Amora - Natalia Borges Polesso

sexta-feira, maio 18, 2018 0 Comments A+ a-



 Amora é um livro de contos da autora Natalia Borges Polesso que foi publicado pela editora Dublinense em 2015. Comprei o livro em ebook meio que por impulso, em uma daquelas promoções loucas da Amazon.
O que todos os contos desse livro têm em comum? Todos falam de relacionamentos afetivos em diferentes estágios: alguns tem casais no começo de seus relacionamentos, outros abordam o fim. Há também aqueles livros que falam de momentos pontuais, como o primeiro amor ou a descoberta da sexualidade na adolescência. O que esses casais tem em comum, além do amor (ou desamor) entre eles? São casais formados por mulheres.

“A gente some e quer que as pessoas continuem aí, no mundo, para a gente. Como se fossem portos inertes, sempre à espera de um barco que ficou à deriva, sem leme, sem farol.”
Eu, que nunca tinha lido leitura brasileira com personagens homossexuais, achei muito interessante e realista a voz que a autora dá essas personagens homo ou bissexuais em seus contos. Em alguns momentos a escrita de Natalia entra num lirismo que pode ser muito bonito, ainda mais quando fala de casais que não deram certo. Mesmo assim, pessoalmente, prefiro os contos felizes que compõe essa reunião – por serem mais raros, talvez?
Amora, que é o conto que dá título ao livro, conta a história de uma menina em um tornei de xadrez; ela ganha a competição, mas, no mesmo dia, tem o que pensa ser sua primeira decepção amorosa. O tempo, porém, mostra que o primeiro amor da protagonista terá um aspecto muito mais feliz e sensível que um encontro com um menino que a confundiu com outro menino. Amora é um dos contos mais singelos do livro; uma daquelas histórias que você termina com um suspiro e um sorriso no rosto.

“No entanto, era um descolamento, a sensação de não pertencer a lugar nenhum.”
Outro conto que me chamou a atenção foi ‘Dramaturgia Hemética’ que consiste em uma troca de email entre duas mulheres. Gosto muito porque você começa imaginando uma coisa e, quando vê, é tão enganado quanto àquela personagem que recebeu os e-mails de madrugada. Um resumo desse conto é o primeiro trecho que selecionei para essa resenha – algumas pessoas acham que as outras tem que estar sempre a disposição enquanto elas fazem o que quiserem.

“E eu tenho vontade de mergulhar para me curar do amor que ainda não tenho e não sentir a saudade que nem existe.”
Para quem indicar ‘Amora’? Para quem gosta de prosa bonita, com figuras de linguagem e sentimento. E para quem gosta de contos que falam sobre relacionamentos amorosos (ou pseudo amorosos). Como todo livro de contos, é bom ir degustando as histórias sem pressa, para não cair naquela de ler apenas por ler. No caso de amora os contos são curtinhos, dá para ler ao menos uns dois ou três por vez – mais que isso não recomendo, é desperdício de boas histórias numa única tacada.
Nota 8- bom livro.





Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!