Filme: Agentes do Destino

sexta-feira, agosto 19, 2011 12 Comments A+ a-

E se sua vida, todo o seu destino já estiver escrito? E se não houver nada que você possa fazer para mudar o seu futuro?

David tem um futuro brilhante como político, é o que todos dizem. Mas, quando estava perto de ganhar a disputa como senador dos Estados Unida os jornais descobrem um fato escandaloso de seu passado e a eleição vai por água abaixo. Nesse momento, sentindo-se desmotivado por ter perdido a eleição é que David encontra Elise.

Ele não a conhece e ela não o conhece mas acabam se beijando. A conversa com Elise acaba inspirando David a fazer um novo discurso, que o impulsiona como um “queridinho do povo” para as próximas eleições.
Um mês se passou. David e Elise estavam fadados a nunca mais se encontrarem, eram as regras que estavam determinadas. Mas um dos “agentes do destino” comete um erro, que ocasiona uma série de situações diferentes da do plano original.

Apenas um encontro ao acaso ou coisa do destino?

O filme tem várias cenas de ação mas não é esse o foco principal. Embora seja centrado num personagem masculino, David, “Agentes do Destino” parece mais um romance, o que me surpreendeu, nunca tinha visto um filme com o Matt Damon com esse ar mais romântico.
Mas, acima do romance, existe a questão do livre arbítrio. De acordo com o filme, o homem não deve ter livre-arbítrio, pois destruiria o mundo. É por isso que Deus o Presidente escreve o destino de todos os humanos e este deve ser sempre seguido. Para isso são enviados anjosAgentes do Destino” que, como o nome já diz, dão uma “ajudinha” para que o destino de cada pessoa aconteça.

Pode ser um café derramado, um celular perdido ou até mesmo um acidente de transito. As vezes essas coisas acontecem por coincidência mesmo mas, de vez em quando, esses fatos são “obra” dos Agentes do Destino. O legal é que eles citam como exemplos coisas que são muito comuns de acontecer o que faz com que quem assista o filme sinta uma certa identificação. Quantas vezes você não deixou de fazer algo ou de ir em algum lugar por causa de uma circunstância adversa? Pois é.

Parecemos mafiosos mas somos os "Agentes do Destino". 


No começo achei esses agentes de capa e chapéu meio WTF mas, depois que entrei no espírito do filme essa sensação foi embora. Eu sempre acreditei em destino e conflito principal do filme (e sua resolução) me fizeram pensar bastante nesse tal de “livre-arbítrio”. Cheguei a conclusão de que, mesmo que o destino exista, ele só se realiza a partir de nossas escolhas pessoais.

Não explicar mais meu ponto de vista para não alongar a resenha, mas achei o filme bem diferente e emocionante. Recomendo para todas as pessoas que gostam de uma história bem contada e não se importe com romantismo na história, nem com a história, que é meio fantasiosa. Dou nota 9 – muito bom.

p.s.: Descobri que o filme é baseado em um conto de um autor chamado Philip K. Dick. Esse autor também teve outras duas obras transformadas em filme: “Blade Runner”,“O vingador do futuro” e “Minority report.”
   Mais uma adaptação de Hollywood, portanto.


E você: Acredita em destino ou em livre-arbítrio? Comente!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

12 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
19 de agosto de 2011 às 12:23 delete

Carbono você escreve tão bem sobre as coisas, tem a mesma qualidade que a Giu do Amount of Words, vocês conseguem despertar o interesse... Eu vi este filme e gostei muito, e se não tivesse visto, depois de ler este post eu iria correndo atrás do download. Gostei da ideia do filme e apesar de ser só entretenimento, me fez refletir sobre algumas coisas...
Eu acredito no destino e no livre arbítrio, acho que neste mundo de alguma forma, ambos existem ao mesmo tempo.

Reply
avatar
j
AUTHOR
19 de agosto de 2011 às 16:34 delete

Repito as palavras da Sara. Eu não assisti o filme, mas estou pensando em ir correndo fazer download.

E eu também acredito em destino e lívre arbítrio, mas como você comentou, o destino só existe a partir das nossas escolhas pessoais.

Beijos
Conjunto da Obra

Reply
avatar
Nathalia
AUTHOR
20 de agosto de 2011 às 13:35 delete

Eu achei que o filme fosse mais ação e eles realmente parecem mafiosos, rs.
Gostei do tema, vou ver se assisto!
Beijão, @nathaliaduarte
www.mentalmorfose.com

Reply
avatar
20 de agosto de 2011 às 16:24 delete

Gostei da trama do filme!
E com o Matt Damon fica melhor ainda! hahahaha
Vai pra minha lista de filmes!! \o/
Beijos

Leitura entre Amigas
leituraentreamigas.blogspot.com

Reply
avatar
20 de agosto de 2011 às 20:09 delete

oi amiga!!!
Adorei o filme flor!!!! vou ver.
beijos
http://amorimortall.blogspot.com/

Reply
avatar
Ana Ferreira
AUTHOR
20 de agosto de 2011 às 22:10 delete

Miss,
É um ponto de vista muito interessante a se ressaltar. Também pensei, primeiramente,que o filme fosse mais direcionado ao lado da Ação, mas esse romance inesperado e a história muito interessante acabou atiçando minha curiosidade.
Não acredito em destino, sinceramente falando. Acho bonito, lírico, acho que as pessoas gostam de acreditar em destino, embora não acredite. Tudo que fazemos tem uma causa, certamente, e estamos todos cientes dessa causa, direta ou indiretamente. Se desejo algo, corro atrás e se corro o suficiente, sei que conseguirei. Quando dizem que nascemos para tal coisa, apenas digo que todos nascemos para sermos o que nós quisermos, a escolha fica por conta de cada um.

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Reply
avatar
Sandra
AUTHOR
21 de agosto de 2011 às 03:37 delete

Hey, Miss!

Chegay sem gesso! \o/

Menina, eu ainda não vi esse filme, mas agora quero ver!
Vou procurar hoje ainda, fiquei muito curiosa.

Beijocas e linda semana pra vc!

Reply
avatar
21 de agosto de 2011 às 12:45 delete

Não vou mentir, nem me interessei em ver esse filme :p
mas, depois q descobri q é baseado num livro do mesmo autor de Minority Report (que eu adoro), tenho q admitir q comecei a considerar a ideia de vê-lo... rs

Reply
avatar
22 de agosto de 2011 às 02:31 delete

Oiee
Ah lembro que postei esse filme uma vez no post de estreias.
Não estava a fim de assistir, mas depois de ler a resenha, fiquei bem interessada.
Olha que nem gosto muito do Matt Damon...no início da resenha até pensei que era mais um Identidade Bourne kkkkkkkkkkk

Hollywood sempre se baseia em alguma coisa né?

Bom eu acreditava mais nessas coisas de destino quando eu era mais nova, agora não sei...

bjs e uma ótima semana
Nana _ Obsession Valley

Reply
avatar
23 de agosto de 2011 às 19:20 delete

Esse éum dos filmes que eu quero muto ver o Matt é super bom ator, e eu acredito um pouco em destino, mas acho que temos sim livre arbitrio, adorei sua resenha.

Bjs

Reply
avatar
Olivia
AUTHOR
25 de agosto de 2011 às 08:19 delete

Eu vi esse filme há duas semanas atrás e gostei bastante também. Adoro o Matt Damon de paixão e normalmente os filmes dele são uma boa pedida! Realmente, os agente do destino, com aquele visual de gangster dos anos 50 foi meio estranho, mas eu adorei os chapéus e a cena das portas é a minha favorita!
adorei a crítica tia!
bjs
Liv
http://paponosense.blogspot.com

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!