|DIRETO AO PONTO #009| Cornélia Funke, Gustavo Ávila e Emily Murdoch

sexta-feira, julho 22, 2016 0 Comments A+ a-

Direto ao ponto é uma coluna do blog em que falo rapidamente sobre 3 livros ou filmes que assisti/li recentemente. Para ler outras postagens iguais a essa, CLIQUE AQUI

Nome do livro: Coração de Tinta

Autor: Cornelia Funke 
Ano: 2014   /   Formato: e-book
Editora: Companhia das Letras
Opinião: E se você pudesse trazer elementos de um livro que está lendo à vida? Esse é o dom de Mo, pai de Maggie, que consegue retirar desde moedas até personagens de carne e osso dos livros que lê. Mo esconde esse segredo de Maggie o quanto pode, pois o desaparecimento da mãe da menina está relacionado a esse dom dele.  
Um dia um estranho bate a porta e os três, Maggie, Mo e Dedo Empoeirado (o estranho) vão embarcar numa aventura perigosa, inesperada e cheia de mágica. 
Esse é um livro para ser lido sem pressa,  deixando que as páginas e os acontecimentos passem tranquilamente; só assim você conseguirá transpor as diversas páginas dessa história infanto-juvenil sem a sensação de o enredo está se arrastando.  
Na verdade somos nós que, mais velhos, não temos mais paciência para histórias contadas lentamente. É por isso que me senti com 12 anos lendo esse livro - sei que meu eu dessa idade teria amado essa história é encontrado conforto em personagens que amam tanto os livros e que só por isso, já parecem amigos íntimos. 
Cena:  eu gosto muito de todas as referências a livros que Coração de Tinta faz - desde "Senhor dos Anéis" até uma inscrição de uma abadia italiana que amaldiçoa quem pega livros e não devolve haha

Nota:  8 - um bom livro, embora não me veja lendo a continuação por enquanto.


Nome do livro: O sorriso da hiena
Autor: Gustavo Ávila
Ano: 2015   /   Formato: e-book
Editora: publicação própria
Opinião: Iniciei esse livro por indicação, como quem não quer nada, e gostei muito do que eu encontrei. Mais que um romance policial, temos aqui a história que analisa a natureza do ser humano, do que nos torna bons ou maus: ao impor a crianças de 8 anos o mesmo que lhe ocorreu quando tinha essa idade, a morte dos pais, o assassino quer tentar provar que não é responsável pela sua maldade, que o mundo lhe fez assim. E nós, leitores, é quem acompanhamos passo a passo desse plano doentio. 
Achei que a história levanta várias discussões interessantes e que o autor, Gustavo Ávila, sabe costurar a trama muito bem e tem uma escrita muito rica e cheia de momentos muito ricos visualmente e muito significativos. 
Infelizmente, achei que alguns personagens não foram tão bem aproveitados quanto deveriam. O detetive Arthur, por exemplo: no início ele parecia um Sherlock Holmes moderno mas, com o passar da história, ele se mostra bem ineficiente na sua busca pelo assassino. A amiga de Arthur, Bete, é outra personagem interessante que poderia ter tido mais destaque na trama.

Cena:  A cena em que se dá o tal "sorriso da hiena" dá arrepios, de tal visualmente impactante que é.
Nota:  7,5 - o livro é bom e traz discussões interessantes mas, como romance policial, senti que faltou algo - por isso tirei meio ponto.


Nome do livro: No coração da Floresta
Autor: Emily Murdoch 
Ano: 2015   /   Formato: e-book
Editora: Agir Now
Opinião: Carey é uma jovem de 15 14 anos que passou boa parte da vida escondida numa floresta junto da irmã e da mãe. Chocante, certo? A história desse livro, que comecei sem grandes pretensões, me chamou a atenção logo de cara. A situação em que a menina e a irmãzinha vivia era deplorável e, no entanto, nenhuma das duas queria sair de lá, mas são obrigadas a isso.
O livro é curtinho, tem menos de 300 páginas, e dá para ser lido bem rápido. Gostei da narrativa da autora, Emily Murdoch que me fez por um momento esquecer que eu estava lendo um YA. Infelizmente, quando Carey entra na escola, o drama todo da adaptação é um pouco ofuscado pela atração que Carey sente pelo primeiro garoto que vê. Literalmente
Cena:  A cena que eu vou citar é a cena que menos gostei do livro todo, o momento em que percebi que a novata autora tinha que melhorar muito ainda: toda a sequencia da festa é completamente irreal, além de ser difícil de compreender. Eu não sou capaz de dizer nem se os personagens principais nessa cena estavam de pé ou sentados, de tão ruim que é. 
Nota:  7,5 - o livro é bom e tem uma história que tinha tudo para ser muito boa, mas que acabou se perdendo entre a inexperiência da autora e a necessidade que as pessoas tem em colocar "casalzinho" em qualquer livro adolescente, só para aumentar as vendas. 

***

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!