|RESENHA| A guerra dos tronos - George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo #01)

sexta-feira, julho 10, 2015 0 Comments A+ a-

"O inverno está chegando"
   Quando Eddard Stark, lorde de Winterfell, recebe uma visita de seu rei e amigo Robert Baratheon, sabe que algo não vai bem. Afinal, a antiga "mão" do rei, o braço direito que vazia valer todas as vontades do soberano, havia acabado de morrer de uma doença misteriosa: o que teria Robert que se deslocar por todo o país em direção ao Norte naquele momento? Ao mesmo tempo, a esposa de Ned, Catelyn Stark, recebe uma carta perturbadora de sua irmã, que deixa a entender que não só a antiga "mão do Rei" havia sido assassinada, mas que também tinha sido a própria Rainha, Cersei Lannister, a responsável pelo crime.

   Disposto a descobrir o que houve e temendo que a vida de Robert esteja em perigo, Eddard se vê sem escolhas quando o Rei pede que seja sua nova "mão". Ele deixa sua casa, Winterfell, e vai para Porto Real, a Capital dos Sete Reinos, onde nada (e ninguém) é o que parece ser.
  Eu devo ser a ultima pessoa do mundo a estar lendo esse livro, lançado há 5 anos, um grande fenômeno de vendas e de popularidade. Quem nunca ouviu falar da série inspirada nele, Game Of Thrones, certamente andou vivendo em uma bolha nos últimos anos. Eu, como fã da série, a tempos vinha tentando criar coragem para ler esses livros imensos: pra vocês terem uma ideia esse livro foi comprado há quase um ano atrás e estava lá, embalado na estante durante todo esse tempo. Não li antes, tanto por preguiça quanto por medo de ler algum spoiler da trama (sim, eu gosto tanto assim da série). 
     Mas aí a quinta temporada chegou e eu me obriguei a começar, me forçando (literalmente) a ler um Capítulo por dia. O começo foi bem difícil, até por que o primeiro livro é a primeira temporada, linha por linha, quase que as mesmas falas utilizadas. Para quê ler uma história em que eu já sabia tudo o que iria acontecer? Fora isso, estranhei a alternância de pontos de vistas, cada hora indo para um personagem diferente. 
       Sim, por que uma hora a história é vista pelo ponto de vista de Ned, sua esposa ou algum de seus filhos, Bran, Arya, Sansa ou Jon (o bastardo). Em outra hora, temos o ponto de vista de Tyrion Lannister, o irmão anão da Rainha, desprezado pelos seus irmãos e pelo pai e um tanto cínico. Logo em seguida, atravessa-se o mar estreito e conhecemos Daenerys Targeryan, a irmã do antigo rei (que foi morto por Robert) e que agora vive uma vida fugitiva.
"Aquilo que amamos nos destrói sempre, rapaz.  Lembre-se disso..." - Lorde Mormont para Jon
      Com o passar das páginas, no entanto, ter assistido a série foi se revelando uma grande vantagem. A começar pelos benditos nomes dos personagens, tão difíceis de guardar se já não os conhecessem: Para se ter uma ideia, uma amiga minha demorou a perceber que Eddark Stark, o Lorde de Winterfell e Ned eram a mesma pessoa. O mesmo se refere a aparência, as famílias e aos próprios cenários - seria muito difícil imaginar uma Winterfell e logo depois uma terra cheia de Sol como a que Daenerys e o povo Dothraki passeia sem já ter visto a série e sua caracterização magnífica e impressionante. 
      Essas "vantagens" consegui seguir com o livro, num ritmo muito bom e, finalmente, conclui-lo. A polêmica quinta temporada de Game Of Thrones só me deu mais vontade de continuar lendo: afinal, se é para acompanhar essa história, que seja da maneira como o autor imaginou (e não pelos olhos de algum roteirista sanguinolento). Para quem não sabe: se a primeira temporada foi uma cópia fidelíssima do primeiro livro, a quinta já se afastou tanto da obra original que se parece uma história diferente (ao menos é o que tenho ouvido). 
    Mas voltando ao livro. George R. R. Martin criou um mundo completo, cheio de referências, lendas e mitologia. Cada povo, cada casa, cada religião, tem firmeza, uma base sólida que certamente foi construída bem antes do primeiro livro. No entanto, sua forma de narrar não fica em nenhum momento enfadonha, pois toda essa história é diluída com naturalidade ao longo da história. Ainda há muito para ser descoberto sobre os 7 reinos mas o autor tem todo o controle sobre a história, a ponto de dar indicações, logo no primeiro livro, de coisas que só aconteceriam nos livros seguintes (ao menos pelo o que vi na série). 
"Minhas histórias? Não, meu pequeno senhor, minhas não. As histórias são, antes de mim e depois de mim, e antes de você também". - Velha Ama para Bran 
     Some tudo isso a uma escrita despretensiosa, sem firulas e você tem um baita livro: Sou leiga nesse tipo de literatura mas algumas cenas do livro me lembraram aqueles romances de cavalaria ou até mesmo contos de fadas. Claro, estamos falando aqui de um "conto de fadas" repleto de incesto, estupro, pedofilia, morte e sangue. Talvez seja por isso que a história tenha chocado tanto as pessoas, a maneira despreocupada com que Martin sai matando personagens importantes e traçando os piores destinos para os outros. 
     Falando em pedofilia, bendita seja a série por ter colocado atores mais velhos para viver os personagens! Quando li que Arya Stark só tinha 9 anos, Sansa 11 e Daenerys 14 quase tive um treco: tanto as meninas quanto os meninos (Jon, Rob e Bran) passam por muita coisa em sua pouca idade e, se ver isso com personagens adultos já foi difícil, imagine ver crianças. Uma coisa é certa: jamais verei Khal Drogo com os mesmos olhos (o cara é praticamente um pedófilo).
       No final, mesmo sabendo tudo o que ia acontecer, me vi torcendo para que não acontecesse, o que demonstra a habilidade do autor em nos envolver com os personagens e com sua história. Se não tivesse visto a série, certamente teria chorado muito lendo esse livro e, mesmo sabendo, algumas cenas fizeram meus olhos arderem. Foi quando percebi o quão interessante é essa alternância nos pontos de vista: é dificil não se importar com um personagem quando você consegue ver suas emoções, sentimentos e perspectivas a respeito do que está havendo. Só não me peçam para gostar da Sansa, por que nem isso Martin foi capaz. 
       Mas, então, uma série aclamada, livros estouradíssimos... Será que compensa ler "As crônicas de Gelo e Fogo"? Eu imagino que hoje os leitores dessa série podem ser divididos em dois grupos: Aqueles que gostam do gênero fantasia de verdade e que piram tanto por essas histórias como por títulos menos badalados como "O nome do vento" - esses são os "leitores tradicionais". O outro grupo é o de "leitores por circunstância", que são aquelas pessoas que começaram a ler devido ao buzz da série e dos comentários nas redes sociais. Eu facilmente me encaixo nesse segundo grupo.
"Quando se joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. Não existe meio-termo" - Cersei Lannister 
     Se você curte fantasia e histórias do gênero, não deixe de ler essa saga, você certamente encontrará muita diversão e reviravoltas para se entreter ao longo das 500 e poucas páginas do primeiro volume. Agora, se você está curioso sobre o que se trata esse livro, eu recomendo que assista a série primeiro. Se curtir, vá em frente e leia! Assim, como eu, você irá descobrir uma leitura difícil mas recompensadora, do qual não se arrependerá.

          Nota 8 - um bom livro.

P.S.: Estou sem o livro aqui, por isso não postei em qual página estão as citações. 
P.S. 2:  Escrevi essa resenha ouvindo a Soundtrack da primeira temporada de Game Of Thrones. 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!