O que vem depois da Farsa - Hal Foster⠀ ⠀ Pertence a Marx o trecho que, referindo-se a Hegel, diz que este acreditava que os fatos e personagens da história são encenados. Marx porém acrescenta que essa encenação ocorre primeiro como tragédia e segundo como farsa.⠀ ⠀ Mas o que vem depois da Farsa? O conjunto de textos/ensaios/críticas do crítico Hal Foster se propõe a analisar essa questão, principalmente do ponto de vista e estético e artístico. São 18 escritos divididos em três partes denominadas "Terror e transgressão", "Plutocracia e exibição" e "Mídia e Ficção".⠀ A primeira parte consiste em reflexões gerais sobre o estado das coisas nos Estados Unidos pós eleição de Trump. É minha parte favorita do livro, principalmente o texto "Coisas Selvagens", que faz uma reflexão muito interessante sobre temas como biopolitica e vida nua, que me despertam bastante atenção e interesse.⠀ ⠀ A segunda parte me parece muito mais um apanhado de crítica de diversos trabalhos. Infelizmente me faltou repertório para aproveitar melhor esses textos, de modo que, mesmo com as imagens postas, acabei me sentindo meio perdida. Não que a escrita do autor seja inacessível, é só que não entendo muito dos temas e referências abordados - a sensação foi a mesma de quando era mais jovem e tentava ler os caderno de cultura da Folha de São Paulo. Realmente, há muita coisa no mundo que não conheço.⠀ ⠀ Na terceira parte eu me senti menos perdida, nem tanto porque conhecia as obras mas sim porque os trabalhos analisados estão no campo do cinema, da fotografia e da literatura, o que dialoga um pouco mais comigo. Gostei especialmente dos textos "Telas Estilhaçadas" e "Imagens de máquinas" (esse especialmente, achei sensacional o trabalho de Paglen de revelar o que nós é oculto).⠀ ⠀ A experiência como um todo foi interessante ainda que tenha me decepcionado um pouco. Achei que a abordagem seria mais como a primeira parte, por isso a decepção, mas acho que isso não tira o mérito de ter sido, no geral, Uma boa leitura.⠀ ⠀ Nota 2,5 ⭐/5⠀ ⠀ #lido #leituradodia #leituras #lendo #naoficcao #bookish #bookgram #Instalivros #igliterario #instabooks #bibliophilia #ubu #circuitoubu #art

quarta-feira, janeiro 19, 2022 0 Comments A+ a-


Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!