O dia em que levei um calote (Alerta sobre compras virtuais)

sexta-feira, março 11, 2011 20 Comments A+ a-


               Eu sou apaixonada por livros, principalmente romances. Compro na internet desde que tinha 13 anos de idade, quando adquiri meus primeiros livros da Série Mortal. E nunca tinha tido nenhum problema. Até agora.

                No dia 28 de janeiro, a Editora Universo dos Livros publicou em sua página do twitter a seguinte mensagem.
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                Cliquei no link e foi direcionada ao site da Brandsclub, um suposto site de comprar coletivas.
                Logo me chamou a atenção o livro Amante Revelado, que é da série das Adagas Negras, série do qual sou fã. O livro em saía por R$13,90 mais o frete que era de R$14,87. Eu ainda tinha um bônus, já que era minha primeira compra, de R$10,00. Ou seja, o valor final do pagamento era de R$18,77.
              
                Pedi o cartão do meu pai emprestado e comprei. Segue abaixo o comprovante de compra, o valor foi pago pelo cartão e o prazo MÁXIMO de entrega era de 20 dias úteis.
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                Tenho também o email que foi enviado para confirmar que o produto havia sido pago.
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                Como não sou uma pessoa muito organizada, não fiquei contando nos dedos esses 20 dias. E o tempo foi passando...



                Cada vez mais preocupada eu fiz uma pergunta da comunidade “Adoro Romaces” do Orkut: QUANTO JÁ HAVIAM RECEBIDO O PEDIDO?
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                Havia mais pessoas na mesma situação que eu (bem mais do que esse mísero print pode alcançar rs). Mas ainda não era preocupante. Quer dizer, ainda estávamos no prazo. Nem que fosse a 3 dias do prazo final mas até ai estava ok.

                No dia 3 de março de 2011, 4 dias depois do prazo final que a Brandsclub nos deu, mandei o seguinte email.


                Como podem ver fui bem educada. Queria saber somente o que aconteceu. A resposta também não tardou a chegar. Demorou um pouco por que escrevi essa mensagem do email do blog e não do meu email pessoal que em que fiz a compra. De qualquer maneira eis que, no dia 5 de março de 2011 recebo essa resposta, claramente padronizada.


                Fiquei aborrecida, afinal, ia ter que esperar ainda mais. A verdade é que acabei me manifestando em alguns lugares, entre eles o twitter.


                Também comentei sobre isso no twitter do blog e a Editora me respondeu, dizendo que ia averiguar que já estava conversando com a Brandsclub.
                Hoje à tarde a Editora voltou a publicar um recado no twitter, dizendo para que todos aqueles que se sentissem lesados procurassem o PROCON, cadastrassem no reclame aqui e não sei mais o que. Devo dizer que fiquei MUUUITO feliz com essa iniciativa da Editora, tanto que comentei no twitter.


                Vale lembrar que no dia anterior também havia recebido uma resposta da reclamação que fiz pelo twitter


                Mandei o número e não tive resposta dessa tal Carol até agora.

                O importante é que eu estava mais otimista, afinal, a Editora tinha entrado na briga conosco, leitoras vorazes de romances!


                Mas então eu recebi esse email. Vale lembrar que eu não estava conseguindo entrar no meu Hotmail então só fui ver isso depois do tweet acima. Na verdade ele foi enviado antes.

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                Só então entendi que o apoio da Editora era para todas aquelas que, assim como eu, tiveram seus pedidos cancelados!

                Fiquei muito irritada e mandei um email para a Brandsclub falando que era melhor então que eles devolvessem meu dinheiro no prazo estipulado, por que não estava mais com paciência para palhaçada.
                No site da loja meu pedido estava como, sendo processado... Queria que eles cancelassem logo de uma vez e pronto. Sem enrolação.


                Reparem: A entrega deverá ocorrer até o dia 26-02-2011!

                Não recebi resposta mas, aproveitando que estava com sede de sangue (metafóricamente é claro) e fiz um ‘post’ no RECLAME AQUI. (CLIQUE AQUI para ver o post).
                Também falei muito na internet e nuns blogs. No blog da Sô, que foi de onde peguei um dos prints desse post, a maioria das lesadas dizem que querem seus livros. Eu não. Eu quero meu dinheiro, cansei de esperar por um livro que não chega nunca! Na verdade, acho que amanhã mesmo vou comprar um exemplar de Amante Revelado.

Além do mais, para que brigar pelo produto com essa empresa tão pouco confiável? Não quero. QUERO MEU DINHEIRO.

                Vocês devem ter reparado que não há nenhum print das mensagens da Universo dos Livros. Realmente. É que, quando eu fui procurar elas já tinham sido deletadas. Não estão mais lá.  E eu não sei o que pensar sobre isso.
                O que eu sei é que continuo acreditando que a Universo dos Livros não teve culpa nessa pendenga toda, por mais que a Brandsclub insista em dizer que faltaram livros em estoque.  A Editora está do lado de nós, leitoras, tanto que, no final do dia de ontem publicou o seguinte comunicado no blog da “Irmandade”.

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                Sinto muito pelo post longo. Mas eu acho que, se é que essa história serviu para algo, foi para me alertar sobre esse negócio de compras pela internet. Depois de meu problema com o site é que fui pesquisar e descobrir que essa tal empresa de compras virtuais, tinha um número enorme de reclamações no reclame aqui. Pra vocês terem uma idéia, ela só perde das lojas Americanas que é uma empresa que com certeza vende muito mais, portanto é comum que tenha um numero grande de reclamações. A própria Estante Virtual, por incrível que pareça, é mais ‘confiável’, pelo menos de acordo com o site.

                Bom, fica então o aviso: CUIDADO COM COMPRAS NA INTERNET. Claro, não vou parar de fazer compras virtuais por causa disso, mas vou tomar cuidado dobrado. Não quero tomar calote de novo.

                Mandei meu email ontem para a Universo dos livros. Não sei se vão resolver meu problema no prazo de duas semanas (que foi o prometido pela Brandsclub) mas me sinto muito mais tranqüila em saber que pelo menos um dos lados dessa história, fora eu, está tentando corrigir seus erros.

                Não que a Editora seja a parte mais errada. O único erro da Universo dos Livros foi fazer negócios com a Brandsclub. Torço para que dê tudo certo, tanto para nós consumidores tanto para a Editora Universo dos livros para que ela consiga sair dessa história com a reputação intacta. Uma editora que muda a capa de um livro porque as leitoras não gostaram, que responde dúvidas no twitter ou por email e que já fez coisassuper legais na net, não pode ser acusada de descaso com o consumidor.
               
                Quanto a Brandsclub, acho que é uma empresa completamente errada. Que não respeita o cliente e que só visa o lucro. Não quero ofender, mas acho que vocês deveriam parar com esse negócio enquanto é tempo. Porque quando vocês resolverem fazer uma dessas trapalhadas com um advogado, ai o bicho vai pegar pra vocês.
                Eu, que sou apenas uma estudante de publicidade, vou me limitar a ir ao PROCON e, ainda assim, apenas se meu reembolso não chegar em duas semanas.

                Prometo contar aqui, assim que eu receber meu dinheiro de volta (se receber. É isso.


UPLOAD 18-04-2011: Devolveram meu dinheiro mês passado. Usei para comprar outro livro... Em outra loja. Bradsclub nunca mais.

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

20 comentários

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Caue1507
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11 de março de 2011 às 21:46 delete

nossa muita mancada da brandsclub D: pena q deu tudo errado pra vc conseguir o livro ç.ç

--
hangover at 16

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Ana
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12 de março de 2011 às 08:08 delete

Humm... Muito bom vc ter tomado a iniciativa de alertar os leitores! Não faço compras pela internet com medo de acontecer isso.
Prefiro ir na loja e comprar!
Bjs ;)

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Olivia
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12 de março de 2011 às 14:29 delete

Ai caramba! Que transtorno hein? Acho que é por isso que eu sempre fico como medo de comprar coisas em sites que não sejam saraiva/submarino/lojas americanas. Alias, nem submarino/lojas americanas eu confio mais. Ultima vez que eu comprei lá, meu dvd de HP veio todo detonado! Pelo menos eles trocaram!
Boa sorte aí para receber seu dinheiro de volta!
Olivia
http://paponosense.blogspot.com

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12 de março de 2011 às 20:57 delete

Muito bom o post
adorei....assim alertando os outros
nossa seu pai deve ter ficado revoltado né? Afinal o cartão era dele e tals.
Meu pai ia ter um ataque.
Eu não costumo confiar nessas promos de sites de compras pelo twitter. De promoções em compras...
O único site que compro minhas coisas é o submarino mesmo, o frete é razoável eu recebo no prazo, dependendo do pagamento...enfim.
bjs

Nana
Obsession Valley

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Unknown
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13 de março de 2011 às 00:55 delete

Sempre compro pela internet e já tive problemas, mas é bom sempre ficar alerta.

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Anônimo
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13 de março de 2011 às 01:26 delete

Nossa, isso é realmente complicado
Quem ama comprar na net aqui em casa é meu pai, eu não confio
Prefiro comprar meu livro e já sai com ele em mãos!
E também estava vendo toda essa movimentação por parte das meninas no twitter!
Boa sorte para vocês.

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Tiffannyk
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13 de março de 2011 às 13:00 delete

Eu quase cai no golpe brandsclub em 2007. Minha sorte é que na época eu estava muito apegada ao orkut, e quis entrar na comunidade antes de utilizar o site, conclusão li nos tópicos todas as merdas que essa empresa faz, e não usei.
Tomara que seu caso se resolva logo, que eles estornem o dinheiro e a novela acabe, por que viu, vou te contar.

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Marcos Rosa
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13 de março de 2011 às 13:13 delete

Não deixe passar em branco mesmo, ProCom neles e denuncie pra que todos vejam como essa empresa trata seus clientes. Tb já fui enganado por algumas empresas e dei o troco nelas.

___

http://algunsfilmes.blogspot.com

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Daniele Paula
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13 de março de 2011 às 14:56 delete

Nossa... obrigada pelo alerta, realmente temos que ficar muito espertos ao realizar compras pela internet... eu só compro no Submarino e na Livraria Saraiva pois sei que são sites de muita confiança. E avise se recebeu seu dinheiro de volta. Acho que é o minimo que eles podem fazer
Beijos

chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

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@whosthanny
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13 de março de 2011 às 16:02 delete

Que palhaçada isso! Meus pais sempre alertam sobre compras pela internet e eles estão certos. Antes de fazer uma compra é melhor buscar referências sobre a loja online. Estou passando por uma situação parecida num site de leilões, depois de um mês eles me deram um novo prazo de entrega, espero não levar calote também.

xx thanny in wonderland

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GMDourado
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13 de março de 2011 às 16:16 delete

Em primeiro lugar MUITO obrigada pelos selinhos! Foram os primeiros que meu blog recebeu! Ieei! \o/

E em segundo lugar... eu li o post todo, mesmo sendo longo, porque também só compro muito pela internet e preciso saber dessas coisas. Admirei muito sua atitude de ir até o fim, pedir seu dinheiro de volta, mandar reclamações, se manifestar... a maioria dessas empresas corruptas saem ilesas porque as pessoas recebem calotes e ficam quietas.
Estou torcendo pra que vc consiga seu dinheiro de volta sem mais estresses!
Obrigada pelo alerta!!
To te seguindo no twitter também viu?
Beijos!

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Raissa Debora
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13 de março de 2011 às 23:23 delete

tenho o maior medo dessas compras na net, ae hj so tive vontade de arriscar na submarino e ate agora deu certo :D

letracomasa.blogspot.com

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Anônimo
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14 de março de 2011 às 10:48 delete

Ai que raiva heim!!
Mas sempre valeu o alerta para a gente ficar mais atenta.

Eu sempre compro no Submarino e Saraiva e nunca tive problemas.

beijo;*

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15 de março de 2011 às 12:21 delete

Eu morro de medo disso, compro na net há pouco tempo e o máximo que me ocorreu foi demora na entrega. Mas enfim, o pedido chegou e todo perfeitinho.
Valeu pela dica, vou me lembrar de NUNCA comprar nesse site, aí.

Bjs

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Anônimo
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18 de abril de 2011 às 18:48 delete

PS: O termo "calote" é muito inapropriado...

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Sara
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18 de abril de 2011 às 18:49 delete

Embora concorde com sua atitude de correr atrás dos seus direitos, (Eu mesma sempre que me sinto lesada procuro os órgãos responsáveis) acho muita irresponsabilidade de quem, como você, tem um blog, que, querendo ou não, pode influenciar algumas pessoas, só porque teve uma experiência ruim num lugar postar que a loja é totalmente errada. Claro que não estou aqui para defender empresa alguma, até porque, sou consumidora, não empresa. Tampouco trabalho na área. Só acho assim, faz muito tempo que compro tanto no Brandsclub, quanto Privalia e Coquelux, e, de verdade, acho que você meio que fez uma tempestade em copo d'água. Em primeiro lugar, isso é tipo uma pré-venda, que já é comum fora, funciona assim: Eles compram 1 lote grande de uma marca X, por se tratar de um lote, muitas vezes fechado, acaba saindo muito mais barato pra empresa, e, por consequência, para nós consumidores. O problema é que o lote demora pra chegar no armazém deles, depois precisam separar os pedidos, etc e tal.
A tempestade a qual me refiro é que sempre avisam antes que vai demorar. E sempre me mandam e-mail dizendo se o prazo de 20 dias será prolongado por mais sei lá quanto tempo. Não vou mentir, sempre que indico este sites para amigos aviso que demora muitoooo, mas que chega, e quando não vai chegar eles mesmos (tenho provas) entram em contato por e-mail para avisar que estão estornando o valor no cartão, e ainda dão um bônus para futuras compras no site. Já chegou a demorar 2 meses pra chegar uma coisa do Privalia que comprei certa vez.
Com certeza se um dia não me devolverem o dinheiro após um longo prazo (Longo que eu digo é longo MESMO) correrei atrás de meus direitos para não sair no prejuízo, mas não vou me desesperar e acusar a empresa de não ser correta, dando a entender que a empresa não entregaria o produto nem devolveria o dinheiro sendo que ao menos pesquisei direito com pessoas que já são clientes desses sites.
Desculpe qualquer coisa, a intenção foi apenas expressar minha opinião sobre o post e compartilhar minhas experiências neste tipo de compra. E desculpe o longo texto.

Abs

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18 de abril de 2011 às 20:04 delete

Sara,

primeiro, obrigada pela opinião. São sempre bem vindas, claro.

Mas só quero explicar algumas coisas:

Primeiro, a Brandsclub não demorou para entregar meu pedido. Eu não fiz tempestade em copo d'gua, esperei mais de dois meses e só depois de sucessivas resposta padrão, sempre enrolando, é que me revoltei de fato. Ou seja, não é que demorou para chegar, é que não chegou nunca, nunca mesmo. Quando fui reclamar, eles cancelaram o meu pedido!

Segundo, não foi só o MEU pedido que foi cancelado. Foram vários! Várias garotas compraram esses livros na Brandsclub e depois de muita demora viram seus pedidos cancelados. Não sei com quem vc fez sua pesquisa mas o site do reclame aqui está cheio de reclamações que nem a minha. E as garotas que forma lesadas pensam o mesmo. Aliás, vc é a primeira pessoa que eu conheço que fala que recebeu alguma coisa de lá =D

Terceiro, não sei qual é o prazo da sua paciencia mas a minha é de 1 mês. Esse alias é o prazo que está no Estatuto do consumidor. Eu esperei dois, alias, mais de dois meses e não recebi nada. Fiz esse post para alertar sobre compras na internet em geral e usei meu caso para ilustrar.

Quarto: Sim eu recebi o dinheiro. Não vou ficar achando a Brandsclub legal e boazinha por causa disso. Paguei, não levei, então é a obrigação dela devolver meu dinheiro. Sim, recebi esse email que vc está falando, avisando que vão devolver meu dinheiro. Mas só foram devolver depois da minha queixa no reclame aqui. Ai sim me ligaram e foram correr atrás.
O que volta ao meu ponto de que: Não podemos ficar com medinho de loja nenhuma.


Bom é isso. Você deu sua opinião, é legal saber várias. EU continuo achando a Brandsclub uma loja completamente errada e não compro nunca mais lá. Mas quem quiser, fiquem a vontade.

Só que tem que sentar e esperar pq até vc admitiu que a espera é looonga.

Espero ter esclarecido o que o meu texto deixou a desejar. Fiz ele nun momento de fúria mas atualmente, mais calma, minha opinião continua a mesma.

Espero te ver sempre aqui no blog. Não é todo dia que temos essas polemicas não, essa é excessão.

teh mais

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18 de abril de 2011 às 20:07 delete

Anonimo:

Não sei o que vc entende por calote mas eu entendo como pagar e não receber.
Portanto muito apropriado.

Teh mais

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Sara
AUTHOR
18 de abril de 2011 às 20:57 delete

Oi!
Então, não foi apenas pesquisa, eu de fato compro nesses sites, e SEMPRE recebo os produtos ou estornam o dinheiro. Digo que achei tempestade pelo fato de nunca tido problemas, e todos que inquei nunca tiveram também. Realmente, sou muito paciente, hehe. Não posso esperar isso de todos. De fato, demora, isso não nego, e já tenho em mente nunca comprar lá quando for tipo, data marcada pra receber (Presente de aniversário, essas coisas).


Vão alguns links com opiniões sobre esse tipo de compra:

http://vitrine-virtual.com/2009/08/13/resenha-privalia/


http://roupacerta.blogspot.com/2009/05/gente-essa-e-uma-super-dica-o-brands.html

Pode notar que existem opiniões positivas e negativas, então, só achei que faltou pesquisa e imparcialidade. Mas concordo contigo em vários pontos.

Cheguei aqui justamente pesquisando "brandsclub" no google, pois estão com uma promoção de 2 anos do site, tudo por 2 reais, mas estava fora do ar devido ao grande número de gente entrando. aí resolvi ler seu blog.
Estarei sempre por aqui, adorei.

Abs

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19 de abril de 2011 às 10:26 delete

Olá Sara ^^

Não conheço a Privalia então não posso falar nada sobre.

Quanto ao segundo link, reparei que a moça não fala nada sobre ter comprado e recebido. Apenas indica a loja. Pode ter sido um post comprado ou uma indicação sem conhecimento, eu mesma indiquei a Brands quando comprei lá e por isso senti necessidade de fazer esse post, pois realmente não quero que ngm acesse o site por minha indicação para depois passar por um problema igual ao que eu passei.

Como eu disse antes, vc é a unica pessoa que eu já ouvi falar que comprou e recebeu. E mesmo vc afirma que teve problemas com recebimento, demora etc.

Enfim, concordo quando vc diz que o texto está parcial. Realmente, escrevi minha opinião sobre a loja. Mas não faltou pesquisa, se vc clicar no link do Reclame aqui que eu deixei, vai perceber a quantidade de situações similares e a minha. A Brandsclub tem mais reclamções no Reclame Aqui do que o Submarino, que é uma loja virtual muito maior e que portanto deveria ter mais reclamações.

São coisas para se pensar, neh?

Estou sabendo dessa promoção do Brands de aniversario e não tenho duvida de que o site possa estar congestionado. Só prova para mim que a propaganda deles é muito boa. Só isso.

Eu, pessoalmente e parcialmente falando, não confio. Mas dou boa sorte a quem quiser comprar por lá, não estou fazendo "campanha" contra a loja, ou coisa parecida. Alias, não ofendi a integridade de ngm com o post, apenas disse que pra mim a Brands é uma empresa estruturada de maneira errada. Opinião pessoal, claro.

É isso.

Já está participando da promoção do blog? Vai até amanhã xD

teh mais

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Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!