Para todos os garotos que já amei | Review

sexta-feira, agosto 31, 2018 0 Comments A+ a-


   Comédia romântica é um gênero que eu gosto bastante de assistir, principalmente quando a história se passa em uma escola (vide 10 coisas que eu odeio em você, meu favorito do gênero). Infelizmente, nos últimos anos foram poucos os bons filmes com esse tipo de história. O último bom que me lembro de ter visto foi Love, Simon e era bem mais drama que comédia.
Seja por ter percebido o sucesso desse (sub?) gênero ou pela política kamikaze de comprar tudo o que lhe é oferecido, o fato é que a Netflix acertou demais com Para todos os garotos que já  amei. A história da menina que um dia descobre que todas as cartinha melosas que escreveu para seus crushes foram enviadas é muito fofa e apaixonante.
   Os filmes não tenta fugir dos  clichês inerentes ao seu gênero. Pelo contrário, abraça cada um deles e mostra como uma homenagem. As referências de filmes da década de 80 não são a toa; um oficio do clima do filmes de John Hughes nessa história, embora seja um JH atualizado, cheio de questões atuais como sexualidade e exposição de Internet.
   As cartas enviadas são o início de uma série de novos acontecimentos para Lara Jean. Uma das cartas é para o ex namorado de sua irmã e, até então, melhor amigo. Para fugir da conversa que precisaria ter com Josh, Lara Jean começa um namoro falso com outro ex-crush, Peter Kavinski; o jovem astro do LaCrosse topa esse namoro falso como uma forma de fazer ciúme na ex namorada. O que começa como uma encenação logo vai se transformando em sentimentos reais, conforme Peter e Lara Jean vão se conhecendo.
   Um destaque importante no filme foi a escolha dos atores que formariam o casal principal. Além de carismáticos, os atores que interpretam Lara Jean e Peter tem bastante química e conseguem convencer como adolescentes que estão descobrindo o amor um pelo outro. A gente torce para que os dois fiquem juntos praticamente desde a primeira cena deles como um "casal" - num filme romcom isso esse é um ponto fundamental.
   A ascendência oriental da protagonista é citada de maneira bem sutil ao longo da trama o que pode ser um ponto de críticas para alguns. Eu gostei desses detalhes porque mostram um lado diverso de uma protagonista - Gostei mais ainda de Peter tentando fazer parte de algumas coisas (a cena em que ela descobre que ele Bebe já coreano ou quando ele diz ter ido em uma loja específica do outro lado da cidade só para comprar yakult são alguns exemplos do que estou querendo dizer). Como eu disse antes, não é nada muito detalhado mas foi o suficiente (ao meu ver) para tratar da herança da protagonista sem se desviar muito da trama.
   Se fosse citar algo negativo sobre o filme seria a demora entre o "momento reflexivo" e o desfecho. Lara Jean tem umas três conversas sérias com três pessoas diferentes antes de se convencer a ir atrás de Peter. Como se fosse tão difícil dar uma chance a um relacionamento com o garoto que é, basicamente, um sonho adolescente (imagine que nesse momento da resenha você começa a ouvir teenage dream).
    Outro ponto contestável é o papel da melhor amiga de Lara Jean na história. Chris some na maioria dos momentos de importância da protagonista - qual o sentido dela na trama? Claro, como o filme terá sequência pode ser que haja maior aproveitamento dessa personagem no futuro. Nesse filme, porém, ela foi bem inútil, como melhor amiga e como personagem. 
   Se romcom adolescente cheio de clichês é a sua praia, assista Para todos os garotos que já amei. Não só um prato cheio para quem curte esse tipo de filme mas também a pedida ideal para assistir após um dia frustrante. 

Nota 9 - muito bom 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!