|FILME| Maze Runner - Prova de Fogo (Resenha / Review)

sexta-feira, outubro 02, 2015 0 Comments A+ a-

   
   Maze Runner- Prova de Fogo é a continuação do filme Maze Runner - Correr ou Morrer. O filme é inspirado numa série de livros homônima, e conta a história de um jovem, chamado Thomas que um dia acorda próximo a um gigantesco labirinto, sem saber quem é o que está fazendo ali.

   Se no primeiro filme vemos Thomas, Teresa e seus amigos descobrirem que fazem parte de um experimento para descobrir a cura de uma doença que se espalhou pela Terra quando toda a sua superfície foi queimada pelo Sol, em Maze Runner - Prova de Fogo, vemos esses jovens que acabaram de escapar das garras do laboratório que fazia os experimentos (conhecido como C.R.U.E.L.) conseguir abrigo junto a outra organização, aparente inócua. Mas, com o tempo vivendo naquele local, Thomas começa a desconfiar da bondade de Janson, o líder daquele "abrigo". 
  O início de Prova de Fogo tem muito do filme antecessor, com uma sucessão de cenas de ação atrás da outra e um clima de mistério que deixa o expectador ligado na tela. A começar por uma cena de fuga, logo somos jogados para uma sequencia no deserto que agora é a terra e, quando não podíamos imaginar que poderia ficar pior, surgem os Cranks. Cranks são os "zumbis" desse mundo, pessoas normais que, ao serem contaminadas com um vírus passam a apodrecer e a querer comer outras pessoas. 
   A cena em que eles fogem dos Cranks é uma das minhas sequencias favoritas do filme. Dá para ver nesse momento que todos do grupo são necessários, que mesmo Thomas e Teresa serem os "protagonistas" da história eles ainda precisam dos colegas para se manterem vivos, principalmente de Minho que é uma espécie de herói de ação mirim, sempre parecendo conseguir arranjar um jeito de escapar - e, de quebra, ajudando seus amigos a fazerem o mesmo. O problema é que Minho é azarado pra caramba... sem detalhes, mas até um raio chega a acertar o nosso colega. 
Cranks everywhere
   Infelizmente, depois dessa fuga cinematográfica dos Cranks o filme perde a força. Se no primeiro havia o perigo eminente em cada curva, no segundo filme o deserto se torna uma arena mais plácida. Embora não menos perigoso, não tem o mesmo apelo e, as cenas passadas nesse local, fizeram com que a história perdesse o fôlego e passasse a ficar um tanto repetitiva.
   Mesmo não tendo lido o livro, pelos personagens e história imaginei que se tratasse de (mais um) YA distópico. Meu palpite ficou mais forte nesse segundo filme, já que aqui temos o surgimento do famoso triângulo amoroso, que é tradicional nessas histórias: Brenda, uma espécie de bad-girl do deserto, promete abalar os sentimentos de Thomas por Teresa. Não sei vocês mas, desde que a vi, sou team Brenda
   Mas voltando ao filme, apesar das cenas de ação e momentos de "emoção", foi realmente uma história que não me impressionou muito. Ouvi muitas reclamações sobre o roteiro da parte de pessoas que leram o livro e, embora achem algumas delas meio absurdas (COMO SERIA POSSÍVEL RETRATAR EM TELA UMA LIGAÇÃO PSÍQUICA, GÊNIOS?!) tive a impressão de que os roteiristas "picotaram" a história, fazendo com que ela carecesse de sentido. Tudo pareceu um pouco avulso e sem propósito nas cenas e nos diálogos... Se você que está lendo essa resenha leu o livro, por favor me diga se a segunda história tem esse mesmo problema. 
   Falando em problemas, o final foi o maior de todos. A história já ia mal para mim, mas o desfecho me deixou muito irritada... Sabe quando você sai do cinema na expectativa para saber o que vai acontecer? Então, não foi bem isso que aconteceu em quanto assistia 'Prova de Fogo'. Assistirei ao próximo, sim, mas mais por raiva de saber como terminará essa joça do que por algum interesse real (sério, o que vocês fizeram com meu personagem favorito?!). É tipo o que eu senti lendo "Em chamas": se Prova de Fogo fosse um livro, certamente teria sido jogado na parede (como 'Em Chamas' foi - ironicamente, eu adorei esse filme). 
   Enfim, indico o filme se você já assistiu ao primeiro (você quer saber como termina, certo?) mas não estou mais tão empolgada com essa série. Espero que o terceiro filme seja melhor, sinceramente (o que não será tão difícil dado o que senti vendo esse segundo). 
   Nota 7 - um filme razoável, porque até a metade dele estava gostando bastante. 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!