Eu, Tituba - Maryse Condé

domingo, novembro 08, 2020 0 Comments A+ a-


via Instagram

    Contando uma versão romanceada da história de uma negra que foi julgada em Salem, "Eu, tituba" é uma das grandes surpresas desse ano. Já tinha ouvido falar bem da história mas não imaginava que um livro pudesse falar tanto em tão poucas páginas. 
    Há partes um tanto pesadas e difíceis de ler, que fizeram com que eu deixasse o livro de lado por uns tempos e foram o principal motivo para ter dado 4 e não 5 estrelas. Há também reflexões muito importantes à cerca do machismo, racismo e intolerância religiosa, que eu vejo como enriquecedoras para uma história já muito interessante e envolvente. 
    Mas o que eu levo dessa narrativa e o que me envolveu ao longo de suas páginas foi o anseio de Tituba pela liberdade, seu respeito pela natureza e pelos seus ancestrais, a poesia e devoção a sua religião. Me toca muito quando vejo narrativas com mulheres cuja força é ampliada por seus ideais e crenças. Tituba, cujo princípio sempre foi levar o bem e a cura às pessoas, é certamente uma inspiração. 
    Recomendo demais! Fazendo ressalvas a alguns trechos que trazem muita raiva e revolta, essa é uma leitura inspiradora, uma das favoritas do ano, sem dúvida. 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!