O lado bom dos livros pirateados - part. 1

quarta-feira, setembro 04, 2013 4 Comments A+ a-

               Quem nunca baixou um livro pirata, seja por que o mesmo não existia no Brasil, ou por que o preço da livraria estava salgado, que atire a primeira pedra. Embora a pirataria de livros não seja algo tão difundido e comum quanto a de músicas e filmes, já é uma realidade que preocupa as editoras do Brasil e do mundo. As regras sobre reprodução, nas primeiras páginas do livro, estão cada vez mais específicas e as leis cada vez mais rigorosas com esse tipo de “Violação de direitos autorais”. Mas, o que as editoras não percebem é que nem sempre piratear é algo ruim.

               Primeiro ponto: Os downloads piratas não estão fazendo a indústria de livros (do Brasil) entrar em decadência.  De acordo com a ultima pesquisa realizada sobre o assunto, a venda de livros aumentou em 7% em 2011, quando comparado ao ano de 2010. Claro, esse número poderia ser maior se não houvesse livros piratas. Mas também não é como se nós estivéssemos deixando de comprar das pobres editoras/autores apenas por que baixamos seus livros de forma ilegal. 
               O que nos leva ao segundo ponto, algo que Paulo Coelho pregava em seu blog desde 2008: Se a pessoa ler o livro e gostar, com certeza vai querer a versão impressa. É só pensar pela lógica: Para que comprar um livro que não sei se é bom, quando posso comprar um livro que eu sei que é excelente e ler quando eu quiser?

               Para ilustrar meu ponto de vista uso dois exemplos. O primeiro deles vem do próprio Paulo Coelho, no link que postei acima: Em 1999, o livro “O alquimista” vendeu apenas 1000 exemplares na Rússia, razão pela qual seus editores no país o dispensaram. Depois de conseguir outra editora na Rússia, Paulo tomou uma atitude ousada: Resolveu disponibilizar, em seu site, a versão do livro em Russo para download, sem qualquer custo para o leitor.
               Sem promoção de venda adicional o livro explodiu. Hoje são 10 milhões de exemplares vendidos por ano. Ou seja: Os leitores queriam ler Paulo Coelho, mas que, naquele momento, não tinham como pagar pelo livro, baixaram e, assim que houve oportunidade, adquiriram um exemplar de “O Alquimista”.
               Ã‰ por isso que Paulo Coelho desenvolveu um projeto chamado “Pirates’ Coelho” que disponibiliza todos os seus livros para download grátis, em vários idiomas (inclusive o português). Ele acredita que isso fará suas vendas ainda mais – é o que vem acontecendo.
               Pra alguns pode parecer absurdo que alguém queira comprar um livro já lido, mas (e ai vai meu segundo exemplo) eu mesma já fiz isso. Li a trilogia Millennium inteira através da biblioteca, porém, assim que tive oportunidade, adquiri meus exemplares. Acredito que haja diversos brasileiros que pensam da mesma forma e que adquiririam sim livros já lidos, apenas pelo prazer de ter o livro em mãos (e poder chamar de seu).
               Até agora citei os dois motivos pela qual eu defendo hoje o download de livros piratas. O ponto 3 rende um post a parte, sinto que vou viajar um pouquinho a mais para explicar como (em um futuro lotado de download de ebooks, legais e ilegais) o livro ainda terá espaço.

Por enquanto aguardo seu comentário: Acha que o download de livros piratas é uma coisa boa ou ruim? Comente!



"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

4 comentários

Write comentários
5 de setembro de 2013 às 18:43 delete

Concordo totalmente contigo, sempre leio em e-books pq além de não ter tanto dinheiro disponível, também não tenho muito espaço, mas quando gosto de um livro faço questão de tê-lo (((:

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
6 de setembro de 2013 às 15:16 delete

Concordo com você, Karol! Eu mesma já fiz muito disso, baixava os e-books e, se gostava da história, procurava pra comprar... hoje em dia não faço mais, já que tenho muitos livros em casa pra ler e pouco tempo, mas não acho que os downloads ilegais possam vir a prejudicar a indústria editorial! Muito pelo contrário, acho que é tudo uma forma de divulgação gratuita...
Bjus!
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

Reply
avatar
6 de setembro de 2013 às 15:59 delete

livro cabuloso
livro-azul.blogspot.com.br

Reply
avatar
Sandra
AUTHOR
7 de setembro de 2013 às 13:19 delete

Hey,, Miss!

Voltei! Aliás, faz tempo que to voltando, sempre aos poucos.
Eu sou super a favor de download grátis de livros e nunca escondi. Penso exatamente como você. E faço. Quando não tenho muita certeza se vou gostar de um livro, mas estou curiosa, e ele custa caro, primeiro eu baixo o e-book e leio. Se eu gostar compro o livro. E a série.
Isso nunca veio pra dar prejuízo, eu acho que só aumenta as vendas. Paulo Coelho está certíssimo! Adoro os livros dele, por sinal. #mejulguem Ahahahaha

Apoiadíssimo!

Beijo grande!

http://www.oblogdasan.com/

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!