Morte e Vida de Charlie St. Cloud – Ben Sherwood. (Resenha)

sexta-feira, agosto 12, 2011 18 Comments A+ a-














Quando lançaram o livro e o filme “Morte e Vida de Charlie St. Cloud" eu pensei “Nossa, mais uma história triste”. Não gosto de histórias tristes, vocês sabem, então tinha tanta vontade de ler esse livro quanto de ler qualquer drama do Nicholas Sparks.
Mas então eu li a sinopse e percebi que não era uma história de superação, sobre um cara que perde o irmão mas que tenta superar a perda e o luto. Achei interessante e pedi o livro.
Estou contando isso por que, um dia após o livro ter chegado em casa, eu tive a oportunidade de assistir o filme. Normalmente prefiro ler o livro antes, mas dessa vez o filme veio primeiro. E acho que foi isso que mudou completamente minha visão de “Charlie St. Cloud”, o livro.
É impossível escrever essa resenha sem comparar um com o outro, mas vou tentar fazer muito pouco, principalmente por que já postei a resenha do filme AQUI. Se vocês leram o que eu escrevi sobre o filme algum tempo atrás, sabem que o que eu mais gostei em “Morte e Vida de Charlie St. Cloud” foi a maneira como trabalharam a história: Pegaram um tema pesado, como o luto, e o trabalharam de maneira leve, sem apelar para o trama etc.

Pois é, o livro é completamente diferente do livro e em todos os aspectos. Quer dizer, a história continua a mesma: O jovem Charlie St. Cloud perde o irmão Sam num acidente de carro e se sente terrivelmente culpado pela sua morte. Mas Charlie e Sam fizeram uma promessa de sempre estarem juntos eo espírito de Sam cumpriu a promessa: Todos os dias, ao por do Sol, Sam aparecia no cemitério e ele e Charlie jogavam baseball juntos, sem falta. Charlie nunca se atrasou para esse compromisso mas, ao conhecer Tess Carroll, uma velejador que quer dar a volta ao mundo, sente-se dividido entre o passado e o futuro, entre sua promessa de anos atrás e um futuro com a mulher que ama.

Basicamente é essa a história do livro e do filme e nisso eles são iguais. Mas o resto...

Para começar o Charlie St. Cloud do livro tem olhos castanhos e é bem mais velho (e mais forte) que Zac Efron. A cada vez que o autor descrevia os “músculos e braços fortes de St. Cloud” meu cérebro tinha um curto circuito por que é muito difícil associar essa descrição ao garoto magro da capa. O mesmo acontece com Sam St. Cloud: No livro ele é 3 anos mais novo que Charlie e no filme essa diferença de idade é muito maior. A única a ser mais ou menos parecida no filme e no livro é Tess – a descrição é bem parecida, só muda a cor dos olhos, que no livro são verdes.
Estou me referindo por enquanto apenas a aparência física, mas os fatos também são diferentes e a maneira de narrá-los também. Como o livro em que o filme foi “baseado” “Vida e Morte...” tem muito mais detalhes, obviamente, e mais personagens. Florio, o paramédico que salvou Charlie, tem um papel muito mais importante no livro do que no filme por que, no livro, é Florio quem nos conta a história de Charlie.
E toda a narrativa e os acontecimentos da história estão um pouco ou muito alterados do original. Sério, acho que não tem uma cena de Charlie St. Cloud – o livro que seja igual a Charlie St. Cloud – o filme.

No livro, Charlie e o irmão não velejavam juntos. 

Talvez se tivesse lido o livro antes eu teria gostado um pouco mais dele. Talvez. Por que, quando comecei a ler o livro já sabia tudo o que iria acontecer e isso atrapalhou um pouco minha ligação com a história. Não consegui “pegar” a narrativa de Ben Sherwood, nem a seu estilo que considerei enrolado, arrastado. Os fatos iam acontecendo e ficava pensando “Pra quê?” ou então “Quando tal coisa vai acontecer?”.

Além disso, enquanto o filme é leve e esperançoso o livro é meio dramático, dá para perceber que o autor tenta emocionar os leitores com suas frases de uma linha e descrição dos sentimentos dos personagens.
 Muitos comparam Ben Sherwood a Nicholas Sparks. Pois é, agora tenho mais um motivo para não ler Nicholas Sparks por que não gostei mesmo do estilo de Ben Sherwood.

O que não quer dizer que seja um livro ruim apenas que a história não me cativou. Indico o livro para os que gostam do estilo dramático e com final de redenção. Se você é fã de Nicholas Sparks ou dos filmes baseados nos livros dele vai gostar de “Morte e Vida de Charlie St. Cloud”. Eu ainda prefiro o filme. Nota 6,5 – não gostei, mas dei meio ponto pelo relacionamento de Charlie e Tess que é tão bonito no livro quanto no filme. 


E você? Curte livros com uma pitada de drama? Leria esse? Comente! 


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

18 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
12 de agosto de 2011 às 13:00 delete

Eu também não sou fã de histórias tristes, mas tem umas que são bonitas, né?
Zac estava lindo! Mas o personagem no livro parece mais gostoso...
Eles deveriam tirar dos créditos “baseado no livro” e substituir por "inspirado na obra"!

Reply
avatar
j
AUTHOR
12 de agosto de 2011 às 18:32 delete

Eu nem sei que opinião eu tenho quanto a impressão que tenho desse filme/livro de verdade. Eu também não me decidi se gosto de drama ou não, mas já li alguns que gostei bastante.
Acho que só lendo/assistindo para saber.

Beiijos

Reply
avatar
12 de agosto de 2011 às 19:11 delete

Eu gostei do livro, acho que se eu assistisse o filme e lesse o livro, teria uma opinião como a sua. Ah, eu fiquei esperando o Charlie e o Sam velejarem! kkkk'
Beijos,K.
Girl Spoiled

Reply
avatar
Olivia
AUTHOR
12 de agosto de 2011 às 19:42 delete

Não li nem vi o filme, mas minha amiga Clarissa disse que o livro é bom. Bem, eu gosto dos livros do Nicholas Sparks. Acho que ele é o unico autor de romances água-com-açúcar que eu curto, então quem sabe eu goste da escrita do Sherwood, mas fiquei meio pé atras com a sua resenha agora. Acho que não vou ler esse livro tão cedo!
bjs
Olivia
http://paponosense.blogspot.com

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
12 de agosto de 2011 às 23:51 delete

É exatamente por esse motivo que eu evito ao máximo ver o filme antes de ler o livro. Por exemplo, se eu tivesse assistido Água Para Elefantes antes de fazer a leitura, eu nunca teria lido o livro. Pq achei muito "mais ou menos" o filme...

Tenho esse livro aqui, mas ainda não consegui tempo pra ler. Já até cheguei a pegar o filme na locadora, mas resisti bravamente e devolvi sem ver hahahaha

Adorei a resenha, bem explicativa sobre essa diferença entre um e outro. E sincera também!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de agosto de 2011 às 17:28 delete

Eu estava até com uma vontade de ler o livro, mas se vc não gostou, acho difícil eu gostar tbm, pois geralmente vc expõe uma opinião muito sincera nas resenhas.
Bom, eu não assisti o filme tbm, pq prefiro ler antes. Mas, qdo assisto antes, dificilmente me decepciono com os livros se eu gostar do filme. Eu apenas tento imaginar o elenco nas páginas do livro. :D
No entanto, concordo que ler e saber o que vai acontecer incomoda um pouco. xD

Bjs ;)

Reply
avatar
Thaís Varine
AUTHOR
13 de agosto de 2011 às 18:29 delete

Eu tenho vontade de ler esse e ainda nem vi o filme porque não gosto disso e principalmente pra não baixar e nem elevar expectativas de nenhum dos dois ;D

Beijos

Reply
avatar
13 de agosto de 2011 às 19:17 delete

Eu gostei do livro é bem legal, talvez tenha estragado mesmo vc ter visto o filme antes mesmo.

Bjs

Reply
avatar
Aym
AUTHOR
14 de agosto de 2011 às 21:34 delete

Nicholas é incrível. impressionante a forma como ele toca o leitor.
incrível.
beijos
boa semana.

Reply
avatar
15 de agosto de 2011 às 01:21 delete

Oiee Miss, saudades suas
Adorei a resenha, estou doida para ler!!
HAHA Pobre Zac Efron, só eu que sou defensora dele kkkkkkkkkkkkk
Nicholas ainda soltou um comentário do livro, eu gostei mais ainda.

Geralmente no filme eles sempre alteram alguma coisa, é sempre assim.

bjs e boa semana
Nana - Obsession Valley

Reply
avatar
*Sa*
AUTHOR
15 de agosto de 2011 às 18:30 delete

Eu amo Nicholas Sparks... então...

Mas eu acho que o problema foi realmente assistir o filme antes do livro... as diferenças são tantas que geralmente quando a gente inverte alguma coisa fica ruim...

Reply
avatar
Maricota
AUTHOR
16 de agosto de 2011 às 15:19 delete

O Filme é péssimo!! Mas o livro é muito bom!! Acho que pelo fato de ter lido o livro antes de ver o filme achei o filme beeeem ruim. Mas a história é linda!

Reply
avatar
Joana Sabino
AUTHOR
31 de agosto de 2011 às 16:34 delete

A história em si é bonita, apesar de meio estranha.
Eu já assisti o filme e gostei, apesar de ter esperado mais pelo fato de ter ouvido tanto sobre ele... :/
Sua resenha ficou ótima! me deixou mais curiosa para saber como é livro, parecido com o filme nas partes que mais gostei.
Parabéns pela resenha. :*

Reply
avatar
Teorias de Gi
AUTHOR
31 de agosto de 2011 às 17:15 delete

Ta eu jurava q ja tinha comentado mas vamos lá, há lembrei tinha comentado na resenha do filme, eu achei interessante a história tbm não gosto de histórias tristes....beijusssss!!!

Reply
avatar
Suzana Sabino
AUTHOR
4 de setembro de 2011 às 17:07 delete

Até hoje não li esse livro, mas tenho muita vontade.
Acabei vendo o filme antes tbm. E confesso que esperava mais. Acho que vou gostar mais do livro. Eu curto histórias dramáticas e as diferenças existentes entre os dois vão fazer a história mais interessante do que no filme. Eu acho.
Pena que vc não gostou muito. Cada um com o seu gosto, não é?
Eu tbm não sou a maior fã de Nicholas Sparks, mas Diário de Uma Paixão é um dos meus livros favoritos. :)

Obs.: Espera aí, o Zac Efron não é magro não. UHASUHASUA... *-*

Reply
avatar
denise
AUTHOR
5 de setembro de 2011 às 10:12 delete

eu adoro os livros do Nicholas e acho que esse não vai ser exceção
só pela resenha já com vontade de ler

Reply
avatar
17 de setembro de 2011 às 23:49 delete

Gosto de livros com um pouco de drama, mas não aqueles melancólicos ou mega românticos!Mas enfim, tenho uma curiosidade em ler o livro e ver se é o que eu espero, se essa pitada sobrenatural é bastante ou pouca...

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de fevereiro de 2013 às 11:51 delete

Gostei muito do livro.E um dos melhores que ja li e pretendo ler outros


Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!