|RESENHA|| Noites Brancas - Fiodor Dostoievski #DesafioLivrada2016

sexta-feira, fevereiro 19, 2016 0 Comments A+ a-


ESSE LIVRO FAZ PARTE DO DESAFIO LIVRADA 2016. Para conhecer outros livros do Desafio, CLIQUE AQUI .

  Essa novela de Dostoievski conta a história de um jovem (russo, claro) meio entediado com a vida e com as pessoas em geral, sem muitas razões para viver até que encontra uma moça chorando em uma ponte. Eles começam a conversar e contar suas vidas um para o outro - e acabam combinando de se encontrar naquele mesmo lugar, na noite seguinte.
   No passar de 4 noites (com um epílogo que se passa na manhã posterior a quarta noite), esse jovem se apaixona por Natienka (a moça) mas prefere guardar segredo por acreditar que a mocinha só o vê como amigo. Quando lemos o livro, temos muitas razões para concordar com o narrador-protagonista mas não vou entrar em detalhes aqui já que a história é bem curta, fica melhor ler sem tantas revelações no enredo. 
   Nunca tinha lido nada desse autor e li que esse era uma ótima história para se começar na obra de Dostoievski. Depois que li esse livro, até pensei em fazer um projeto para ler e resenhar mais coisas desse autor, mas com o Desafio Livrada cheio de livros de muitas e muitas páginas achei melhor não me comprometer com mais coisa, sob o risco de não conseguir cumprir. 
   No início achei a escrita do autor meio confusa e pesada, mas logo me acostumei com as longas reflexões, com as exclamações, com as reticências no diálogo, com as referências a outros autores... E, depois que me acostumei, foi fácil devorar "Noites Brancas". É estranho que uma história tão curta tenha conseguido ser memorável ou até mesmo emocionar, mas foi o que aconteceu. Não sei se o jovem narrador tem nome (se tem não me recordo) mas é impossível não se simpatizar com ele durante a narrativa, não torcer para que toda essa situação, que mais parece ter saído de um filme romântico, tenha um final feliz. 
   Não quero revelar muito sobre o desfecho da trama, apenas direi que o achei muito coerente e gostei dele, apesar de tudo. Não poderia esperar algo muito diferente e acho que a forma como tudo terminou é que mantem o ar de sonho da trama, e por isso gostei, apesar de não ser o tipo de final que costumo apreciar. 
   Indico esse livro para os que querem ter o primeiro contato com o autor e para aqueles que buscam uma novela interessante, com diálogos bem filosóficos e algo de romantismo. O próximo livro que pretendo de Dostoievski é 'Um jogador', mas não sei quando, já que preciso ainda comprar a edição da Ed. 34, que é a única traduzida diretamente do russo. 
   Enfim, minha nota 8 - um bom livro

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!