Filme Lady Bird (Review) #Oscar2018

sexta-feira, janeiro 12, 2018 0 Comments A+ a-

  
    Christine "Lady Bird" McPherson é uma adolescente de 17 anos, em seu último ano escolar. O filme acompanha sua vida em Sacramento e fala um pouco do relacionamento complicado que Lady Bird tem com a mãe, além de todas aquelas angústias adolescentes (crushes, onde fazer a faculdade etc).
   Eu queria assistir a esse filme já faz um tempo, por causa dos comentários que ouvi a respeito. Surpreendente, embora tenho lido bastante comentários positivos sobre o filme, eu não fazia ideia sobre o que era Lady Bird. Até me surpreendi quando vi que era uma história até bem prosaica.
   No começo não gostei muito da personagem principal mas, aos poucos, consegui resgatar o meu eu adolescente e entender um pouco mais seus dramas e atitudes (embora nem sempre tenha concordado). Mas, como um filme que mostra a passagem do personagem principal da adolescência para a vida adulta, nós vemos aqui muitos erros antes de acontecerem os acertos.

   Sei que esse é um filme que pode ser considerado leve, já que não carrega no drama mesmo quando conta histórias dramáticas. Mesmo assim me emocionei com essa história, embora contra a minha vontade. Eu tive vontade de chorar em vários momentos do filme (eu sei que é uma comédia-dramática mas eu sou assim, me deixem) e, no finalzinho, não consegui não me emocionar. 
    Um dos motivos que me fez chorar foi a amizade entre a protagonista e Julie, sua melhor amiga. A amizade delas é tão natural e sincera que foi impossível não me emocionar. Julie é um estudante gordinha e tão outsider e maluca quanto Bird, as duas sempre juntas e se apoiando foi um dos melhores momentos do filme pra mim. 
     O principal motivo para eu ter perdido a dignidade durante esse filme foi devido ao relacionamento entre mãe e filha que é nele retratado. Por mais que briguem, discutem e tudo mais, o amor está em cada cena entre essas duas. Mérito das atrizes, claro, mas também do roteiro que escreve uma história que parece real. Não me surpreenderia descobrir que foi inspirado nas experiências de adolescência de algum dos roteiristas.   
      Não há muito a ser falado sobre a trama, acho mais legal que a pessoa que for assistir ao filme acompanhe tudo meio sem saber. Não que haja algum plot twist ou coisa do gênero - o filme conta a passagem de Lady Bird da adolescência para a vida adulta. E fala um pouco sobre o quanto demoramos a reconhecer o que nossos pais fizeram por nós, ou como a maioria só reconhece depois de mais velhos. 
   Personagens reais e humanos, trama que consegue ser engraçada e dramática, profunda e superficial. Mais uma história sobre relações familiares que você tem que assistir, nem que seja para sentir aquele quentinho no coração depois.
    Acho que desde "Pequena Miss Sunshine" não tinha visto um filme tão delicado e que tivesse me emocionado tanto.
      Nota 9 - muito bom, assistam!

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!