Com amor, Anthony - Lisa Genova

sexta-feira, maio 25, 2018 0 Comments A+ a-


   A história de Olivia e Beth se passa na Ilha de Nantucket. Olivia vai para lá depois de perder o filho de 9 anos de idade. Beth havia se mudado há vários anos quando resolveu se casar com um morador da ilha, porém, nesse momento, ela vive uma crise quando o marido sai de casa para viver com outra mulher. O que une Beth e Olivia é Anthony, mas as duas mulheres mal se viram e não sabem da existência uma da outra.
    Quando foi escolhido para ser o livro do mês do qual participo, logo me chamou a atenção o fato de ser a história de uma criança autista. Mas, quando descobri (logo no começo) que o menino já havia morrido, desanimei um pouco. Pensei que o livro seria daqueles que parecem ser criados só para gente chorar, um Nicholas Sparks da vida. 
    Felizmente, estava errada. Sim, o livro é dramático e tem vários momentos que me tiraram lágrimas dos olhos mas Lisa Genova não força a barra. Tudo na história tem uma coerência e uma razão para acontecer em determinado momento. Até mesmo as recordações de Olivia do passado, algo que poderia ter ficado um pouco exagerado pela frequência em que acontece foi bem dosada nessa história. 
   Quando Beth começa a escrever uma história sob o ponto de vista de um menino autista, ela se inspira em uma criança que viu na praia há muitos anos atrás. Acontece que ela viu é o filho de Olivia, o que já cria um elo entre as personagens, mesmo que elas não se deem conta deste até quase o final do livro. Enquanto é consumida pela história de Anthony, Beth ainda tem que lidar com as filhas e com o ex-marido, Jimmy, que está com outra mas parece que não se desligou completamente da antiga família. Ou seria Beth que não se desligou dele?
   Gosto muito das partes do livro que são trechos do diário de Olivia porque dá para ter um ponto de vista mais intimo da situação e também se aproxima do que eu esperava do livro, que é entender como é o dia-a-dia de uma criança autista e como os pais lidam com isso. Os trechos "narrados" por Anthony começam bem chatos e repetitivos mas os dois ou três últimos também valeram bem a pena. Sobre a ultima mensagem de Anthony, aquela que encerra o livro, eu achei um tanto quanto expositiva demais; a autora parou de mostrar a ação e resolveu usar a suposta "razão da existência" de Anthony para justificar um desfecho de uma personagem. 

   Claro, eu chorei horrores nesse último capítulo. Mas uma parte de mim continua incomodada, talvez porque não gostei do que esse capítulo levou as duas personagens do livro a fazer. Principalmente o desfecho de Beth; entendo como ocorreu mas não sei se concordo 100% com o que essa personagem decidiu fazer. 
   Lisa Genova é autora de 'Para sempre Alice', um livro que eu não li do qual surgiu um filme que eu não assisti. Este livro conta a história de uma mãe que se vê com mal de alzheimer precoce e tem que lidar com isso, assim como toda a sua família. A autora também tem um livro chamado Nunca Mais Rachel que fala sobre lesão cerebral, segundo pesquisei. Ou seja, há um histórico e um padrão em seus livros. Isso quer dizer que leria todos os livros dessa autora só por ter gostado desse? Provavelmente não. 
   Indico Com amor, Anthony para os que gostam de livro mais dramáticos porém com um desenrolar mais lento. Não espere reviravoltas aqui mas sim momentos bonitos e que, caso você seja do tipo que chora lendo, podem te levar às lágrimas quando você menos espera. Eu, por exemplo, terminei o livro dentro do ônibus e não recomendo já que quem estava perto deve ter pensado que eu era uma doida chorona rs. 
   Enfim, dei nota 7,0 - o livro é ok, acho que vale a leitura se autismo é um tema que te interessa.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!