28 delete

Aaaa obrigada, anonimo! Também fiquei felizona com a quantidade de livros, vontade de continuar lendo bastante 😍

Sobre a questão lgbt, realmente não entendo essas classificações, confesso que achei um pouco preconceituoso. E Evelyn Hugo encaixaria nessa categoria, pq um dos temas do livro é a bissexualidade (inclusive, indico muito!)

Quero fazer um post sobre os livros de não ficção que estou querendo ler, pra ver se me animo Hehe. Muito obrigada pelo seu comentário bjs! 😘

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!