Persuasão - Jane Austen

quarta-feira, abril 18, 2018 0 Comments A+ a-


   Persuasão é um dos últimos livros publicados vida pela escritora Jane Austen. Conta a história de Anne Eliot, uma jovem de família abastada, que se apaixona e fica noiva de um Zé-ninguém chamado Frederick Wentworth.
   O noivado porem não dura muito tempo: Persuadida pela família, Anne termina com o rapaz, que vai embora cheio de mágoa e sem entender seus motivos.
   Já tinha lido Persuasão há alguns anos. Na época tinha acabado de assistir A Casa do Lago e o livro era citado várias vezes. Me lembro de ter gostado da trama e dos personagens mas de ter terminado o livro um pouco decepcionada: Seja pela tradução ou por outro motivo, não consegui enxergar em Persuasão a mesma escrita que conheci em Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, livros que havia lido pouco tempo antes de iniciar esse.
   Voltando a trama, 8 anos se passam antes que Anne e Frederick se reencontrem. Dessa vez a situação está quase que invertida, Anne e a família tem que alugar a casa e se mudar afim de quitar dívidas, enquanto que Frederick agora é capitão e aparece na antiga residência de Anne para visitar a irmã, que havia alugado a casa.
    Se você nunca leu Jane Austen, prepare-se para uma narrativa lenta, com alguns tons de ironia e várias críticas sutis as aparências e ao modo de vida da época. Ao mesmo tempo há também aqueles momentos doces e românticos - mas não se deve ler o livro esperando por eles porque as coisas demoram para acontecer.
   Mesmo fazendo uma releitura, tive a sensação de que a história por vezes estava se arrastando sem nenhum sentido. No meio da narrativa, Frederick desaparece e você fica pensando porque agora essas pessoas de Bath são tão importantes e se ele vai aparecer de novo. Felizmente, não há "fillers" nos livros de Jane Austen, tudo na história tem um propósito, até mesmo a amiga doente de Anne.
   Acho que, assim como aconteceu com Anne e Frederick, o tempo só melhorou a minha relação com esse livro. Nessa segunda leitura (embora tenha achado a escrita da autora diferente em Orgulho e Preconceito) não tive qualquer dificuldade. Isso pode ser tanto devido a tradução da Zahar quanto a meu crescimento como leitora: há mais de 10 anos entre a minha primeira leitura de Persuasão e essa.
    Outra razão para esse livro ter crescido tanto no meu conceito com o passar dos anos tem haver com o tema da história. Por mais que seja uma história de amor, Persuasão também fala muito sobre escolhas e arrependimentos que fazemos na vida: O peso das decisões que Anne teve que tomar quando era mais nova influenciaram o seu caráter, tornando-a uma pessoa mais infeliz (mesmo que não estivesse arrependida). Acho que meu eu de 25 anos dialogou muito mais com essa história do que quando eu tinha 14.
    Não me entenda mal, eu gostei de Persuasão quando o li pela primeira vez. A minha decepção com o livro (além da escrita) foi por ter sentido que faltava alguma coisa na história. Agora percebo que nada faltava no livro mas sim em mim: maturidade e tempo transformaram Persuasão em um dos meus livros favoritos.
   Nota 9,0 - não é perfeito mas é uma das melhores releituras que já fiz.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!