Star Wars: Os últimos jedi (Review) #EpisodioVIII

sábado, dezembro 16, 2017 1 Comments A+ a-



Post sem spoilers. 


      Antes de assistir Os últimos jedi elaborei muitas teorias a respeito, desde um "quem será que perde a mão" até "será que Rey vai pro lado negro" e "quem são os pais dela". Mas, por mais que eu pensasse em várias possibilidades, ainda consegui me surpreender bastante com algumas cenas e situações.
    Se, ao assistir o episódio VII, tive a sensação de que estava vendo uma releitura do episódio IV, esse episódio VIII não é nada parecido com os outros filmes. Há até algumas referências ao meu filme favorito da trilogia clássica, O retorno de jedi, mas, no geral, é algo nunca visto antes na franquia.

    Longe de se prender ao Canon da série, Os últimos jedi não tem medo de ousar e brincar com tudo o que conhecemos sobre a força. Até onde vai esse poder? Acho que nunca vi uma história de star wars que explore isso tão bem e que se utilize até de não-jedi para ilustrar esse fato.
    Indo para os personagens, desde o primeiro filme gosto muito da Rey mas, nesse filme, gostei ainda mais. Tanto ela quanto os outros novos personagens tem um amadurecimento perceptível nesse segundo filme. Poe, Finn e até mesmo Kylo Ren tem arcos de crescimento bem interessante e, se ainda tenho algumas dúvidas sobre a exata função de Finn nessa história, ao menos posso dizer que ele teve muito mais protagonismo nesse filme.


    Eu nunca escondi minha predileção pelo lado negro. Anakin Skywalker é um dos meus personagens favoritos, então daí você já vê. Mas, em O despertar da força , não consegui simpatizar com Kylo Ren. Não só pelo o que ele fez no final do primeiro filme mas por ser um personagem que não parecia ter tanta profundidade/complexidade de um Darth Vader.
    Felizmente isso foi corrigido em Os últimos jedi. A primeiro mudança foi parar de tentarem criar uma fachada new-Vader para o personagem, a segunda foi explicar como o filho de Han e Leia se tornou esse grande fdp. Eu consegui ter empatia pelo jovem Ben Solo e até mesmo compreender algumas de suas atitudes. Claro, ainda não perdoo aquela morte no final do episódio VII, mas acertaram aqui em considerar o papel do mestre dele em toda essa guinada para o lado negro.
    Falando em mestre vamos falar de Luke, que está muito diferente nesse filme. Adeus ao jovem cheio de sonhos e esperanças de Uma nova esperança, olá a um senhor questionando suas escolhas de vida e que desistiu da galáxia. Vejo muita gente reclamando que Luke estava chato aqui, mas chato mesmo é você manter um personagem sempre do mesmo jeito e ignorar todos os 30 anos que se passaram entre a última aparição dele e essa.

    Leia também esta diferente, como vimos no primeiro filme dessa nova trilogia. Mais velha, mais conectada com a força. Tanto ela quanto Luke estão nessa história não apenas para "passar o bastão" mas para mostrar valores como coragem, paciência e sacrifício. Eu me emocionei em vários momentos do filme e Luke e Leia estão em pelo menos um desses momentos.
    Por fim, quero dizer que entendo as críticas à trama. Realmente, o roteiro tem alguns momentos bem confusos e BB-8 elevou o uso de robôs para salvar o dia a um novo patamar. Chewbacca poderia ser melhor aproveitado, R2D2 perdeu espaço e o que o personagem do Benicio Del Toro fez realmente naquele final?

    Eu vejo esses problemas mas também vejo um filme emocionante da minha franquia favorita, cheio de personagens cativantes e apaixonantes e que me fez rir e chorar por 2h30 sem que, em nenhum momento, eu ficasse pensando na duração do filme, tamanha a imersão que tive na história. Vejo uma história que conseguiu homenagear o original através de cenas similares e diálogos, além de ter retomado a inserção de novas criaturas - algo que o George Lucas sempre fez mas que tinha ficado um pouco de lado - mas que também não tem receios de ousar, criar e explorar até onde pode ser levado o poder da força e os personagens. 

    Aqueles que estão pedindo algo mais de Star Wars estão precisando re-assistir os filmes anteriores: sempre foi aquele novelão cheio de emoção, aventura e drama. Dessa vez o diretor resolveu explorar outro tipo de situação, mas o Star Wars raiz ainda está lá.
    Assim como a esperança. Afinal é sobre isso que esses filmes falam.

 Nota 9 - muito bom.

 P. S.: quero uma camiseta da Rey
 P.S.2: uma cena de lutas de sabre tão phoda que o filme poderia ter acabado ali  mesmo.


|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

1 comentários:

Write comentários
Unknown
AUTHOR
1 de junho de 2018 às 14:40 delete

Obrigado pela sua resenha sobre o filme, eu gostei muito. Não tive tempo de ver, mas pelo o que estou lendo e escutando, tem muitas boas críticas, sobre tudo pela maneira em que o Star Wars e uma filem com uma incrível historia por que além das cenas cheias de ação extrema e efeitos especiais realmente teve um roteiro decente, por isso comecei a procurar informação desta produção. Também fiquei muito surpresa quando vi Tom Hardy participando neste filme, a verdade é que ele é meu ator favorito, não há filme que não me deixe satisfeito. Sou fã de Tom Hardy filmografia, porque este ator tem uma essência muito particular para mostrar sua trabahlo. Admiro sua maneira de atuar porque ele sempre me surpreende com a adaptação às suas perosnajes, esta série não é a exceção. Tem muito estilo e personalidade, tem tantos bons filmes, mas esse ressalta sobre os demais.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!