Filmes O Iluminado, À sombra do Medo e Jogo Perigoso (DIRETO AO PONTO #024)

sexta-feira, dezembro 08, 2017 0 Comments A+ a-

O Iluminado

Ano: 1980
Atores / Atrizes: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
Diretor: Stanley Kubrick
Opinião: Desde que li "O Iluminado" de Stephen King tenho vontade de conhecer essa adaptação cinematográfica. Apesar de Kubrick ter sido achincalhado pelo autor devido as alterações que fez com relação ao livro, o filme permanece até hoje como um dos clássicos do gênero terror.
A história do Hotel Overlock é um pouco deixada de lado aqui, o foco é mais para o conflito no núcleo familiar: O pai Jack, a mãe e o filho Danny. Uma das maiores mudanças no filme é a personalidade de Jack, aqui já exposto como um maníaco logo nas primeiras cenas. A mãe é transformada aqui numa criatura tão submissa é patética que até seu nome eu esqueci. 
Cena: Creio que a cena mais icônica do filme, em que Jack Nicholson quebra a porta com um machado, é a também a minha favorita. Há também a cena final, que gosto porque é o mais perto que Kubrick chegou de fazer algum tipo de paralelo entre a loucura de Jack e o Hotel. 
Nota: 7,5  - o filme é okay e tem algumas cenas realmente boas. Mas não consegui gostar tanto dele enquanto adaptação, por isso a nota um pouco baixa. 


À sombra do medo

Ano: 2016
Atores / Atrizes: Avin Manshadi, Narges Rashidi, Arash Marandi, Bobby Naderi etc.
Diretor: Babak Anvari
Opinião: na década de 80, mãe e filha ficam confinadas em um apartamento no Irã. O país está em guerra, todos estão deixando a cidade mas a mãe se recusa a deixar  o lugar e elas acabam. Ficando por lá mesmo, indo para o porão todas as vezes que ouvem o início das bombas. Quando a boneca da semana some coisas estranhas passam a ocorrer e uma presença sobrenatural é cogitada. 
Esse é um filme de terror iraniano, que fala sobre djin, ou gênios, ser que faz parte da mitologia árabe. Se eu entendi bem, os djin são meio como os demônios dos cristãos, mas estão atrelados aos elementos - no caso do djin do filme, o elemento é o ar. 
 Apesar do orçamento visivelmente limitado, À sombra do medo é muito bem dirigido e tem um clima bacana de suspense, com algumas cenas que assustam e dão muito medo. Além disso o pano de fundo histórico (a história de passa no pós revolução cultural do Irã) enriquece ainda mais a trama, abrindo questionamentos sobre o que significa todas essas visões com djin. 
Cena: todas as cenas que envolvem a personagem acordando de madrugada e nos mata do coração de susto. 
Nota: 9 - muito bom, recomendo. 




Jogo Perigoso

Ano: 2017
Atores / Atrizes: Bruce Greenwood, Carel Struycken, Carla Gugino etc.
Diretor: Mike Flanagan
Opinião: Mais um filme baseado na obra se Stephen King, Jogo Perigoso conta a história de um casal que vai passar um fim de semana romântico em uma casa de campo. Gerald, o marido, sugere algemar a esposa na cama com algemas e ela topa. Mas algo acontece e a mulher acaba tendo que lutar por sua vida. 
Achei esse filme um típico King, isto é, uma história que tem suas doses de terror mas que também possui algo aterrorizante. Esse filme não dá muito medo mas é uma angústia imensa acompanhar a história da personagem principal. 
Único porém é que, em determinado ponto, resolvem explicar demais o que aconteceu e isso fez com que a história ficasse menos interessante. Parece que alguém não soube a hora de parar de narrar os acontecimentos e isso prejudicou o filme. 
Cena: o filme tem algumas cenas bem incômodas, como a do eclipse e quando a personagem principal resolve por em prática um plano insano para escapar. Não posso dizer que gosto de nenhum desses momentos, mas são os mais marcantes. 
Menos impactante mas mais querido por mim é a última cena da história. Essa sim me passou um pouco de esperança. 
Nota: 7,5 - o filme é OK mas tirei meio ponto pelo final muito auto explicativo. 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!