|FILME| O regresso (Resenha / Review) #Oscar2016

sexta-feira, fevereiro 12, 2016 0 Comments A+ a-

  
  Pai e filho no meio da floresta, cercado por ambiente hostil: a natureza, os índios inimigos, os homens de outra nacionalidade e até mesmo os próprios colegas, todos parecem estar contra esses personagens, principalmente devido a origem mestiça do garoto. Baseado em fatos reais, "O Regresso" conta a história de Hugh Glass, um dos primeiros exploradores americanos e sua luta pela sobrevivência. 
   Nunca vi um personagem se ferrar tanto e, um filme ou, se vi, não me lembro. Temos aqui um personagem em circunstâncias totalmente desfavoráveis, em um ambiente inóspito e sem esperança de "resgate" - Ninguém salvará Glass, cabe a ele salvar a si mesmo. Mas, ao longo do filme, conforme as coisas ruins vão acontecendo de novo e de novo e de novo  o expectador começa a duvidar dessa capacidade de sobrevivência e superação do personagem. Simplesmente não parece possível que ele escape de tudo o que acontece - e será que escapa mesmo?
   Comecei a assistir esse filme com um pé atrás por causa do diretor, Alejandro Iñárritu. Detestei Birdman com todas as minhas forças, tanto que jamais assistiria algo desse cara de novo. Mas o que não faço pelo Oscar?
   Essa foi uma sábia decisão da minha parte. O estilo diferente com que Iñárritu narra suas histórias combina com essa história: sua filmagem, que muitas vezes lembra um daqueles documentários de guerra, cheio de coices e num tom cru que nos coloca com a mesma visão do personagem, mesmo sem utilizar a primeira pessoa, fez com que me sentisse cada vez mais angustiada com a situação de Glass e com os acontecimentos.
   A trama em si tem poucos diálogos e algumas cenas meio surreais, decorrente das alucinações do personagem, mas nem elas tiram o interesse da história. É um drama sobre sobrevivência mas também sobre vingança e amor - nos faz pensar o que é mais cruel: a natureza ou o homem.
   Isso é porque ainda não falei das interpretações. Tom Hardy está impecável como o odioso Fitzgerald, o antagonista de Glass na história. Tanto a interpretação quanto a caracterização tornaram o ator irreconhecível, a não ser pela voz. Leonardo Di Caprio novamente brilha como o protagonista dessa história, num papel com poucas falas que exige grande atuação corporal e facial, que o ator entrega com intensidade. Como vão conseguir negar o Oscar para Di Caprio dessa vez? Os segundos finais parecem concordar comigo: é como se ator e personagem fossem um só, desafiando o destino, as circunstâncias e até mesmo os expectadores - mostrando que desta vez está pronto para ganhar. 
   Indico para os que querem acompanhar um show de performance incríveis e uma trama poderosa, com linda fotografia (o filme foi gravado ao ar livre, só com iluminação natural) mas com cenas difíceis de acompanhar. Não é uma trama espetacular masl, pelas atuações e sentimentos que causa merece um 8 - um bom filme

O Regresso está indicado ao Oscar 2016 nas categorias: Melhor filme, Melhor Ator (Leonardo Di Caprio), Melhor Diretor (Iñárritu), Melhor Ator Coadjuvante (Tom Hardy), Melhor Fotografia, Melhor Figurino etc. 


|TRAILER| 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!