The Post - A Guerra Secreta (Review) #Oscar2018

domingo, março 04, 2018 1 Comments A+ a-


   Após a morte do marido Kat Graham se torna a dona do Washington Post, jornal que está em sua família há anos. Kat se prepara para abrir o capital do jornal no mercado de ações e, ao mesmo tempo, tem que lidar contra o descrédito por parte de seu próprio conselho, que não acredita que ela, uma mulher, tem força para liderar o negócio. Estamos na década de 70, afinal, e as mulheres ainda tinham um longa caminho a percorrer na busca por participação no mercado de trabalho. 
   The Post provavelmente será o último filme dos indicados ao Oscar que assistirei. Não só porque a premiação é hoje a noite mas porque não tenho muita vontade de assistir ao filme que falta, O Destino de Uma Nação. Talvez eu mude de ideia, talvez não mas, se esse for realmente o último filme, posso garantir que encerrei minha saga do Oscar com chave de Ouro.
   Steven Spielberg é um diretor premiado e aclamado tanto por crítica quanto pelo público e, nesse filme, coloca em ação mais uma vez a sua capacidade de contar histórias profundas e emocionantes. Meryl Streep e Tom Hanks tambéms dispensam comentários: É quase como se fosse um dream team realizando esse filme.


    The Post segue aquele roteiro Davi vs Golias ao contar a história desse - até então - pequeno jornal chamado Washington Post e sobre como eles acabaram sendo responsáveis por toda uma decisão da suprema corte envolvendo liberdade de imprensa. As informações que o jornal tem acesso provam que o governo americano não só interviu na política do Vietnã mas também continuou com a guerra mesmo sabendo que tinha poucas chances de ganhar. 
   Tom Hanks vive o editor-chefe do jornal e desempenha o papel de co-protagonista ao lado de Meryl Streep, que vive Kat Graham. A personagem vivida por Meryl tem um dos arcos mais interessantes da história, é nítida a mudança que vai se operando em sua pessoa ao longo do drama envolvendo a publicação (ou não) dos documentos secretos. Em um mundo rodeado por homens, Kat começa ansiosa e insegura mas vai, aos poucos, assumindo seu papel como dona de uma publicação. A mudança ocorre aos poucos mas um cena, perto do final, mostra que temos uma nova Kat, disposta a ignorar conselhos para fazer o que acredita ser o melhor para o seu jornal. Minha cena preferida dessa personagem ocorre no final, quando Kat está saindo do tribunal da Suprema Corte Americana.
   Obviamente The Post tem contornos políticos e sai em um momento em que se discute a liberdade de imprensa nos Estados Unidos, em meio a governo Trump. Aliás, Trump e Nixon tem algumas coisas em comum, como o fato de censurar a entrada de membros da imprensa à casa branca... Não é exclusividade desses dois presidentes, claro, mas é obvio que a discussão sobre imprensa da década de 70 que ocorre nesse filme tem muito haver com a discussão que ocorre hoje.


   Uma das coisas que mais gostei do filme foi como mostraram a relação entre políticos e jornalistas. O Whashington Post, sendo um jornal da capital dos Estados Unidos, tinha tudo para ser um dos mais argutos jornais do países, estando as notícias políticas praticamente no seu quintal. O que acontecia, no entanto, era uma relação de comadres entre a imprensa e o governo, que fez com que o Post permanecesse por anos como um jornal menor.
   O relacionamento vergonhoso entre imprensa e governo pode ser aplicado aos dias atuais, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Dá para acreditar que todo o escândalo da Lava Jato foi revelado pela polícia e não pela imprensa? Onde estão os jornalistas dos dias atuais que deveriam estar cobrando e espezinhando políticos?
   Claro, ainda existem bons jornalistas, que acreditam no trabalho e na liberdade. À eles, e a todos que querem um filme jornalístico inspirador, indico "The Post".
   Nota 9 - muito bom

|TRAILER|


Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

1 comentários:

Write comentários
Unknown
AUTHOR
5 de dezembro de 2018 às 21:10 delete

O filme que você recomenda é muito bom. Quando leio que um filme será baseado em fatos reais, automaticamente chama a minha atenção. A verdade me surpreendeu desde que eu li o resumo de The Post filme e amei quando eu vi o filme no cinema. É um dos melhores filmes de drama , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Fiquei surpresa com o trabalho de Tom Hanks. Agora é um filme que se converteu em um dos meus preferidos. Recomendo a todos.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!