|RESENHA| Histórias Fantásticas - Adolfo Bioy Casares

sexta-feira, outubro 09, 2015 0 Comments A+ a-



   O livro "Histórias Fantásticas" contém uma reunião de 14 contos do escritor argentino Adolfo Bioy Casares (chamado de ABC a partir de agora na resenha), todos com temas que tenham algum aspecto fantástico. Como essa reunião foi feita após a morte do autor, há contos que foram escritos em diversos períodos de sua vida, o que é algo positivo se considerarmos a maior variedade de temas presentes nos textos mas também torna o livro bastante irregular (temos histórias excelentes, outras mais ou menos e 1 ou 2 passáveis). 

   Depois de ler Borges eu comecei a prestar mais atenção em autores fantásticos sul-americanos, então, quando vi esse autor  na biblioteca, resolvi pegar para ler durante o feriado do 7 de setembro. Conhecia ABC de nome, só sabia que era argentino e que escrevia histórias fantásticas, lendo o livro descobri que Casares não só foi amigo de Borges como também tem em seus textos influências do outro argentino. 
   Falando em Borges e Casares, tive a impressão de que ambos aparecem no conto "O perjúrio da neve": o personagem Oribe, que na história é um poeta, tem as características físicas de Borges e há um outro personagem na história, aquele que soluciona o mistério proposto, que assina justamente como ABC. Essa história, apesar de fantástica, tem uma trama mais focada na solução de um mistério do que no aspecto sobrenatural da coisa (embora um esteja atrelado ao outro). Na parte de trás do livro, a um pequeno texto que cita as influências do autor como sendo Borges, Poe e Conrad. Não conheço muito de Conrad, mas nesse conto há muito dos dois primeiros autores e o conto "Em memória de Paulina", com seu clima sombrio, me lembrou bastante Poe. 
   Ao mesmo tempo em que tem essas influências e que essas são perceptíveis no texto, também é possível ver a personalidade e estilo do autor em seus escritos. Sua forma de escrever me cativou totalmente, por ser ao mesmo tempo fácil e estimulante, interessante. Eu nunca sabia para onde ABC estava me levando mas também não me preocupei em adivinhar, apenas curti o passeio. Em seus contos, a trama é o aspecto principal: Personagens e lugares estão todos a serviço da trama,  não o contrário. Segundo o próprio Bioy Casares, a trama é o carro chefe da história e tudo o mais deve estar a seu serviço.
   Todos os contos são muito bem escritos, interessantes e gostosos de ler, mesmo que, como eu disse acima, a qualidade das tramas seja um tanto irregular, até mesmo a história com tramas mais fáceis ou previsíveis valem a pena ler, pela escrita do autor.  Como é impossível fazer comentários sobre todos os contos, mas posso citar entre meus favoritos:  "A trama Celeste", para mim o melhor conto do livro por tratar de um dos temas "fantásticos" preferidos (não posso dizer qual é o tema, pois isso só é revelado no final); "História Prodigiosa", que me lembrou as histórias que meu avô me contava quando eu era pequena, aqueles "causos" de arrepiar, que envolviam fé e a aparição de seres fantásticos; e "O atalho", cujo mote (ir para um lugar, parar em outro) é similar ao de "A trama celeste".  Embora haja outros contos que eu gostei, esses três contos acima são tão espetaculares que me fizeram ter vontade de ler mais coisas do autor. 
   Esse livro, que foi lançado pela editora Cosac Naify, conta no final com fotos do autor quando jovem (uma delas inclusive ao lado de Borges), breves comentários sobre os contos da edição e, no final, a bibliografia completa do autor, citando inclusive filmes que foram inspirados em suas obras. Nunca tinha lido nenhum livro da Cosac e achei essa preocupação com os detalhes e qualidade do trabalho apresentados acima da média. Meu único porém vai para os comentários que são feitos sobre os contos, alguns são interessantíssimos e muito úteis, mas outros são passáveis - uma ou duas coisas que li me deram a impressão de que o autor não leu o mesmo conto que eu, ou então escreveu qualquer coisa e não prestou atenção a história. 
   Enfim, tirando esse detalhe, essa é uma edição excelente de um livro muito bom. Eu peguei "Histórias Fantásticas" na biblioteca mas fiquei com vontade de comprar depois que o li, há histórias ali que gostaria de reler um dia. 
   Recomendo a todos que gostam do tema fantásticos e que queiram conhecer esse autor que é muito mais do que o "amigo do Borges", também é um excelente escritor. Nota 8,5 - se fossem só pelos contos que eu gostei eu poderia dar nota 10, por que o que eu gostei eu gostei muito, mas há contos fraquinhos, outros mais ou menos... Mesmo considerando isso, dá para dizer que é um livro muito bom.

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!