Filme: Pânico 4 - Resenha
Os E.U.A. devem estar sofrendo uma crise de criatividade porque, de uns tempos pra cá, fazer refilmagem virou “modinha”. Sequência de filme de terror que deu bilheteria então... É lei.
Nesse momento surge o novo Pânico, uma franquia de filmes de terror da década de 90. O filme se chama “Pânico 4” e, apesar de ter nome de continuação, é mais uma refilmagem do primeiro filme, que deu sucesso a saga.
![]() |
| Pânico 4 |
Bom, agora chega de falar sério rs. Fui assistir esse filme ontem a noite e estava muito ansiosa. Os motivos são vários, mas o principal é que eu sou fã de filmes de terror e “Pânico” foi um dos primeiros que assisti, quando nem sabia direito o que eram filmes. Os personagens principais eram os mesmos e o diretor também, o que já é um motivo plus.
O filme começa e vemos duas garotas conversando sobre filmes. Uma acha que Jogos Mortais 4 é uma porcaria e a outra gosta. Enfim, uma cena normal, elas estão prestes a assistir esse DVD.
Ai o telefone toca e uma voz “de fantasma” pergunta: “Qual é o seu filme de terror favorito?”
Não vou contar o que acontece depois, mas vocês já devem imaginar.
O filme acontece durante o aniversário da tragédia do primeio Pânico. Sidney, a eterna sobrevivente, está lá, assim como o policial Dewey e Gale, a repórter que escreveu a história do que aconteceu a Sidney no primeiro filme. Esse história acaba virando um filme em “Pânico” 2.
![]() |
| Olá, Sidney - A atriz (Neve Campbell) em Pânico e, agora, em "Pânico 4". |
Para quem não conhece/entende Pânico, funciona assim: Todos os personagens entendem de filmes de terror, incluindo o assassino. As pessoas sabem as regras mas acabam morrendo do mesmo jeito. O roteiro é bem metalingüístico, é quase como um filme dentro de um filme.
Eu não sei explicar então fica mais complicado do que é. De maneira geral, é isso.
Esse brincadeira que eles fazem com os clichês de terror é hilária e da uma espécie de realidade à história. Além disso, eles acrescentam novas “regras” de filmes da atualidade. Por essas novas regras, virgens podem morrer e quanto mais sangue melhor (vide Jogos Mortais). Isso tudo aparece do novo filme, a parte do sangue não tão exagerada, pelo menos para mim.
![]() |
| Jill, atrás de você! |
O roteiro consegue despertar o humor ao mesmo tempo em que faz você pirar tentando adivinhar quem é o assassino (eu não consegui, surpreendente mesmo). Ghostface que é um disfarce usado por todos os assassinos da franquia, também continua bem, obrigada. E os personagens novos fazem todo o sentido.
Alias, o filme inteiro faz muito sentido. Dou novamente meus parabéns ao roteiro porque não foi necessário colocar nenhuma cena de sexo para esticar o filme. Todo o tempo da 1h50 de duração foi muito bem recheado de diálogos humorados e mortes, mas sem perder o fio da meada. O nível trash desse série de filmes deve ter subido alguns graus, pois é esse o estilo de Pânico: Algumas cenas são tão surreais que parecem comédia e outras são super realistas, como as conversas que eu já citei.
Quem nunca fez comentários sobre filmes com os amigos vai achar irreal também mas eu me vi em vários daqueles diálogos. Aliás, cheguei a conclusão de que, se eu participasse de um filme de terror provavelmente seria “Pânico” por que, como os personagens, eu conheço todos os clichês (eu hein kkkk).
![]() |
| Eu teria torcido o braço do assassino para ele soltar a faca. |
Já deu para perceber que adorei o filme, né? Apesar da minha expectativa absurda, o filme conseguiu ser tudo aquilo que eu esperava (e muito mais). Dizem que esse “Pânico 4” foi uma preparação para um nova franquia mas eu duvido muito. O final não deixa essa impressão.
Recomendo esse filme para aqueles que curtem o gênero, principalmente se gostam daquele estilo de filme dos anos 90, em que o assassino era uma pessoa e não uma menina num poço (sorry, Samara). Minha dica para quem for assistir é: Veja sem pretensões, por que o filme é completamente despretensioso: Não quer mudar a vida das pessoas, ou a sociedade. Quer apenas entreter as pessoas com essa quase paródia de filmes de terror. (O que me fez pensar: “Todo mundo em pânico” é uma paródia de um filme que também um pouco paródia. Faz sentido?)
Sem mais elogios, minha nota é 10, já que é um dos meus filmes favoritos, a partir de hoje. Fiquei até com vontade de rever os filmes antigos para ver se são tão bons assim porque me diverti muito. A propósito... ops, meu telefone está tocando! Esperem um pouco.
- Alô? - Quem está falando?
- É aMiss CarbonoCarol. Quem é?
- Olá, Carol. Qual é o seu filme de terror favorito?
- Nããããoooooooooooo... (tu, tu, tu)
Agora eu pergunto para vocês, leitores: Qual é o seu filme de terror favorito? Comentem ou o Ghostface vai te pegar kkkkk.
![]() |
| Trailer. |













