Ele está de volta | Review

sexta-feira, outubro 12, 2018 0 Comments A+ a-


    Era um dia comum em Berlim, crianças brincavam no parque. De repente, um clarão: eis que Adolf Hitler aparece caído ali, diante dos olhos de todos. Mas o ano é 2014, não 1945. Algo aconteceu e, sem explicação, o antigo Führer está ali.
    "Ele está de volta" é um filme alemão que começa como uma comédia. Afinal, as ideias de dominação mundial de Hitler soam anacrônicas no mundo atual, certo? As pessoas tiram fotos e fazem piadas, porque não pode ser sério que esse homem realmente se ache Hitler.
    Um jovem cinegrafista, recém demitido, decide fazer uma espécie de documentário e sai com Hitler pela Alemanha, onde o líder nazista conversa com as pessoas e tenta entender seus medos e sentimentos. Após reunir material suficiente, o cinegrafista leva o material para o antigo canal em que trabalhava e Hitler vai para a TV, para participar de um humorístico.
    Eu até dei risada com esse filme mas nada que justifique o título de comédia. Algumas cenas não são muito engraçadas, talvez porque eu não ache esse lance de imitação algo engraçado (seja imitação de qualquer coisa, não necessariamente essa). A duração do filme também não ajuda, são mais ou menos 2h de filme e, sinceramente, chega um momento em que você já não está muito interessado em Hitler fazendo presepada.
    Apesar desses pontos negativos, a última meia hora ou assim é absolutamente interessante, diria até necessária. Você não acredita, mas as pessoas que antes riam de repente percebem que "ei, ele fala umas besteiras mas também fala muita coisa que acontece de verdade". Nisso, os seguidores de Hitler aumentam.
    Acho que não cabe aqui dar spoiler do final mas eu o senti como um soco na cara. Afinal, Hitler não deu exatamente um golpe. Hitler foi "eleito" pelo povo, que não tinha mais fé nos políticos e resolveu tentar algo de diferente. A gente pode até fingir que toda a maldade estava naquele único homem mas toda a população da época tinha aqueles mesmos sentimentos dentro de si.
    Se trouxermos Hitler para a época atual será que seria difícil para ele reconquistar seu império? As pessoas não mudaram tanto assim, na Europa os refugiados são os novos "indesejados" da vez. Não é difícil ouvir discursos absurdos sobre refugiados na Europa nem discursos absurdos sobre outras minorias no Brasil.
    As pessoas ouvem e pensam "ok, ele não está falando sério sobre isso". Ou até mesmo se sentem representadas por comentários xenófobos ou racistas. Quando a ficha cai já é tarde demais e é essa a grande mensagem do filme e o motivo pelo qual eu acho que todo mundo deveria assisti-lo. Ainda mais no momento em que vivemos.
    Nota 8,5 - muito bom, apesar dos poréns que citei na Review. Assistam esse filme - tem na Netflix.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!