O quarto de Giovanni - James Baldwin

sexta-feira, dezembro 07, 2018 0 Comments A+ a-



    Publicado na década de 50, O quarto de Giovanni conta a história de David, um americano que se auto exila em Paris afim de se encontrar (ou para fugir de si mesmo, quem sabe). Lá ele conhece Hella, também americana e os dois se envolvem até chegar ao ponto de que David a pede em casamento. Mas Hella vai embora pra Espanha e David fica sozinho em Paris, passando por dificuldades financeiras. É quando conhece Giovanni, um bartender, e é forçado a reconhecer seus desejos que o perseguem desde a adolescência. 
    Logo de início já sabemos o final da história: Giovanni está preso, por algum motivo ainda não revelado, e será executado em algum momento da manhã seguinte. Sozinho numa casa do interior da França, David pensa no antigo amante e na história dos dois, ao mesmo tempo que se culpa pelo o que virá a acontecer. O livro é então essa mistura entre as memórias de David e o momento presente, em que ele tem que lidar com a desilusão e a culpa. O leitor sabe que não terminou bem, mas tem que ler o livro para descobrir o porquê.
    O quarto de Giovanni é bem curtinho, duzentas e poucas páginas muito bem escritas. Os textos ao  final do livro ajudam a ter uma noção maior do autor e do contexto em que o livro foi publicado. Foi lendo esses textos que descobri a alcunha de "Henry James do Harlem", que se encaixa perfeitamente com o autor. Assim como James, Baldwin parece ter total controle sobre o texto e as palavras. É tudo muito bem polido e colocado, tornando a leitura prazerosa, pois o texto é elegante sem recorrer a "firulas" de estilo.
    Outra coisa que os textos de apoio deixaram a entrever foi a figura de Baldwin como membro de uma suposta "literatura negra". O primeiro livro do autor tem essa temática mas, surpreendente, não há personagens negros nesse livro (exceção para o primeiro amante de David). Um dos textos do final discute essa diferença entre as temáticas do autor e a forma como, apesar de não ser um livro sobre raça, é possível fazer várias reflexões também nesse sentido.
    Por mais que seja um livro que trate sobre um relacionamento sexual e amoroso entre dois homens, O quarto de Giovanni é uma história muito mais sobre os papéis de gênero. O que significa ser homem e ser mulher, na década de 50, que é quando esse livro se passa. Obviamente, como um produto de sua época, o livro está repleto de frases e comentários machistas dos personagens principais, sendo um exemplo um momento em que Giovanni insinua que mulher deve apanhar do marido. Mas não dá para se ficar revoltado com as colocações dos personagens, ainda mais quando se percebe que é a masculinidade tóxica do ambiente cultural em que vivem (e que está introjetada dentro deles mesmos) que fez com que o relacionamento tivesse um final tão trágico. David e Giovanni são frutos de sua época e sofrem por isso.
    Gostei muito de O quarto de Giovanni, principalmente pela escrita de Baldwin, do qual pretendo ler outras coisas em breve. Recomendo para os que gostam de livros com essa temática (gênero, sexualidade, memórias) e para os que querem conhecer um grande autor.
    Nota 9 - muito bom

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!