|FILME| Guardiões da Galáxia (Resenha/ Review)

domingo, agosto 24, 2014 0 Comments A+ a-


 
  O que uma árvore, uma alienígena verde, um guaxinim e um homem tem em comum? Todos são Guardiões da Galáxia, pelo menos no universo gigantesco (e muitas vezes improvável) criado pela Marvel. O filme, inspirado nos quadrinhos homônimos, começa com um jovem Peter Quill se despedindo da mãe e sendo abduzido.
      Alguns anos depois vemos o mesmo Quill, agora um gatuno conhecido (somente por ele mesmo) como Senhor das Estrelas, tentando roubar uma esfera de algum planeta deserto e, depois, sendo preso por isso. Na prisão ele conhece Gamoa, Rocket, Groot e Drax e, embora façam um grupo improvável, eles acabam se unindo para salvar a galáxia de Ronan, o acusador.
       Se vocês já viram alguma resenha minha sobre histórias com ET's (se não viu, tem essa e essa, por exemplo) sabem do meu problema com alienígenas e especies de outro planeta. Ainda preciso escrever um texto sobre isso tamanha é a minha birra - por isso imagine a minha animação em assistir a um filme com arvores alienígenas.
        Mas fui por que é da Marvel e... FOI MUITO LEGAL! Sério, o próximo filme da Marvel que eu achar que é uma merd@ e não quiser ir assistir apenas olhem para mim e digam: "Marvel"  e eu irei. Depois de "Os vingadores" todos os filmes baseado em comics da Marvel foram diversão na certa e com "Guardiões da Galaxia" não foi diferente. 
        Uma das coisas que mais gostei desse filme foi o fato de (finalmente!) terem citado as jóias do infinito. Para quem não conhece e esta com preguiça de clicar no link do Wikipedia que coloquei, basta apenas saber que são as armas mais "apelonas" que já foi criada em qualquer obra de ficção, a ponto da pessoa que usá-las todas ser considerada invencível. No filme, vemos apenas uma das jóias a Orbe do Poder que (citando o Wikipedia) "contém acesso a todo poder e energia que exista ou possa vir a existir". Sentiram o drama? Obviamente, não irei dar detalhes, mas saibam que foi preciso muita malícia para derrotar um vilão portando essa arma.
Largue a jóia do infinito!
           E é onde entra outra coisa que amei nesse filme. Os personagens principais são verdadeiros anti-heróis: trapaceiros, arruaceiros, despretensiosos e divertidos. Até mesmo Gamora (a alien verde) e Drax (o grandalhão que quer vingança) tem seus momentos de descontração e ganham linhas engraçadas no filme. É essa falta de vontade deles em seres heróis que torna "Guardiões da Galaxia" um filme ótimo e divertidíssimo, pois não tenta ser um "vingadores no espaço" e sim encontrar sua própria voz narrativa de acordo com os personagens.
             Fora isso tem a trilha sonora que é um arraso, com vários clássicos dos anos 70 e 80. Tem Jackson 5, The Runways e muitíssimas outras, além de referências que vão desde o toca fitas utilizado pelo personagem até Footloose (sim, eles citam esse filme). Isso e a cena pós créditos fazem os mais saudosistas saírem do cinema com um sorriso no rosto - e os mais jovens também.
             O final ainda tem algumas perguntas não respondidas (Quem é o pai do Quill? Thanos conseguirá reunir as jóias?) o que torna uma sequencia necessária e não só um capricho dos produtores em ganhar mais grana. Falando em produtores, adivinha quem é um deles e ainda faz uma ponta no comecinho do filme? Sim, ele mesmo.

             Então vamos lá: 

           - Personagens interessantes OK!
           - História divertida e empolgante OK!
           - Trilha sonora fabulosa OK!
           - Referências retrôs numa história futurista OK!
             - Aparição de Stan Lee OK! Epilogo que só os fãs vão entender OK! Brecha para novos filmes OK!
           
               Sério, o que você está esperando para assistir esse filme? Não que tenha alguma inovação ou algo que irá causar alguma revolução nos filmes do gênero. Estamos falando aqui de entretenimento - mas de um entretenimento excelente!
                Eu poderia escrever um post apenas falando sobre o Rocket Raccoon (o guaxinim) e já seriam motivos o suficientes. Ao invés disso vou terminar com uma excelente frase de um dos personagens mais expressivos do filme:
"I'm groot!" (Groot)
Clica ae!

p.s.: nota 9 - muito bom
p.s.: EU SABIA! EU SABIA QUE CONHECIA O DRAX DE ALGUM LUGAR! Ele é o Batista da WWE!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!