Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid

sábado, dezembro 05, 2020 0 Comments A+ a-


    Evelyn Hugo, artista de cinema que brilhou nos anos 50. Casou-se sete vezes, protagonizando uma série de escândalos na época. Quando a jovem Monique é convidada por Evelyn para escrever sua biografia, mal pode imaginar quantos segredos irá revelar, alguns com poder de causar surpresas mesmo após tantos anos.
       A grande protagonista dessa história, Evelyn Hugo, é uma personagem apaixonante e admirável, com todos os seus defeitos e qualidades. Extremamente humana e com tanto carisma e nuances que várias vezes pensei em procurar seu nome no Google. "Não é possível que essa mulher nunca tenha existido". A sensação é tão forte que a própria autora cita Evelyn em seus agradecimentos.
      Apesar de ser uma leitura gostosa, com capítulos curtos e instigantes, o livro aborda alguns assuntos bem sérios, como a violência contra a mulher, questões relacionadas à sexualidade, machismo e, por que não, até mesmo racismo: o trecho que conta como Evelyn, de pais cubanos, teve que se fingir de loira para ter outros papéis de destaque, é curto porém nos faz refletir o quanto o preconceito moldou (e talvez ainda molde) toda uma indústria cultural. 
       Li esse livro para o clube do qual participo mas me vi completamente arrebatada pela história, devorando suas páginas. Pensei que seria difícil ler algum livro tão bom quanto "Eu, Tituba" mas "Os Sete Maridos de Evelyn Hugo" conseguiu ser um sucessor a altura, fiquei encantada com a história e universo apresentados.
       Se pudesse, no entanto, faria duas ressalvas: primeiro que os últimos 20% da história são bem tristes. Embora não tenham sido narrados de forma excessivamente dramática, é impossível não se emocionar.
        A segunda é que, embora tenha amado ler uma história com um romance homossexual, um dos membros do casal me irritou por demais, por vários motivos - obvio que qualquer julgamento fica meio anacrônico (estamos falando de uma personagem na década de 50, afinal) - mas não posso deixar de registrar que a raiva foi um dos sentimentos que tive com essa história.
       Termino indicando demais para você que está procurando uma boa narrativa em primeira pessoa. Um dos melhores livros desse ano, recomendo! 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!