Roma (Filme) #Oscars2019

sexta-feira, fevereiro 22, 2019 0 Comments A+ a-


   Roma é um filme que se passa na década de 70 e conta a história de uma empregada doméstica, que vive com os patrões e participa dos cuidados da casa e das crianças. Cleo é uma daquelas empregadas que os patrões dizem que é "quase da família", ou seja, trabalha ali há anos e ganha pouco mas tem onde viver então tudo bem. 
  Acompanhamos alguns meses na vida de Cleo, seu relacionamento com os patrões, os filhos desses, sua amiga que também é doméstica naquela mesma casa e até mesmo um namorado. Ao mesmo tempo, também vemos um pouco do período em que se passa a história - em 1970 o país vivia um verdadeiro estado de exceção, onde a polícia e os estudantes viviam em pé de guerra, uma "guerra suja" como ficou conhecida pela história. No inicio do filme não reparamos muito nos soldados e carros de polícia mas existe um momento bem específico que fez com que eu fosse correndo pro Google para entender o que exatamente eu estava vendo ali. 
  Ao dar o foco a essa personagem marginalizada, Cuarón mostra os conflitos sociais que existiam no México naquele período. Cleo tem uma relação quase que de servidão com a família, sendo alvo, animal de estimação, doméstica, filha, mãe, tudo ao mesmo tempo. É uma figura que está sempre lá, cuidando e velando por todos na família, mas que permanece ainda a distancia, ignorada. Em um dos momentos mais dramáticos do filme, a protagonista se vê sozinha numa sala de hospital enquanto a patroa tenta preencher a ficha dela de entrada naquele ambiente mas percebe que não sabe sequer a data de nascimento da funcionária. Cleo está lá por todos mas ninguém está lá por ela. 


   O filme corre sem pressa. Todo e preto e branco, com as cenas quase estáticas, é quase uma aula de fotografia que um filme propriamente falando. Mas a história segue sendo interessante, Cleo (interpretada magistralmente por Yalitza Aparicio) é um personagem "gente como a gente", daquelas que você se relaciona logo de cara. A personagem também me pareceu um pouco familia, creio que porque no Brasil tivemos (e temos) muitas Cleos, moças que viviam um estilo de vida praticamente idêntico ao dessa protagonista. 
    O final é bem anticlimático porque mostra que, embora Cleo doe praticamente a sua vida para aquela família, ela nunca fará parte daquele núcleo familiar, não de verdade. Ao mesmo tempo, Cleo não está interessada em ter sua própria família então essas crianças, filhos e filhas de outra mulher, são toda a família que tem, tudo o que lhe resta. É melancólico mas também realista que, logo após uma viagem traumática para todos, Cléo simplesmente vá lavar as roupas: no final do dia ela é apenas uma empregada doméstica. 
   Talvez esse meu texto esteja dando a impressão de que Cleo foi maltrada pelos patrões ou coisa que o valha mas não é nada disso. Na medida do possível ela é até tratada bem. Mas é uma relação intima demais para ser de patrão e empregado e afastada demais para ser de entes familiares - o que Cléo é então? O filme lida com essas questões numa abordagem do ponto de vista de Cleo mas, ao mesmo tempo, muito distante, como se estivéssemos observando tudo de longe. Não por acaso, são poucos os closes do filme, tendo o diretor preferido planos mais longos, algo que valorizou a fotografia mas me fez ter dificuldades em assimilar os sentimentos dos personagens em algumas cenas. 

   Gostei de Roma e amei a interpretação de Yalitza Aparicio. Acho que esse é um dos favoritos do Oscar desse ano, por unir beleza e um tema que gera bastante reflexão. Ao mesmo tempo prevejo algumas dificuldade para essa vitória, como o fato do filme ser produzido pela Netflix - o preconceito da indústria quanto a empresa de streaming ainda me parece muito grande.
   Nota 8 - bom filme.

p.s.: Por que o filme se chama Roma se ele se passa no México? Porque Roma é o bairro do México onde o filme se passa e não a capital romana. 

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!