Filme: X-Men – Primeira Classe (First Class)

segunda-feira, junho 13, 2011 10 Comments A+ a-


Toda história tem um começo e com X-men não é diferente. Em X-Men – First Class, vemos Professor Xavier quando ainda era apenas Charles e Magneto, quando era apenas Eric, ainda na infância e depois na fase adulta.
Os dois tiveram uma infância bem diferente e tem opiniões opostas na maioria das coisas, mesmo nessa época. Mas, mesmo assim, acabam se tornando amigos e um acaba ensinando algo para o outro.
O filme começa com Eric sendo separado dos pais num campo de concentração. Ele fica tão revoltado que começa a entortar as grades do local. Paralelo a isso, temos o jovem Charles que, ao descer para a cozinha durante a noite, da de cara com uma intrusa que diz ser sua mãe. Na verdade é a Mística, que nessa época era apenas Raven. Charles diz a ela que, a partir daquele dia, ela nunca mais passaria fome e Raven sorri.

Passam os anos, estamos em 1962, em plena Guerra Fria. Charles, por incrível que pareça, é um baita mulherengo, tem cabelo e não está em uma cadeira de rodas. Na cena mostrada no filme, Raven acaba atrapalhando a conquista que Charles tentava fazer no bar e os dois tem uma leve discussão sobre os poderes dela: Charles quer que ela disfarce a aparência e Raven não entende por que.
Enquanto isso, Eric está correndo atrás do homem que matou sua mãe e matando todos os nazistas que encontra pelo caminho. Vale lembrar que a habilidade do futuro Magneto não está completamente desenvolvida e ele só consegue mover as coisas através da raiva.
Não entendo nada sobre quadrinho então não posso fazer nenhuma comparação entre o filme e o gibi homônimo mas, pelo o que eu conheço dos filmes achei X-Men  - First Class bem interessante, mesmo não mostrando alguns dos meus personagens favoritos (Gambit? Onde você estava em 1962?).

 Gambit não está nesse filme. TODOS CHORA
            Sabe aquelas características dos personagens de X-Men que são de conhecimento de todos? Então, todas elas são explicadas no filme. O relacionamento entre Eric e Mística, a paralisia de Charlie, aquele capacete meio brega que o Magneto usa, e até mesmo a Fera (quem lembra?) e como ele acabou ficando azul (não, ele não era azul antes).

            Como sempre, acabei torcendo para os vilões do filme, por isso meu personagem favorito é Eric/Magneto. O homem é charmoso, arrogante, tem um passado sofrido e age segundo suas convicções, independente do que manda a C.I.A. ou qualquer outra pessoa. Tem como não torcer por ele? Acho que, se eu fosse uma mutante, veria as coisas mais pelo lado do Magneto mesmo. Charles é muito bonzinho, do bem... chato.


            Se bem que nesse filme Magneto não era o vilão e sim Shaw (Kevin Bacon) um mutante babaca e nazista. Ou seja, impossível torcer por ele.  Junto a Shaw estão Emma Frost (uma personagem charmosa mas completamente avulsa na história), Maré Selvagem (Ô lá em casa!) e Azazel, que pra mim não passa de um “Noturno” do mal e vermelho. Do lado dos bonzinhos há, além dos que eu já citei, Alex Summers (irmão mais velho do Scott/Ciclope) Sean Cassidy, que tem um dos poderes mutantes mais gays que eu já vi em todo X-Men.

Eric de gola rulê, atrás dele Sean Cassidy e lá atrás, de óculos, a Fera.

            Confesso que chorei em uma certa cena, envolvendo a lembrança mais feliz de Eric. Mas a cena que deveria ser mais dramática, que mostra como Charles ficou paralitico eu já não me emocionei tanto. Claro, fiquei pasma com a maneira com que isso aconteceu, mas foi só. Ri muito com a “aparição” de Wolverine e alguém mais percebeu Ciclope e Tempestade fazendo uma “pontinha” no filme? Haha, eu vi.

            Recomendo o filme aos fãs de X-Men, principalmente aos que se interessam pelos personagens da série, e a histórias dele. O roteiro é muito bom, tem menos ação do que outros filmes, mas acho que isso foi positivo. Não dava para explicar a complexa relação entre Charles e Eric com uma explosão a cada 10 minutos, certo? Outra coisa legal foi misturar fatos históricos, do período da Guerra Fria, com o filme; mesmo sabendo que a Crise dos Mísseis não foi resolvida na maneira que é retratada e que a 3ª Guerra Mundial nunca aconteceu, acabei torcendo e vibrando com os acontecimentos (Seria bem mais divertido se ocorrido como o retratado no filme rs).

            Se você gosta de filmes de heróis vá assistir no cinema, por que não vai jogar dinheiro fora. Só não dou nota 10 por que não é um favorito – quem sabe no futuro, depois que eu assistir mais algumas vezes, ele não acabe se tornando?

            Por isso minha nota é 9,5. Muito bom. (esse meio ponto é pelo Eric, que entrou para minha lista de personagens favoritos)
P.S.: Lembram da minha lista de ontem? Pois é, Eric e Charles bem que poderiam estar nela...

E vocês, gostam de X-Men? Já assistiram o filme ou pretendem assistir? Comentem =D


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

10 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
13 de junho de 2011 às 22:25 delete

Quero muito ver esse filme.

Adoro X-men e estou bem curiosa.

Sem contar que tem atores que amo.
Beijos!!

Reply
avatar
Lari
AUTHOR
13 de junho de 2011 às 23:04 delete

adoro x-men e comecei me apaixonando pelo desenho que passava na tv, depois vieram os filmes! tenho bastante vontade de conferir os quadrinhos, apesar de que devem ser muitos e bem dificil de achar os primeiros!
Gostei da sua resenha! tinha escutado que o filme não era muito bom!fiquei mais animada agora!!fiquei curiosa pra saber qual é o poder gay!hahaha
Não sei se simpatizarei com o magneto, mas...

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de junho de 2011 às 09:57 delete

Eu gostei muito deste filme! Pra mim foi o melhor de todos. Team Magneto (com orgulho). Sou fascinada por Fassbender desde que o vi numa série super tosca(Hex). Eu adoro o Gambit, pena que ele esteve no lixo Wolverine, ele deveria ter aparecido no Primeira Classe!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de junho de 2011 às 10:42 delete

Oi, Miss :)
Não assisti X-Man ainda, mas gosto do desenho e ainda hj, qdo tenho tempo, assisto. :D
Acho legal a proposta de justificar alguns acontecimentos que não ficaram tão claros no desenho. # Pelo menos, até onde eu acompanhei, não ficou claro. :X

Vou ver se assisto logo; mas não garanto isso. Minha lista está enooorme!!
De todo modo, esse é um dos filmes que quero conferir ainda esse ano.

Bjs ;)

Reply
avatar
j
AUTHOR
14 de junho de 2011 às 12:13 delete

Ai,eu sou a mais por fora o.Õ
O único filme que vi do X-Man foi o do Wolwerine. Achei muito bom, mas ainda não tive paciência para procurar os outros.

E Miss, não sei se deveria responder aqui, mas eu realmente acho a série Academia de Vampiros MARAVILHOSA. Acho que já deu para perceber pelo post do Essa Semana no Conjunto da Obra ;)
Na série, tem vampiros para todos os gostos! Os Strigoi são os - como você chama - clássicos (não podem tomar sol, são imortais, caçam e matam suas vítimas), e os Moroi são nada clássicos e bonzinhos.
Fiz a resenha do primeiro livro aqui (http://conjuntodaobra.blogspot.com/2011/06/o-beijo-das-sombras-richelle-mead.html) e essa semana vou publicar a do segundo. Se seu gosto literário for minimamente parecido com o meu, com certeza valerá muito a leitura.

Beijos.

Reply
avatar
14 de junho de 2011 às 12:55 delete

Ei Miss,

Ah eu também amei este filme, fui no cine por acaso e não esperava que ia ser tão legal.

Sem dúvidas Magneto é o melhor do filme, quem diria que o coroa era tão lindo na juventude ne hehehe

bjoo
Nanda.

Reply
avatar
Marcela G.
AUTHOR
14 de junho de 2011 às 14:27 delete

Aah, adoro X-Men, mais pelos desenhos q passavam (o mais antigo e o Evolution o/) e pelos quadrinhos q meu pai lia do q pelos filmes. P/ ser sincera, não lembro de quase nada do 1 e do 2 e não vi o 3, nem o Wolverine. Preciso rever/ver todos esses :P
Mas esse Primeira Classe tem muita gente elogiando, acho q é o filme de X-Men q mais fiquei com vontade de ver :D
E, nossa, Gambit rocks, tb senti falta dele nos outros filmes :P
Depois de um ano (#dramática), respondendo um comentário seu lá no blog: esse "O Buraco" é dos meninos q se mudam p/ uma casa nova, né? Se for, já ouvi falar, fiquei com vontade de ver, tb tenho o maior medinho de bonecos e palhaços e bonecos de palhaço xD
Beijos

Reply
avatar
Marcela G.
AUTHOR
14 de junho de 2011 às 14:30 delete

P.S.: yeah, consegui comentar! \o/

Reply
avatar
Olivia
AUTHOR
15 de junho de 2011 às 08:36 delete

Eu já não gostei do filme tanto quanto você, mas é um bom filme comparado as outras bombas de x-men. Adorei tbm o Eric e o Charles e eles DEFINITIVAMENTE deveriam estar na sua lista! kkkkk eu passei o filme inteiro fazendo "awwww" toda cena deles dois e meu namorado fazendo careta pq não aceita esse relacionamento slash entre eric e magneto! achei aquela historia da mistica ser irmã adotiva do charles a maior furada e a Emma Frost foi a maior vaca que já apareceu em x-men. também adorei a cena do wolverine e realmente, faltou o Gambit na historia. De preferencia, com o Taylor Kitsch interpretando-o!!! *-*
gostei muito da crítica!
pergunta super random! quer fazer parceria entre os blogs? =D
bjs
Liv
http://paponosense.blogspot.com

Reply
avatar
15 de junho de 2011 às 10:18 delete

Olá Miss, ainda não assisti o filme, mas estou bem curiosa!!!
Pelo post dá pra ver q vc gostou muito. Pretendo vê-lo em breve.

Bjss... Melissa
Espaço Editorial

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!