Resenha: O Último Desafio - Margaret Moore #MaratonaDeBanca

domingo, junho 24, 2012 1 Comments A+ a-


O valoroso guerreiro encontrou uma adversária à sua altura...Inglaterra, 1223.Famoso pela bravura nos torneios e por seus feitos em batalhas contra perigosos inimigos, o barão Etienne DeGuerre estava agora em apuros na guerra dos sexos.
Sua oponente, Gabriella Frechette, de estonteante beleza e firme determinação, derrubava-lhe facilmente as defesas e tomava conta de seu desprevenido coração!


           Este foi um tema que foi facílimo para mim na Maratona de Banca (confira aqui todos os temas). Sempre fui apaixonada por histórias que se passavam no período medieval então ler esse livro não foi nenhum grande sacrifício, principalmente por ter escolhido uma autora que gosto muito, a Margaret Moore. =)
            O livro faz parte de uma série da autora chamada Série Warriors* mas, como cada livro é individual e possui um casal diferente, não é necessário ler na ordem (eu mesma já tinha lido alguns livros que ocorrem cronologicamente depois desse mas não tive problemas). Conta a história do Barão DeGuerre que, ao chegar a sua mais nova propriedade cedida pelo rei (a décima!) vê-se diante de uma oponente a altura: Gabriella Frechette, filha do antigo Lorde da fortaleza.             
            Gabriella começa uma discussão com o DeGuerre antes sequer de ele adentrar o castelo. Este, vendo que sua autoridade está ameaçada diante dos moradores do feudo, lança o ultimato: Ela só poderá permanecer no castelo se trabalhar como serviçal. A mocinha se sente humilhada mas acaba concordando. 
             Logo nas primeiras páginas pensei que iria odiar esse livro: É que o mocinho tem uma concubina há anos e já começa o livro pensando que Gabriella jamais irá se equiparar a  Josephine (a tal amante) em beleza, elegância etc. Mas, ainda bem, a autora não se focou muito nesse triângulo amoroso: Desde o principio ficou bem claro que o relacionamento entre esses personagens não envolvia amor. 
             Com o passar das páginas, ficamos conhecendo mais alguns personagens interessantes, incluindo George de Gramercie, que é o mocinho do próximo livro da série. Já li a história do George a algum tempo mas me lembro que não gostei muito dele. Depois desse livro fiquei curiosa para lê-lo novamente (vamos ver se encontro). A própria Josephine, depois que conhecemos sua história, se torna uma boa personagem - tanto que fiquei com vontade de ler um livro mais focado nela (pena que isso não acontece)
              Os mocinhos também me agradaram. DeGuerre é um mão de vaca ganancioso e extremamente controlado, não tolerando qualquer tipo de demonstração de fraqueza. Mesmo assim me simpatizei com ele, a autora consegue fazer com que nos fascinemos com seus mocinhos mesmo quando algumas características deles lembram as de vilões. Com o passar da história DeGuerre vai se abrindo para Gabriella e a mocinha também passa a conhece-lo além da aparência estóica. Falando em Gabriella, também a achei uma boa personagem, embora tenha ficado um pouco irritada com a sua ingenuidade as vezes. 
             Mas, ainda falando sobre personagens, um dos pontos negativos desse livro é justamente o vilão Phillippe: A não ser por tentar agarrar a mocinha e ser um babaca, esse antagonista é completamente inútil para o desenvolvimento da trama. Se colocassem um bêbado qualquer no lugar dele não iria fazer diferença e até mesmo o final que esse personagem tem reforça essa a impressão: sem spoilers mas é ridículo o fim que a autora deu a Phillippe nas ultimas páginas. 
            
             No todo é um bom livro mas não é o melhor dessa série. A autora escreve bem e a leitura é agradável mas o livro não marca nem desperta uma grande emoção, seja de torcida ou repulsa. Não pretendo trocá-lo mas é por que pretendo ter toda a série (ou a maioria dela) mas, não fosse por isso, eu o trocaria no sebo sem remorsos. 
            
            Por isso minha nota é 7,5 - um bom livro mas tirei meio ponto pelo final tosco do vilão Phillippe. 
              

* Para saber mais sobre a Série Warriors, confira esse post que achei no blog 'CataLivros'. 




Também gosta de livros que se passam na Idade Média? Qual é a sua autora favorita? Comente!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

1 comentários:

Write comentários
Thaís Varine
AUTHOR
25 de junho de 2012 às 11:30 delete

Esse livro de banca tem uma capa bonita e a história me chamou a atenção, mas fiquei imaginando qual seria esse final tosco do vilão kkk

Beijos
http://osbastidoresdoamor.blogspot.com.br/

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!