História da Solidão e dos Solitários - Georges Minois

quarta-feira, dezembro 23, 2020 0 Comments A+ a-



    Curiosamente ganhei esse livro em janeiro, como presente de aniversário do @lopsluan (obrigada! 💕). Mal imaginava que 2020 seria um ano em que a solidão seria discutida de forma tão premente, razão que contribuiu para que essa leitura, que me acompanhou o ano todo, tenha sido também tão atual e condizente com a atualidade.
   Como o próprio título sugere, o livro fornece um panorama histórico a respeito da representação da solidão ao longo da história, começando com os padres do deserto, nos anos depois de Cristo até a modernidade, levantando a ambiguidade que é se sentir solitário em uma época de tanta comunicação.
   Das coisas que mais achei interessante nessa leitura estão o detalhado trabalho de pesquisa, a citação de múltiplos autores e intelectuais e a relação da solidão com "invenções" como a leitura individual e a escrita de diários: quem diria que ler individualmente, algo que somente a invenção da prensa de Gutemberg nos proporcionou, também contribuiria para a disseminação de indivíduos que buscam a solidão?
      Dentro os pontos negativos eu poderia citar que, mesmo tendo elogiado muito a pesquisa realizada, senti a falta de maiores recortes de gênero, raça e nacionalidade. O autor me parece ser um homem branco cis hetero nascido no continente europeu e priorizou por estudar a solidão a partir dessa perspectiva - que é válida - mas também apenas uma forma de visualizar a questão.
    No geral foi um bom livro, que indico para os que desejam realmente um conhecimento histórico sobre o assunto. Os últimos capítulos quebram um pouco isso, abordando perspectivas mais sociais, psicológicas e até mesmo biológicas sobre a solidão, mas no geral é mesmo um livro sobre história (o que é ótimo, se for isso que você procura). 

 Nota 3⭐ /5 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!