|FILME| No Coração do Mar (Resenha / Review)

sexta-feira, janeiro 22, 2016 0 Comments A+ a-

   
   Owen Chase acha que vai ser promovido a capitão quando o chamam no escritório da industria de óleo de baleia para o qual trabalha. Qual não é sua surpresa ao ver-se relegado ao papel de "Primeiro Oficial", uma espécie de vice-capitão, em detrimento do inexperiente George Pollard, um homem que só foi nomeado capitão por influencias familiares. Com esse inicio nada promissor, não é de se estranhar que, em alto mar, a convivência acabe transformando esses dois em inimigos ferrenhos. Inimigos unidos por um único propósito: Conseguir a maior quantidade possível de óleo de baleia e encerrar a viagem o mais rápido possível. 
   É essa ambição desmedida que faz com que ambos decidam viajar até quase o outro lado do mundo e se deparar com um inimigo improvável: uma baleira branca gigantesca que está tão disposta a acabar com o navio e a tribulação quanto eles em acabar com ela. 
   A primeira coisa que precisa ser dita sobre esse filme é que, ao contrário do que eu pensava quando fui assisti-lo no cinema, "No Coração do Mar" não é uma adaptação do livro Moby Dick. O que se busca contar é uma história verídica, do naufrágio de um navio chamado Essex, que inspirou o próprio Meville a escrever o livro sobre a baleira gigantesca e albina. Logo, o filme é surpreendente e inédito tanto para quem leu Moby Dick, quanto para quem ainda não o leu. 
   O que poderia ser uma história maçante, afinal o filme inteiro se passa "No coração do mar", acaba se tornando uma narrativa tensa e dramática. Tensão essa causada tanto pela baleia, quanto pelo mar, sua imensidão e inclemência. Ao narrar uma história supostamente real de uma busca pela sobrevivência, o roteiro não tem medo de colocar a situação difícil que os marinheiros do Essex passaram. Esse é o filme em que Chris Hemsworth emagreceu vários quilos, então já podem imaginar que a coisa fica feia mais adiante - com direito até a umas situações tabus acontecendo, que podem chocar um ou outro expectador. 
Chase e Pollard
   Além da história, que é incrível, outra coisa que me chamou a atenção foi a atuação impecável de todo o elenco, principalmente Chris Hemsworth, que mostra aqui ser mais do que um rosto bonito. Quando você para para pensar que esses atores estavam muitas vezes em sets de filmagem confortáveis, cercados de fundo verde, se torna incrível que eles tenha conseguindo passar tão bem todo o drama da história. 
   Falando em efeitos visuais, gostei muito da forma com que a direção e fotografia fizeram para que conseguíssemos enxergar quão grande é a baleia, mesmo na imensidão do mar. A primeira vez que a cachalote branca aparece é um soco no estômago, confesso que senti o medo que os personagens deveriam estar experimentando. O fato do filme ter sido em 3D também colaborou para essa minha imersão na história. 
  Uma coisa que me incomodou nesse filme é ver que aqueles que deveriam ser os mocinhos da história são caçadores de baleia. A primeira vista achei difícil me simpatizar com esses personagens devido a suas ações mas, embora o filme não faça nada para suavizar a matança, é também possível contextualizar essa atitude no contexto em que eles viviam na época, quando o óleo de baleia era utilizado como matéria prima para lamparinas etc. 
Essa Moby Dick  baleia é grande pra dedéu
   Indico esse filme para todos aqueles que gostam de filmes de época ou que se passam no mar. Tenho algumas amigos que reclamaram da duração (mais de 2 horas) e do fato da trama se passar toda em um único ambiente, o mar. Mas eu fui uma daquelas que ao final do filme exclamou "já?!" porque queria ver mais da baleia, dos personagens, de tudo. 
    Com uma narrativa dramática mas interessante e efeitos visuais incríveis, No Coração do Mar acabou se tornando um dos melhores filmes que assisti em 2015 mas reconheço que nem todos gostariam do filme. Mas, se você quer uma boa história, No Coração do Mar é o filme certo para você. 
   Nota 9 - muito bom

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!