|Direto ao Ponto #013| Shakespeare, Homero e Hemingway

sexta-feira, dezembro 02, 2016 0 Comments A+ a-


Direto ao ponto é uma coluna do blog em que falo rapidamente sobre 3 livros ou filmes que assisti/li recentemente. Para ler outras postagens iguais a essa, CLIQUE AQUI

Nome do livro: Odisseia
Autor: Homero
Ano: 2011   /   Formato: LIVRO
Editora: Saraiva de bolso
Opinião: Já tinha lido uma versão infanto-juvenil desse livro, adaptada pela Ruth Rocha, e na ocasião com 9/10 anos, essa história já tinha se tornado uma das minhas favoritas. Anos depois, a versão original, sem cortes e sensibilizações e totalmente em versos se mostrou um desafio maior, mas recompensador. A história de Odisseu (Ulisses), que fica 20 anos longe da sua amada Itaca e passa por vários perrengues para retornar para a esposa Penelope e o para o filho Telemaco me conquistou uma vez mais, ainda que eu tenha pensado em abandonar esse livro várias vezes devido a minha dificuldade para lê-lo. Mas a trama falou mais forte pois contem tudo o que um livro precisa, aventura/drama/romance/ação... E com um desfecho inesquecível. 
Cena: Gosto da vingança de Odisseu junto aos pretendentes, apesar de ser uma cena bem forte, cheia de sangue. Outra das minhas cenas favoritas é a que conta a primeira noite de Odisseu e Penelope depois de tantos anos, em que eles contam um ao outro tudo o que passaram "sem esconder nada". Para mim é um dos momentos mais românticos do livro (se não o único). 
Sim, o livro é machista de cabo a rabo e os personagens que deveriam ser 'mocinhos' agem de acordo com uma ética duvidosa mas hei: não é justo julgar um livro escrito a mais de 2.000 anos atrás pelos nossos padrões atuais - uma contextualização é justa e necessária.
Nota:  Nota 9 - muito bom
|LEIA A SINOPSE NO SKOOB|


Nome do livro: Muito Barulho por Nada
Autor: Shakespeare
Ano: 2014   /   Formato: E-BOOK
Editora: Saraiva de Bolso
Opinião: Meu primeiro Shakespeare! Esse livro é bem rapidinho e divertido. É uma peça que conta a história de Claudio e Hero, apaixonados um pelo outro, que quase perdem a chance de serem felizes graças a Dom João, um nobre sórdido e cruel. Paralelo a isso temos Benedito e Beatriz, este amigo de Claudio e ela prima de Hero, que vivem as turras e discutindo mas que são, secretamente, apaixonados um pelo outro. 
Gostei muito desse primeiro contato com Shakespeare principalmente pelos diálogos. Achei que a trama iria se arrastar em determinado momento mas não, o seu desenrolar seguiu o mesmo ritmo do restante da peça.
Cena: Gosto muito dos diálogos entre Beatriz e Benedito, os meus personagens favoritos, por isso minha cena favorita é quando eles "concordam" em casar um com o outro.
Nota: 9 - muito bom, apesar de rápido.

|LEIA A SINOPSE NO SKOOB|




Nome do livro: O velho e O mar
Autor: Ernest Hemingway
Ano: 2011   /   Formato: livro
Editora: Bertrand Brasil
Opinião:
|ESSE LIVRO FAZ PARTE DO DESAFIO LIVRADA. PARA CONHECER MAIS LIVROS DO DESAFIO CLIQUE AQUI|


 Santiago é um pescador que vive numa Cuba pré-revolução. Todos os dias ele pega o seu barco a vela e vai pescar em alto-mar. Porém já faz mais de 80 dias que Santiago não pega um peixe sequer. 
O livro narra então o 85º dia de pesca de Santiago. Ele tem certeza de que fisgará um peixe naquele momento e, como vemos, tem toda razão. O que ele não espera é que um simples peixe lhe dê tanto trabalho. 
É meu primeiro contato com Hemingway e se por um lado gostei de sua escrita reflexiva porém simples e despretensiosa, por outro lado achei a história do livro meio maçante. É um dia de pescaria de um velho e, por mais que aconteçam uma porção de coisas, é cansativo ver Santiago falar sozinho e repetir várias vezes ao longo da história as mesmas coisas. Eu gosto de histórias que se passam no mar mas esta não me cativou muito. 
Embora tenha achado a escrita do autor interessante e visto a beleza e a delicadeza na metáfora que esta trama representa, não é um livro que me tornou fã de Hemingway como  foi com "O grande Gatsby" de Fitzgerald. 
Cena: Sem spoilers mas acho o desfecho do livro muito bonito, embora um tanto melancólico. 
Nota:  nota 7 - um livro ok mas me deu vontade de conhecer mais obras do autor. 


Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!