|FILME| Vingadores - Era de Ultron (Resenha / Review)

terça-feira, abril 28, 2015 1 Comments A+ a-


        O filme Os Vingadores 2 - Era de Ultron foi lançado na semana passada e já é sucesso nas bilheterias de todo o mundo. Nele, os vingadores Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro tem que enfrentar o poderoso Ultron que foi criado em uma tentativa do Homem de Ferro de criar um escudo protetor para a Terra.
        Mas vamos do começo. Tudo inicia com os Heróis vão até um país da Europa Oriental atrás do cedro de Loki, algo que está em poder da Hidra já a certo tempo. Chegando lá eles recuperam o objeto com certa facilidade, apesar do aparecimento de dois "Aprimorados", os gêmeos Wanda e Pietro Maximoff. 
        Pietro tem o dom de ser mais rápido do que qualquer um deles e Wanda pode controlar a mente dos heróis, fazendo-os viverem seus piores medos. É interessante que o filme se refira a ele como "Aprimorados" e que criem toda uma nova origem para os personagens sem se utilizarem da palavra "mutante", que pertence, por contrato, ao estúdio Fox. Sim, Feiticeira Escarlate e Mercúrio (Wanda e Pietro) são parte dos Vingadores mas, antes disso, também foram parte dos X-Men, ainda que não como heróis - algo que o filme não pode explorar. Mesmo assim, o roteiro acaba saindo bem pela tangente e esses detalhes sobre os heróis nem fazem falta.

        Em uma dessas "alucinações" causadas pela Feiticeira Escarlate, Tony Stark se vê sozinho e com todos os seus amigos mortos. É por isso que ele decide colocar em ação o projeto Ultron e convence Hulk a ajudá-lo, utilizando como base a tecnologia que detectaram no centro do cedro de Loki. Infelizmente, ou ironicamente, aquilo que Stark cria para proteger a Terra e os Vingadores acaba sendo um dos seus maiores inimigos: Ultron desperta com o objetivo de exterminar todos os Vingadores - e a raça humana no processo.
         A combinação de humor e ação do primeiro filme está de volta, agora com um roteiro menos infantil e com algum romance também: quem diria, Viúva Negra e Hulk? Enfim, todos os elementos que foram os responsáveis pelo sucesso do primeiro filme estão lá, mas, dessa vez, percebe-se uma preocupação em construir um arco mais específico que certamente servirá como base para os próximos filmes: aqui já é possível observar algumas desavenças de opinião entre Capitão América e o Homem de Ferro (ambos tem opiniões diferentes sobre de que forma podem salvar o mundo e isso certamente chegará a um auge na "Guerra Civil) e, mais importante, mais uma gema aparece, a que controla a mente. Thor diz no filme que quatro delas já apareceram mas eu só me lembro de três, a do filme "Guardiões da Galáxia", a do Thor 2 e essa. No entanto tudo parece convergir para uma batalha contra Thanos e sua manopla do infinito, como a cena no meio dos créditos deixa antever.

        Eu realmente não aprendo, por isso lá fui eu assistir a esse filme sem muita ansiedade. Demorei para ver mas não peguei nenhum spoiler, evitando todos os posts e teaser do filme possível. Isso me fez assistir algumas das melhores cenas do filme pela primeira vez e na tela grande, e fez com o que o filme valesse bem a pena para mim. Os Vingadores conseguiu manter aqui a qualidade do primeiro filme, permitindo que cada personagem "brilhe" mas não transformando tudo em um show de egos, os movendo em favor da história. Junte isso a cenas simplesmente épicas (a que todos se juntam em um circulo para se defender dos ciborgues de Ultron é memorável) e outras hilárias e você tem um filme que merece ser assistido.
        Mas, por ser o segundo filme, eu não posso deixar de compará-lo com o primeiro. E, nesse comparação, Vingadores 2 fica devendo um pouco. Não me senti tão emocionada nas cenas chaves do filme e, embora possa culpar minha incredulidade por essa ausência de emoções (SPOILER: COMO ASSIM O MERCÚRIO MORREU?!!!) não posso deixar isso de lado ao falar sobre Vingadores. Sim, senti vários apertos no coração, esse final foi bem mais melancólico que o outro, mas, ao mesmo tempo, não consegui me conectar ao sofrimento de alguns personagens chave e isso muda bastante coisa.
         Tenho pensado se isso não se deve ao fato de que o filme introduziu mais personagens do que o primeiro, o que fez com que esses novos ainda não tivessem mostrado a que vieram e, consequentemente, eu ainda não tenha me simpatizado com ele. Estou até agora sem entender qual é a desse Visão e Wanda (aka Feiticeira Escarlate) ficou meio apagada ao lado de seu irmão durante boa parte do filme.

          Mesmo assim, recomendo Vingadores 2 muitíssimo. Não assisti 'Capitão América 2' ou 'Homem de Ferro 3', somente Thor 2, mas não ter assistido não me impediu de gostar ou entender esse filme. Claro, se você os viu pegará muito mais referências que eu e, se assiste a série Agents of S.H.I.E.L.D., mais ainda. Mas, se não quiser (ou não tiver tempo) não faz falta, pode assistir sem medo.
            Minha nota é 8, por que se trata de um bom filme mas acrescendo meio pelas cenas inesquecíveis e pelo riso. Nota 8,5, portanto.


P.S.: Stan Lee faz outra participação hilária
P.S.2: Cadê o filme do Hulk?!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

1 comentários:

Write comentários
Unknown
AUTHOR
3 de setembro de 2015 às 18:06 delete

De todos os personagens que eu gosto realzia o Scarlette que é minha atriz Scarlett Johansoon e meu favorita. É certamente uma atriz deste cienta destacou muito na área do cinema. Produção, distribuição e excelentes efeitos especiais.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!