|FILME| O hobbit - A batalha dos cinco exército (Resenha / Review)

domingo, dezembro 21, 2014 0 Comments A+ a-


     Terceiro filme da Trilogia 'O hobbit'. Clique aqui para review de 'O hobbit - uma jornada inesperada' e aqui para a review de 'O hobbit - A desolação de Smaug'. 

      
      O filme começa imediatamente após o final do segundo, com Smaug saindo da montanha de Erebor com o objetivo de destruir a Cidade do Lago, para desespero de Bilbo e dos anões que só podem assistir enquanto Smaug aterroriza os moradores da cidade. Para a sorte dos humanos, Bard está no local e consegue matar o monstro e, embora ele já tenha destruído boa parte do local, os moradores saem razoavelmente incólumes. 
      O problema é que agora estão todos pobres (o 'prefeito' roubou todo o ouro da cidade) e não tem como construir a cidade sem a ajuda de Thorin, que havia prometido parte da riqueza aos moradores como agradecimento. Só que Thorin está seduzido pelo ouro de Erebor e se tranca lá dentro com sua comitiva de anões, esperando que seu exercito de anões chegue. Quase ao mesmo tempo, os elfos da floresta também aparecem pedindo um jóias de Erebor que também pertenceriam aos elfos. 
       Bilbo, percebendo que Thorin já está cego pelo poder e riqueza, rouba o item mais precioso de Erebor, a pedra Arken, e entrega aos 'inimigos', com a esperança de que isso faça Thorin negociar. Mas o resultado é justamente o oposto, e agora a guerra parece inevitável. Enquanto isso, Galdalf está aterrorizado pois, a que tudo parece, Sauron retornou.
        Há muitos anos atrás, no início da minha adolescência, eu li um livro chamado "O hobbit". Me lembro de ter amado a história, rido e chorado, de ter ficado completamente encantada com os personagens e com o mundo criado ali por Tolkien. E é por ter gostado tanto assim do livro que fui contra essa trilogia desde o inicio.
        Primeiro pela pretensão do projeto, querendo transformar uma aventura para um publico ‘infanto-juvenil’ num épico à lá Senhor dos Anéis, com 3 filmes e cenas ‘memoráveis’. Segundo por entender que não há história para tantos filmes assim, pois tudo pode ser resumido em 1 ou (no máximo 2 filmes) com folga.
        O terceiro motivo pelo qual eu nunca fui a favor dessa trilogia se revela mais nesse terceiro filme, ‘A batalha dos cinco exércitos’. Nele, a sensação de que eu tive nos dois primeiros filmes ,de que o diretor está forçando a barra pra tentar trazer alguma relevância para os 3 filmes, se acentua.
Minha cara vendo Peter Jackson f*der com 'O hobbit'
         Afinal, qual a necessidade de colocar Sauron no meio dessa história? Não faz o menor sentido, ainda mais quando esse vilão (praticamente indestrutível na primeira trilogia) treme e desaparece perante um 2 elfos e 3 magos. Qual a necessidade de tentar o tempo inteiro fazer referências ao filme antecessor sendo que os acontecimentos de ‘O senhor dos Anéis’ só vão acontecer daqui a 50/60 anos? Qual a necessidade de inventar uma elfa que não existe só para ele se apaixonar por um personagem e dar algum romance para a trama?
         Desculpem-me repetir tantas vezes mais vou ter que fazê-lo novamente: QUAL A NECESSIDADE DESSE FILME, AFINAL? Se para Peter Jackson Thorin estava cego pelo seu tesouro, para mim o próprio Peter Jackson ficou cego pela montanha de ouro que a trilogia ‘O senhor dos anéis’ rendeu e quis repetir o feito.
         Eu sei que ‘A Batalha dos Cinco Exércitos’ existe também no livro, mas é impressionante como o autor conseguiu fazer uma guerra se tornar maçante. Eu normalmente sentiria vergonha de dizer isso, mas não posso negar para vocês que cochilei em diversos momentos do filme, quando os diálogos vazios e sem propósito entre os personagens parecia se estender por horas.
Galdaf não aguentou o tédio do filme e também dormiu. 
         Das 2h24min de filme eu devo ter dormido uns 20 ou 30 minutos, sem brincadeira. E, pior, isso não fez com que eu perdesse o andamento da história, posso contar o filme inteiro se vocês quiserem.
         Nas ultimas cenas, quando Gandalf e Bilbo se despedem, eu me senti duplamente triste. Primeiro por que essa serie a última vez que veria essas personagens de Tolkien no cinema. Segundo por que a despedida, ainda que eu não esperava muita coisa, teve gosto de decepção.

          Nota 6 não gostei.

P.S.: Desculpem a review curta, fiquei tão chateada com esse filme que foi uma verdadeira batalha de cinco exércitos escrever sobre ele.



"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!