Sempre vivemos no Castelo - Shirley Jackson

terça-feira, setembro 04, 2018 0 Comments A+ a-


  Merrycat Blackwood sempre viveu no castelo, ou melhor, na casa da família que é tão grande e imponente que parece com um castelo. Antes, ela costumava sair para ir para escola e convivia com seus vizinhos. Porém, depois de um acontecimento trágico alguns anos atrás, tudo mudou.
    Esse é o segundo livro da Shirley Jackson que leio esse ano. O primeiro foi Assombração da casa da Colina , que permanece até agora como um dos melhores (e assustadores) livros que li esse ano. Mesmo tendo gostado desse meu primeiro contato com a autora eu  tentei manter uma expectativa o mais neutra possível, afim de não ter nenhuma decepção (o que não deu muito certo já que logo no primeiro capítulo eu já estava no hype pela história).    Sempre vivemos no castelo tem uma abordagem tão psicológica quanto Assombração da casa da Colina, com a diferença de que, nessa história, não há nenhum fantasma. Acompanhamos Merricat morando com sua irmã Constance e com seu tio Julian naquela casa enorme e ficamos nos perguntando o tempo todo o que há de errado com aauela família e o que aconteceu exatamente anos atrás. Sabemos, porém, que seja o que seja esse evento trágico, nada tem haver com seres de outro mundo: algum ser humano cometeu um ato terrível. E ele continua vivendo naquele castelo com o restante da família.
    Por algum motivo lembrei um pouco de Coraline enquanto lia esse livro. Merrycat parece ser bem mais nova do que seus dezoito anos e ela também passa o livro todo na companhia de um gato, criando histórias de maldições e objetos mágicos. Foi difícil não me lembrar do meu livro favorito do Neil Gaiman e fiquei pensando se o autor não se inspirou um pouco nessa obra para compor a sua história. 
   O clima idílico da família sofre uma mudança quando o primo Charles aparece. Filho do irmão do pai das meninas, Charles logo se instala e começa a agir como dono da propriedade o que Constance aceita com toda tranquilidade. Merricat, por outro lado, vê Charles como uma ameaça ao estilo dela e da família e vai tentar expulsá-lo de todas as formas que puder.
    O desfecho tem alguns contornos de irreal mas, quando você pensa que agorafobia é uma doença real, não soa tão absurdo assim. Lá pelo final do livro também ocorre uma revelação que poderia ser surpreendente se não fosse algo que eu tivesse adivinhado (literalmente) no primeiro parágrafo do livro. Mesmo com esses detalhes, gostei tanto do desfecho quanto da revelação.
    De modo geral, ainda prefiro Assombração na casa da Colina mas Sempre vivemos no Castelo é, também, um livro que vale muito a pena. Com poucas páginas muito bem escritas, Shirley Jackson constrói uma trama interessante, com personagens profundos e com personalidade cheia de nuances psicológicas. Foi uma leitura muito interessante que recomendo para todos que gostem de livros mais psicológicos, cuja ação ocorre mais no mundo interno do personagem narrador.

 Nota 8 - um bom livro

 P.S.: Não vejo a hora de lançarem mais livros dessa autora por aqui.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!