|RESENHA| O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger

sexta-feira, janeiro 15, 2016 0 Comments A+ a-

    
 Holden Caulfield é um jovem de 16 anos que repetiu de ano. Ele sai do internato em que esta(va) morando durante aquele ano e volta para a casa mais cedo mas, como não quer dizer aos pais que repetiu de novo, ele resolve ficar em um hotel até quarta feira (ele sai do internato no domingo) pois até lá seus pais já terão recebido e lido a carta do colégio. 
   O que vemos em O apanhador no campo de Centeio é o que se passa na vida de Holden durante esses 4 dias em que ele sai do colégio e não sai para a casa. A primeira coisa que sabemos, ao iniciar o livro, é que ao final desses 4 dias ele teve uma crise nervosa e foi internado. Daí já se esperava "altas confusões" e elas de fato ocorrem (tudo meio inofensivo na verdade). Como é típico de narrativas em primeira pessoa, os fatos são permeados de reflexões sobre a vida, o universo e tudo o mais que o Holden faz enquanto nos conta o que aconteceu.
   Não dá para dizer que gostei do Holden como personagem, já que ele é um adolescente típico de 16 anos. Vi uma resenha no skoob comparando esse livro a YAs e acho que concordo: Apanhador no Campo de Centeio é o avô dos livros Young Adults, mas narrado na perspectiva de um garoto (ele foi originalmente publicado na década de 50 por isso já é vovô). 
   Apesar da minha birrinha pelo Holden até que gostei do livro, é uma daqueles leituras rápidas porém inesquecíveis, do tipo que fica na sua mente mesmo depois de um tempo. Não por ter algo de chocante, é "só" um livro interessante, mais um que eu gostaria de ter lido quando mais jovem. 
   Em tempos: tanto pelo nome do personagem, quanto pela referência no inicio da história percebi que o livro dialoga com David Coperfield de Charles Dickens. Como não li o livro de Dickens não posso desenvolver isso melhor mas, por esses dois fatores que citei, tive essa impressão. 
 Minha parte favorita do livro foi justamente a que dá nome ao livro, quando Holden conta para a irmã o que gostaria de fazer quando fosse maior. Achei isso tocante de certa forma, principalmente quando consideramos o background do personagem, sua história de vida, perdendo o irmão tão jovem entre outras coisas. 
  Não só por esse livro ser um 'clássico' mas também por ser uma leitura interessante e (quase) inofensiva, recomendo esse livro para todos que curtem esse tipo de narrativa, quase um livro de memórias, porém voltado para um curto período de tempo. Acho que, mesmo tendo sido publicado a muitos anos muitas questões nessa história fariam com que os adolescentes se identificassem, além de ser narrado de uma forma toda peculiar, como se fosse um jovem mesmo escrevendo. 
   Dou nota 8 - é um bom livro. Gostei, mas não amei. 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!