Resenha: A Dama e o Sedutor - Margaret Moore

segunda-feira, fevereiro 18, 2013 0 Comments A+ a-


País de Gales, século 14.
Lady Genevieve precisava desesperadamente de ajuda! E o charmoso galês Dylan DeLanyea pareceu uma resposta às suas preces. No entanto, ao fazer os votos solenes diante dos nobres convidados, podia apenas esperar que seu belo marido algum dia a perdoasse pela armadilha em que o fizera cair para se casarem.
A esposa de Dylan era uma mulher de muitos talentos. Na verdade, aquele casamento não planejado com a bela castelã começava a lhe parecer agradável... com muito mais paixão do que ele imaginara! Mas tudo estava parecendo perfeito demais. E Dylan sabia que a perfeição não existia! - Sinopse retirada do Skoob

       Dylan DeLanyea é um sedutor, simples assim. Pai de 3 filhos, o galês nunca se casou mas isso não o impede de dar em cima de todas as damas disponíveis... E até mesmo das não disponíveis como no caso da bela Lady Genevieve, comprometida com outro. 
        Desacostumada com as atenções do sexo masculino, Genevieve pensa que Dylan está apaixonado por ela e que, somente seu compromisso com um homem bem mais velho, é o que impede que eles fiquem juntos. É então que ela toma uma atitude impulsiva e que Dylan se vê obrigado a desposá-la.
        Como em todos os livros dessa autora, o mocinho Dylan não é perfeito e, perto do final, chega muito perto de se tornar um vilão. Gosto dessas características mais imperfeitas e por isso continuo lendo os romances de Margaret Moore. Mas algumas mocinhas dessa autora são meio chatas e metidas, algo que a autora costuma associar aos normandos. Esse é o caso de Genevieve... O que Dylan tem de desleixado ela tem de perfeccionista e isso causa rusga entre o casal. 

         Mas não é esse o principal conflito, algo que só é revelado do meio para o final. Não vou dar spoiler mas achei bem realista a maneira como a autora retratou o peso dessa noticia sobre a vida do casal principal. Mesmo se amando, o peso dessa realidade acabou os afastando e, dentro de um ano, o casal apaixonado do inicio já não existe mais. Será que ainda há espaço para um recomeço e que o amor de Dylan será o suficiente para afastar as duvidas de Genevieve?

         Chamo atenção também para os personagens secundários, Trystan e Mair, que são os protagonistas de "Sortilégio do amor", outro livro da autora. Só não entendi por que, na edição brasileira desse livro eles trocaram os nomes do personagem para Johnathan e Samantha. Mais uma daquelas particularidades inexplicáveis dos romances de banca, imagino. 

          No geral é um bom livro, que recomendo aos que gostam de romances que se passam na idade média. Não é um dos meus favoritos da autora mas pretendo guardá-lo pois tenho outros dessa série gigantesca da autora. Nota 7 - razoável. 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!