|FILME| Como treinar seu dragão 2 (Resenha / Review)

quinta-feira, julho 10, 2014 0 Comments A+ a-


     Cinco anos se passaram desde que os habitantes do vilarejo viking Berk passaram de caçadores de Dragão para treinadores (e amigos) desses animais. Soluço, o grande catalizador dessa mudança, agora tem 20 anos, já um adulto. Seu pai, o Líder da aldeia, quer que Soluço tome seu lugar mas o jovem ainda dúvida de sua capacidade de assumir o lugar do pai. Soluço prefere voar por ai com Banguela, seu dragão, e mapear todas as ilhas e lugares ao redor da aldeia. 
         Numa dessas andanças o jovem encontra sua mãe, que acreditava ter morrido quando era um bebê. Valka, a mãe de Soluço, na verdade passou a morar junto aos dragões em uma gruta secreta e, durante todos esses anos, não retornou para casa por acreditar que Berk nunca mudaria sua posição de "caçar" os dragões, os quais ela defende como uma mãe. 
           Comparado a Como treinar seu dragão o segundo filme da animação tem muito mais cenas de ação e aventura. O enredo, embora no início pareça um tanto incerto, do meio para o final toma contornos dramáticos, quase dramáticos demais para uma animação que, ao menos em teoria, é voltada para crianças. 
      Soluço se vê, da pior forma possível, confrontado a reafirmar tudo o que sempre defendeu, o fato dos dragões serem bons animais, apenas incompreendidos. As cenas em que o personagem encara esse dilema são emocionantes e de partir o coração. A única coisa que me impediu de chorar copiosamente no cinema foi o fato de uma parte de mim não acreditar que aquilo estava mesmo ocorrendo e ficar esperando que algo mudasse no ultimo minuto (spoiler: não muda). 
            No entanto, embora tenha esses momentos de emoção, o filme é em sua maioria muito divertido, parte dessa graça advinda dos personagens secundários. Os amigos de Soluço continuam divertidíssimos e prontos para ajudar nas aventuras no personagem. Já Valka, a mãe, acaba se tornando uma espécie de conselheira de soluço, embora no inicio eu (confesso) tenha achado que ela fosse um pouco maluca. 
          O vilão da vez é Drago (imagem acima), que quer formar um exercito de dragões para dominar todo mundo viking. Será que Soluço, Banguela e seus amigos conseguirão deter o vilão dessa vez?
       Falando em Banguela, o dragão de soluço, como não amá-lo? Sério, quero um Banguela pra mim. O dragão continua com seu ar de animal de estimação porém dessa vez mais "adulto", assim como Soluço. Aliás, informação inútil porém interessante: No filme descobre-se que Soluço e Banguela tem a mesma idade. Isso, aliado ao fato de que ambos tem um tipo de deficiência (Soluço não tem um pé e Banguela não tem parte da 'asa') faz com que esses amigos sejam extremamente parecidos um com o outro e muito unidos.
      Talvez a principal mensagem do filme seja que, assim como todos os animais de estimação, os dragões também são influenciados por seus donos. E que não se nasce líder mas sim, torna-se um. 

             Nota 8 - um bom filme

p.s.: Animação da DreamWorks, portanto, não espere nenhum "padrão Disney" aqui. 

|TRAILER| 

               

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!