Filme: Dunkirk (Review) #Oscar2018

sexta-feira, agosto 18, 2017 0 Comments A+ a-


   Christopher Nolan quer mesmo um Oscar. Essa foi a primeira coisa que pensei quando comecei a assistir Dunkirk, último filme da diretor, que também é roteirizado por ele. Afinal, porque fazer uma história sobre uma operação de resgate que ocorreu logo após uma das piores derrotas inglesas na Segunda Guerra Mundial
   O próprio tema da segunda guerra é sempre um dos favoritos a serem premiados mas, ao pegar uma história pouco explorada e com ares de tragédia, Nolan mostrou que não está pra brincadeira - Ele quer mesmo um Oscar.    Tecnicamente, Dunkirk é mesmo digno de reconhecimento: os efeitos sonoros despertam uma série de emoções e fazem com quem assiste ao filme se sinta no meio daquela situação desesperadora. A fotografia, também é impecável: há belíssimas cenas tanto em terra, quanto no mar e no ar - algumas delas tão lindas que seria possível fazer um quadro.
   Como eu disse, a história se passa em três cenários: mar, terra e ar. Em cada um desses "cenários" há um grupo de personagens com um propósito diferente. Os da terra querem sair de Dunkirk, os do mas chegar até lá. Já os aviões querem proteger os soldados que estão abaixo do ataque dos alemães, o que se mostra uma tarefa difícil devido a superioridade numérica desses.
   Alternando entre esses três ponto de vista, nem sempre de forma 100% linear e priorizando a narrativa do soldado inglês que quer sair de Dunkirk, Nolan vai construindo aquele que (para muitos) é o melhor filme de sua carreira. Se é mesmo? O tempo dirá. 
  Acho que o único aspecto que ficou um pouco aquém foi o desenvolvimento emocional/psicológico dos personagens. Talvez seja o roteiro, talvez certo distanciamento ao narrar a história mas, embora tenha me sentido angustiada em vários momentos (a ponto de, literalmente, roer as unhas) não me senti particularmente emocionada em nenhuma cena, nem mesmo com algumas mortes de alguns personagens ou o desfecho melancólico de um outro.    

    A impressão que eu tive, ao deixar o cinema, foi de ter assistido a um filme bem bonito e interessante mas em um nível puramente intelectual. Não sei se essa é a sua praia (sem trocadilhos) mas, se quiser assistir a um filme que tem tudo para receber alguns prêmios em 2018, recomendo Dunkirk.
   Nota 9 - um filme muito bom

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!