Clube de Leitura de Jane Austen - Karen Joy Fowler

domingo, outubro 11, 2020 0 Comments A+ a-



    Sabe quando você está passando pelos canais de TV e de repente para em um filme que você nem sabe o nome mas continua assistindo porque é levemente divertido e você não tem nada melhor pra fazer? "O clube de leitura de Jane Austen" é um livro que emana tanto esse tipo de filme que não fiquei nem um pouco surpresa quando descobri que virou filme mesmo.
     O livro é sobre a reunião de um grupo de pessoas muito diferentes para discutir Jane Austen, sendo que cada capítulo discute-se uma obra da outra e também a vida de um dos personagens. Ambos - obra de Austen e personagem do livro - tem uma relação, que é explorada muito sutilmente. 
    Gosto de Jane Austen, embora não tenha lido todos os livros dela, por isso imaginei que iria achar esse livro bom. Não estava de toda errada, a leitura é okay e a autora não dá tanto spoilers das obras clássicas, o que pra mim também é um ponto muito positivo. 
    Acontece que aquele filme que você achou na TV a cabo e começou só porque não tinha nada pra fazer dura 1h30/2h no máximo, uma leitura dura um pouco mais. Essa talvez seja a maior crítica ao livro - se é que é uma crítica, já que você também pode ir lendo aos pouquinhos (não o fiz porque estou lendo para o clube do livro). 
    Indico aos que estão querendo algo levemente divertido e interessante para passar o tempo. Não é memorável nem vai mudar sua vida - esses "filmes de sessão da tarde" nunca o são. Mas dá pra passar o tempo. 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!