[LISTA] As melhores animações de todos os tempos. Segundo o Oscar.

terça-feira, fevereiro 15, 2011 6 Comments A+ a-

Pois é, o Oscar 2011 está chegando. Quando vi a lista desse ano, algo me chamou a atenção: Toy Story está concorrendo à categoria principal, a de melhor filme. Junto com outros filmes.
Baseado nisso e em uma conversa que tive com a Hellen do Hellen’s stuffs sobre os indicados, resolvi fazer essa listnha. Let’s GO!


5. Shrek
A série de filmes em si já é um sucesso mas me refiro ao primeiro filme. Lançado em 2002, Sherek é o percussor de um novo tipo de desenho animado: A com referencias a cultura pop e musicas conhecidas. As inovações na área de computação gráfica também levaram alguns designers à loucura.
Ganhou o Oscar de Melhor animação em 2002.




4. Procurando Nemo
A história de um peixe palhaço procurando por seu filho não é lá muito inovadora mas emociona adultos e crianças até hoje.
Além disso, bateu records de bilheteria e rentabilidade em sua época de estréia e concorreu a mais três Oscar além do de melhor animação: Melhor Roteiro, Melhor trilha sonora e melhor edição de som.
Ganhou o Oscar de melhor animação em 2004.




3- A Bela e a Fera
Indicado a 4 Oscars entre eles o de melhor filme (foi o primeiro desenho animado a conseguir tal feito). Acabou ganhando apenas dois: melhor canção original e melhor trilha sonora. (clique no link para ouvir a música)
Sou obrigada a acrescentar, porque sou fã desse desenho, que “A Bela e a Fera” só não ganhou o Oscar de melhor animação por que naquela época, o longiquo 1991, não existia tal categoria. O que só torna mais notável o fato de ter competido entre os filmes convencionais, quer dizer, com atores ao invés de desenho.
Além disso a trilha desse filme é realmente digna de Oscar. (clique no link para baixar a trilha sonora)




2- Up! – altas aventuras
Foi uma briga feia e sangrenta para definir esse segundo lugar. Confesso que estava pendendo para “A Bela e a Fera” quando o “fator Oscar”, que é o critério de desempate, resolveu se manifestar: Esse filme concorreu a 5 estatuetas e ganhou duas. Está aqui, portanto, por numero de indicações.
A trilha sonora desse filme também é uma coisa maravilhosa, uma das melhores que eu já vi (ou ouvi rs).
UP! Concorreu aos Oscars de 2009 nas categorias Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição de Som e Melhor Filme (sim, melhor filme também). Ganhou as duas primeiras.

Clique na imagem para ver um trecho de UP! em que há a trilha sonora premiada


1- Toy Story 3
Toy Sotry 3 é desaforo. Logo que comecei essa lista, percebi que ia ser impossível coloca-lo em outra colocação que não fosse a primeira. É simplesmente a maior bilheteria de animação da história, um sucesso de públicos e criticas que está concorrendo esse ano a 5 Oscars. São eles: Melhor Roteiro adaptado, melhor edição de som, melhor canção original, melhor animação e, claro, mellhor filme. Como o Oscar ainda não aconteceu, não há como sabermos se vai ganhar algum mas eu aposto que esse filme leva, pelo menos, duas estatuetas. (se não acontecer mudo essa lista na hora)


Clique na Imagem e ouça a canção que está concorrendo ao Oscar (em inglês)


Os três primeiros colocados dessa lista já são top. Afinal são as únicas animações a concorrerem ao Oscar de melhor filme.




Menção Honrosa: Claro, ficaram faltando muitos desenhos. Entre os “deixados para trás” dessa lista cito, como menção honrosa A Viagem de Chihiro, que foi o primeiro anime a ganhar o Oscar de melhor animação.

Não teve uma boa bilheteria, não ganhou muitos prêmios, mas é um marco para os animes e para o Japão, que é onde foi produzido.


 

  

Tenho certeza de que há muitos filmes que foram deixados de fora. Qual é sua animação favorita? Ela está na lista? Comente!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

6 comentários

Write comentários
15 de fevereiro de 2011 às 10:35 delete

Olá! bela postagem... grandes clássicos acima heim!

Muito bem, passei para agradecer, não sabia o título em português do filme Three e sua informação foi de grande valia!
Já acrescentei o nome do filme em português a postagem e até já baixei o filme para assistir...

Mais uma vez obrigada!


Abraços

H.C.C.Reis

Reply
avatar
Lu
AUTHOR
15 de fevereiro de 2011 às 11:32 delete

olás, da lista só assisti Shrek, Procurando Nemo e a Bela e a fera, gostei dos 3, mas não saberia definir uma lista e colocar o melhor, kkk.

beijos.

Reply
avatar
15 de fevereiro de 2011 às 11:57 delete

Ei Miss,

Muito legal a lista, adoro animações. Da lista eu só não assisti A Viagem de Chihiro.

bjoo

Reply
avatar
Tatha
AUTHOR
15 de fevereiro de 2011 às 14:07 delete

Olá! Como vai? VI seu blog e vim comentar!
Não tem como não se apaixonar pelos filmes que estão na lista! Toy Story e A Bela e a Fera então nem se fala!!! Eu já com meus 18 aninhos ainda choro vendo filmes infantis, principalmente com Toy Story 3! ( sem comentários! )
Adorei aqui!
xoxo!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
15 de fevereiro de 2011 às 16:57 delete

A Bela e a Fera fez parte da minha infância, muito!! Mas atualmente acho que Shrek é minha favorita, apesar de não gostar tanto do 3 e do 4, acho que perdeu um pouco o sentido... Procurando Nemo tb é demais, e UP não assisti, mas pretendo, o quanto antes, pq ja ouvi muito sobre ele.
Parabéns pelo blog, muito bom!
Beijos,
Ana
http://tesourosdomeubau.blogspot.com/

Reply
avatar
15 de fevereiro de 2011 às 19:38 delete

Up realmente é uma animação e tanto! A história do filme tb é linda d+++ .
Adorei o post!
Beijos
Carol {SobreUmLivro}

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!