|Filme| Sobrenatural: Capitulo 2 (Resenha / Review) #InsidiousChapter2

sexta-feira, dezembro 27, 2013 1 Comments A+ a-

           
           Um filme que tinha tudo pra dar certo mas que se perdeu.

          Esse é um bom resumo para Sobrenatural: Capitulo 2 (Ou Insidious - Chapter 2, como eu prefiro, por motivos citados já na review do primeiro filme).

          Nessa segunda parte de Insidious vemos a família Lambert, poucos dias após o termino do primeiro filme, aparentemente de volta a normalidade já que Dalton (o filho) finalmente despertou do coma. 
          Tudo estaria bem, não fosse o assassinato de Elise que ocorreu na casa da família. É quando os Lambert decidem morar com a mãe de Josh que as coisas voltam a ficar complicadas. 
           Acontece que Josh não está bem. Na verdade, sua esposa percebe que ele está cada vez mais estranho, ainda que insista em manter uma fachada de normalidade. A mãe de Josh também percebe que seu filho está diferente e, mais uma vez, como já havia feito há muitos anos atrás (algo revelado na primeira cena deste filme) ela vai atrás de ajuda e contrata investigadores paranormais. 
           Ok, temos então o plot inicial de Insidious 2. O inicio fez jus ao primeiro filme: cenas assustadoras combinadas com um clima de tensão/mistério/medo e que me fizeram contorcer na cadeira do cinema. Vemos e conhecemos um pouco mais sobre Josh e, como já estamos familiarizados com o universo sobrenatural que é pano de fundo de Insidious, nesse filme resolveram se aprofundar um pouco mais no passado de um outro personagem tão importante quanto Josh, alias o personagem mais icônico do primeiro filme: a bruxa

           
           E é ai que as coisas começam a ir ladeira abaixo. 

           Posso estar errada, mas me lembro de Elise dizendo (no primeiro filme) algo sobre a maioria dos espíritos do outro mundo ser inofensivo. Mas isso foi no primeiro filme: No segundo, todos os espíritos parecem mais poderosos e ameaçadores, além de terem uma vontade nunca vista de falar com os humanos que visitam seu 'mundo'. O que acontece com aquela visita silenciosa ao mundo dos espíritos, em que o silêncio é o elemento chave para não ser visto/ouvido? Sim, são os mesmos personagens e a mesma premissa (que pai e filho conseguem viajar durante o sono para o outro lado, por assim dizer) mas por que tudo tão diferente? E porque (PORQUÊ?!) uma bruxa vestida com um vestido de noiva preto não pode ser apenas isso? Pra que criar essa profundidade sem pé nem cabeça para um personagem que deveria estar ali apenas para causar medo, criando essa biografia que parece tirada de Psicose


           A ideia de se aprofundar no universo do primeiro filme até que parecia boa. Mas confesso que não gostei da execução. 
           Aliás, não só não gostei como também não entendi: O que diabos foram aquelas viagens no tempo? E aquelas 'casinhas' de lembranças no mundo dos mortos, o que significam? 
           Meu sentimento de confusão e incredulidade foram crescendo nos últimos 40 minutos de filme até a cena final, que pode ser tudo menos uma conclusão de fato. Não vou entrar em detalhes, apenas digo que minha vontade foi pedir meu dinheiro de volta - final aberto é uma coisa, aquilo foi um WTF em forma de final. 
           Posso estar exagerando, claro. Tenho amigos que gostaram e, se o seu objetivo for levar alguns sustos, você com certeza irá gostar desse filme. Principalmente se não tiver assistido ao primeiro por que ai não vai ter nenhuma ideia do quão realmente bom esse filme poderia ter sido. 


           O meu sentimento é de decepção. Queria mais suspense e menos terror, mais sutileza e menos agressividade. Mesmo assim dou nota 7,5 - o filme até que é bom, mas tiro meio ponto pelos últimos 40 minutos. 
        

Já assistiu Sobrenatural 2? O que achou? Comente! 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

1 comentários:

Write comentários
1 de janeiro de 2014 às 21:54 delete

Oi, Karol!

Nossa, eu tô agora mesmo com a aba do link pra baixar esse filme aberta! Tava pensando seriamente em assistir, super animada porque, como você, gostei muito do primeiro... Mas sua review me fez frear um pouco. Digo, não desanimei totalmente pra ver, mas irei com menos sede ao pote rs
Esse filme realmente tem tudo pra ser muito bom, e é uma pena que eles tenham se perdido e colocado tantas coisas insanas e desnecessárias no meio de tudo!

Adorei a review :)

Beijos e feliz ano novo!
Leeh - hangoverat16.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!