|FILME| Mad max: Estrada da Fúria (Resenha / Review)

domingo, maio 24, 2015 0 Comments A+ a-


      Max é um nômade do deserto, um homem sem casa e sem rumo, que vive assombrado por um erro cometido a anos atrás. Um dia, Max é capturado por soldados de Immortan Joe, uma espécie de deus/rei do deserto que o usa como escravo de sangue para seus soldados de "meia vida". Algum tempo se passa, com Max preso até que um dia ele se vê no meio de uma perseguição a Imperatriz Furiosa, um dos braços direitos (sem trocadilhos) de Immortan Joe que acaba por roubá-lo. Max então se vê na posição de ajudar Furiosa e o grupo de garotas e, além disso, conseguir sua liberdade. Começa então uma corrida mortal pelo deserto, com Max, Furiosa e as outras mulheres fugindo do grupo de Joe e de outros inimigos mortais. 
      Se você não entendeu muito do resumo acima não me culpe. Assim que começa Mad Max somos, sem muita explicação, transportados para um mundo caótico, em que água é um artigo de luxo e as pessoas veneram motores e vivem de maneira precária e tribal. Vemos um Max amordaçado sendo usado como banco de sangue para uns guerreiros magrelos que precisam de transfusão de sangue e Furiosa saindo com um comboio para alguma missão oficial para, logo em seguida, desertar. Immortan Joe, que tem esse nome por que parece ter infinitos anos de idade e também por que é venerado como um Deus, sai em sua busca e a partir daí temos uma cena de ação e perseguição atrás da outra, recheando as 2h00 de filme com explosões, tiroteios, lutas e muita velocidade. 
     Sobre os personagens, Max é um sujeito calado de mais e sem muitas palavras. Quase não é possível saber qualquer coisa sobre ele, além do que é insinuado no início do filme. Furiosa é quem tem um desenvolvimento maior, em sua busca por um paraíso distante, onde possa levar as mulheres fugitivas de Immortal Joe e também encontrar descanso para si própria. Mas, assim como com Max e com todo o enredo de forma geral, não há como ter certeza de qualquer coisa sobre ela. Não há tempo para diálogos existenciais, eles estão correndo por suas vidas. 
     Tive a sensação de pegar um bonde andando quando comecei a assistir esse filme mas depois entendi que era isso parte do charme de toda a coisa. O expectador é pego de surpresa e levado para uma viagem distópica pós apocalíptica, através de um deserto sem fim e ao som de riffs insanos de guitarra. Aliás, o guitarrista em cima de um "trio elétrico" tocando enquanto o grupo de Immortan Joe sai para a batalha é um bom exemplo do que é Mad Max. 
Esse cara
       Demorei para escrever a review desse filme por que estava tentando chegar a um acordo comigo mesma. Será que eu gostei? Como acontece em todos os filmes que assisto a noite e que tem mais cenas de ação que explicações sobre o enredo eu acabei "pescando" um pouco em alguns momentos, principalmente na cena final. Nada como o que aconteceu em Transformers 3, não é que eu não estava gostando do filme, apenas que não é meu gênero realmente. 
    E que gênero é Mad Max? Ação, muita ação, um filme para homens, com ritmo frenético, explosões e fan service. Mas, para um filme do gênero e depois que vim a pensar seriamente no assunto, é ação de muita boa qualidade: consegue prender o expectador, tem cenas divertidas e impressionantes de ação e luta. Aliado a tudo isso produtores e o diretor conseguiram "criar" um universo interessante e com inúmeras possibilidades. Fora isso há todo um subtextos por trás de sua aparente frivolidade que me mantiveram interessada por (quase) toda a duração do filme. 
      Escrevi "criar" entre aspas porque, como todos devem saber, o filme é o quarto de uma série de filmes que ficou famosa sendo interpretado por Mel Gibson. Conforme fui lendo para escrever esse review, descobri que o passado de Max foi apresentado em flash pois já foi imensamente explorado nos outros filmes da franquia, e o diretor não quis fazer um remake, isso é, recontar a mesma história. Um risco que acabou dando certo, pois o filme agradou tanto fãs quanto pessoas que nunca tinham ouvido falar da franquia antes (tipo eu). 
       Por isso vou parar de tentar explicar o que é esse filme com metáforas fracas e dizer: ASSISTA! Talvez ação não seja seu gênero. Talvez eu tenha te deixado confuso demais e agora você não queira mais ver. Mas é que Mad Max não é um filme para ser analisado ou discutido numa review. É um filme para ser visto e apreciado (ou não). 
       Nota 8 - um bom filme


Mad Max concorre ao Oscar 2016 nas categorias: Melhor filme, melhor diretor, melhor maquiagem, melhores efeitos visuais, entre outros. 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!