As Aventuras do Bom Soldado Svejk - Jaroslav Hašek (ou: finalmente terminei o Livrada 2016!)

sexta-feira, março 10, 2017 0 Comments A+ a-


   Um calhamaço de mais de 688 e tantas páginas que, mesmo contando sobre as "aventuras de um soldado" não mostra uma única batalha. Eis "As Aventuras do Soldado Svejk" escrito pelo autor checo Jaroslav Hašek com base em suas próprias experiências na primeira guerra mundial. A história gira em torno desse personagem principal que, seja porque é muito esperto e dissimulado, seja porque é uma verdadeira mula, acaba se metendo nas improváveis e hilárias situações - e conseguindo se safar de todas elas.
   Esse era um livro que eu tinha grande vontade de ler desde o início do "Desafio Livrada" mas acabou que foi o último dos livros desse desafio que li. Aliás, essa palavra parece a mais ideal para descrever minha experiência de leitura, uma vez que acompanhar as peripécias desse soldado foi um dos esforços (literários) mais hercúleos que já fiz na minha vida. Para vocês terem uma ideia: Comecei a ler esse livro em setembro de 2016 e terminei somente no final de janeiro de 2017, após jurar para mim mesma que iria terminar esse livro ainda no ano passado. 
   Talvez, quando você tenha visto ou ouvido falar desse livro, alguém tenha lhe dito que se trata de uma história muito divertida e bem humorada e que esse é um livro muito gostoso de ler. Longe de mim dizer que as pessoas que pensam assim estão erradas - realmente o autor parece querer que o riso seja a resposta do leitor as peripécias do personagem. Mas o que acontece quando o humor que há nas páginas de um calhamaço de quase 700 páginas não é o humor que o leitor se identifica ou acha engraçado? Foi o que aconteceu comigo. 

   Não que o livro seja de todo maçante. Até dei uma ou duas risadas em alguns momentos mas as histórias me parecem tão repetitivas que logo foram perdendo a graça. O humor de Hasek, além de apresentar o pior tipo de pessoa possível para dialogar com Svejk, consiste em fazer com que os personagens comecem a narrar "causos" absurdos enquanto dialogam entre si. Então é uma história e cada personagem que fala entre si vai contando outra história e assim vai até que o assunto principal retorna e é resolvido de forma abrupta. 
   Acompanhando Svejk desde o início, em seu alistamento, até todo o percurso que o mesmo faz para chegar até o local da guerra na companhia de seu batalhão, sinto um misto de admiração, por aquilo que Hasek estava tentando fazer (que é mostrar os absurdos e mazelas da Primeira Guerra Mundial pelo ponto de vista do povo checo e utilizando humor) e aquilo o que ele me passou, um bando de pessoas horríveis dizendo e fazendo coisas tão horríveis que parece até engraçado. 

   Foi muito difícil persistir nessa leitura e, quando cheguei ao final, acabei por receber outro golpe: O livro não tem final. O autor faleceu antes de concluir a história então tudo termina em meio a outro diálogo absurdo - ficamos sem saber até onde iria nos levar aquele aqueles momentos, se pessoas iriam morrer ou se a guerra iria mesmo acontecer para esses personagens. Tudo acaba de um momento para outro e não temos resposta alguma do que significava toda essa trama meio sem sentido. 
   Se você gosta de um humor seco e pautado no pior do ser humano, se quer conhecer algum ponto de vista diferente da Primeira Guerra Mundial ou ainda, se pretende ler alguma coisa que te faça conhecer melhor a cultura checa, leia "As Aventuras do Soldado Svejk". Caso contrário, não recomendo a leitura. 
   Nota 6 - não gostei 

DECLARO AQUI ENCERRADO O DESAFIO LIVRADA 2016! Um beijo para quem achou que eu não ia conseguir! 
   

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!