A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves - Joca Reiners Terron

sexta-feira, agosto 03, 2018 0 Comments A+ a-

Fonte

   Tudo começa com um narrador insone. O homem, que trabalha numa delegacia de policia, não consegue dormir a mais de duas semanas, o que pode estar relacionado ao seu uso indiscriminado de anfetamina, que o personagem faz através do consumo excessivo de inibex. Mas o protagonista dá outra razão para a insônia, o fato de seu pai (a quem chama de "o velho") ter tentado se matar.
   A história desse escrivão é uma das duas tramas que compõe A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves de Joca Reiners Terron. A outra trama, ao contrário dessa primeira, é narrada em terceira pessoa - alguns capítulos são necessários para percebermos que o narrador em terceira pessoa da trama do "passeio noturno" é justamente o narrador em primeira pessoa da história do escrivão. As duas histórias estão interligadas - mas como?
   Com toques de terror e, talvez, um pouco de fantástico, A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves é um livro muito difícil de catalogar em uma única categoria, por não se resumir a elementos desses gêneros que citei. As duas tramas narradas vão caminhando juntas até um desfecho que, embora não seja exatamente imprevisível, causa algum impacto. 
   Fiquei alguns dias pensando nessa história e nesses personagens. Tudo é narrado afim de parecer mais um "caso de polícia" ou um simples conto familiar. Mas, sabe quando o livro te acompanha mesmo após você termina-lo? Fiquei pensando no possível significado de  tudo e, também, com muita vontade de ler outras coisas desse autor. Embora não tenha muitos argumentos conscientes para justificar, gostei do livro, embora tenha demorado bastante para concluir a leitura (levei 2 meses e o livro tem menos de 200 páginas). 
   O Bom Retiro, enquanto bairro, é também um dos personagens dessa história. É nele que acontecem as duas tramas e é sobre ele que o protagonista/narrador fala algumas vezes, seja para comentar a mudança no tipo de imigrantes que o bairro passou a receber, seja para falar das ruas e constrições de lá. Não conheço o bairro mas isso não é relevante porque o que vemos é a percepção do personagem sobre o Bom Retiro e não o lugar em si. Como esse narrador/protagonista não é lá um grande sujeito, a visão que ele tem de lá é a mais preconceituosa possível. 
   A escrita de Terron para um tanto seca em alguns momentos mas gostei da forma com que o autor constrói os pensamentos de seus personagens, que não são lá grandes seres humanos - talvez a "criatura" seja melhor que todos os ditos 'normais' no livro, mas é justamente essa personagem que não tem voz ao longo da trama
   Recomendo A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves para os que gostam de histórias sem muitas reviravoltas e sem uma "moral da história" propriamente dita, mas que sejam muito bem escritas. Os elementos meio 'creep' são o que transformam  A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves em algo mais do que um romance contemporâneo sobre um cara de meia idade que está em crise e, é por essa capacidade do autor de contar uma história além do banal que indico esse livro. 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!